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O que você precisa saber sobre a Colação de Grau
Terminar o curso é sempre um momento emocionante. Algumas ordens ou exigências podem mudar conforme o período, turma ou ocasião. Para tranquilizar os corações, elaboramos um guia simples da colação de grau. Confira abaixo as etapas:
Antes do dia da Colação de Grau, a turma concluinte deve enviar à Secretaria Geral:
- Nome da turma (opcional);
- Paraninfo(a): personalidade considerada como referência profissional e/ou pessoal para os formandos, profissional no qual a turma se inspira, de preferência, da profissão da turma (que vai discursar);
- Orador(a): representante que discursará em nome da turma;
- Juramentista: discente que fará o juramento de compromisso profissional;
- Recebedor(a) do grau: discente que irá receber o grau acadêmico;
- Relação de pessoas homenageadas: podendo ser docentes, técnicos(as) e/ou outras pessoas da comunidade acadêmica;
Todas as peças da roupa de formatura serão entregues na sala da Secretaria, no corredor principal do CE, das 9:00 às 21:00.
VESTINDO A TOGA
A vestimenta para a solenidade de Colação de Grau deve ser: calça preta e camisa branca, para os homens, e saia ou calça preta e blusa branca para as mulheres. Outra alternativa é a ser combinada com a turma é vestir-se inteiramente de preto. No Centro de Educação, a toga disponibilizada possui cinco elementos:
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Beca: toga preta com mangas longas e comprimento até abaixo do joelho;
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Jabor: acessório branco usado na altura do peito, preso com alfinete, semelhante a um “babador”;
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Faixa: amarrada na cintura, geralmente com velcros;
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Capelo: o famoso chapéu, encaixado na cabeça da pessoa formanda;
NO DIA DA COLAÇÃO DE GRAU
O grande dia chegou! Compareça ao local da cerimônia designado pela Secretaria no horário estipulado previamente. Evite atrasos e aproveite esse momento tão especial!
Ao chegarem no local, orador(a), juramentista e recebedor(a) do grau deverão se apresentar ao cerimonial. As pessoas homenageadas serão citadas pelo cerimonial. Os concluintes só poderão participar da cerimônia se chegarem antes da Outorga do Grau. Faltando 15 minutos para o início da cerimônia, uma pessoa da Coordenação do Curso deverá posicionar os formandos em ordem alfabética e, estes serão chamados nominalmente pelo cerimonialista.
Discursarão a Reitora ou seu(sua) representante, a Diretora ou o Vice-Diretor, Orador(a) e Paraninfo(a), com duração máxima de 5 minutos para cada discurso. Após, as pessoas que puderem devem ficar de pé durante o juramento. O texto deve ser enviado pela organização da solenidade para o/a Juramentista, que o lerá de forma pausada, linha a linha, e aguardando os demais concluintes repetirem com a mão direita erguida.
Durante a cerimônia, a turma concluinte deve seguir todas as orientações passadas pelo Mestre de Cerimônias. Os concluintes escolhidos (Orador(a), Juramentista, Recebedor(a) do Grau E Laureados(as)) serão convidados a se dirigir para a Mesa de Honra, e devem se levantar apenas na hora em que os seus nomes forem convocados.
Quem for Orador(a) das turmas concluintes será chamado para proferir seu discurso. Depois, deve cumprimentar a mesa de honra e retornar ao seu lugar. O/A Juramentista deverá se dirigir à tribuna para o juramento, seguimento as orientações dispostas, e em seguida cumprimentar a Mesa de Honra e voltar ao seu lugar.
O Grau será outorgado pela Reitora da UFPB ou seu/sua representante, momento que a turma concluinte deverá ficar de pé e assim, permanecer até que o/a representante da turma receba o Grau Acadêmico e retorne ao seu assento. Somente após o juramento e a concessão do grau, os concluintes poderão assinar a lista de presença.
Para dúvidas e esclarecimentos, entrar em contato por secretaria@ce.ufpb.br ou (83) 3216-7444 (Telefone e WhatsApp).
O Centro de Educação da UFPB deseja a todas as pessoas que se formarem uma ótima cerimônia e excelente vida profissional. Que enfrentem os desafios propostos pela educação com criatividade, responsabilidade e perseverança, defendendo assim o respeito e a diversidade em suas práticas pedagógicas.
Leila Maria (ACOM/CE)