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Pesquisadora da UFPB é selecionada em pós-doutorado no exterior
O programa Chamada Atlânticas contempla as mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas na Ciência
A pesquisadora Dra. Márcia Maria Enéas Costa, que é servidora da UFPB lotada no Departamento de Ciências das Religiões (DCR/CE), foi uma das 86 mulheres selecionadas na Chamada Atlânticas - Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência, que oferece bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado no exterior para pesquisadoras negras, quilombolas, indígenas e ciganas, regularmente matriculadas em cursos de doutorado reconhecidos pela Capes ou que tenham concluído doutorado em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes em qualquer área de conhecimento.
Esse programa é uma iniciativa que busca impulsionar a pesquisa internacional de mulheres pertencentes a grupos historicamente marginalizados, e foi desenvolvido justamente para ampliar a participação destas mulheres na ciência. O Programa é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ministério da Igualdade Racial (MIR); Ministério das Mulheres – Mmulheres e pelo Ministério dos Povos Indígenas - MPI. No total foram submetidas 546 propostas de todo o país para concorrer nas modalidades de doutorado-sanduíche no exterior (SWE) e pós-doutorado no exterior (PDE), sendo que apenas 86 projetos foram classificados. Entre estes, temos a pesquisa da Dra. Márcia Maria Enéas Costa, intitulada "Raffaele Pettazzoni, Jorge Bertolaso Stella e os estudos de História das Religiões no Brasil", aprovada com uma das bolsas de pós-doutorado no exterior (PDE), possibilitando à cientista — que tem título de Mestra e Doutora em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCR/UFPB) — realizar sua pesquisa na Università degli Studi di Torino, Itália, com a supervisão do Prof. Dr. Natale Spineto, reconhecido pesquisador da área.
Contribuição Acadêmica: A pesquisa da Dra. Márcia Maria Enéas Costa se insere na área de Ciências da Religião e Teologia, buscando aprofundar o conhecimento sobre a trajetória e o impacto de dois estudiosos da História das Religiões: o italiano Raffaele Pettazzoni e o brasileiro Jorge Bertolaso Stella. A partir da análise minuciosa de suas obras, documentos e correspondência inédita, o projeto pretende elucidar a natureza da interação intelectual entre esses dois autores e sua influência no desenvolvimento da área no Brasil. Espera-se que a pesquisa revele nuances e detalhes até então desconhecidos sobre a troca de ideias e o intercâmbio acadêmico entre Pettazzoni e Stella, lançando luz sobre a evolução dos estudos de História das Religiões no país.
Foco da Pesquisa: A pesquisa se debruçará sobre a reconstrução da biografia intelectual de Jorge Bertolaso Stella, com ênfase em sua relação com Raffaele Pettazzoni. Através do exame de suas obras, artigos, cartas e outros documentos, a Dra. Márcia Maria Enéas Costa buscará traçar um panorama da troca de conhecimentos e ideias entre esses dois importantes autores, e como essa colaboração impactou a formação e o desenvolvimento dos estudos de História das Religiões no país. Questões como a influência de Pettazzoni na metodologia e nas teorias de Stella, o papel de Stella na difusão do pensamento de Pettazzoni no Brasil, e o impacto conjunto de suas obras na construção da área serão investigadas a fundo.
Impacto e Relevância: O projeto da Dra. Márcia Maria Enéas Costa representa uma valiosa contribuição para a área de Ciências da Religião, ao investigar a relação entre estes dois importantes intelectuais e seu papel na consolidação da disciplina no Brasil. A pesquisa tensiona aprimorar as perspectivas sobre a epistemologia da área, tratando das bases teóricas e metodológicas que moldaram os estudos de História das Religiões no país. Além disso, ao destacar a trajetória de Jorge Bertolaso Stella, a pesquisa contribui para o reconhecimento e a valorização da produção acadêmica brasileira na área. Espera-se que os resultados do estudo inspirem futuras gerações de pesquisadores, incentivando o aprofundamento do conhecimento sobre a história da disciplina e a busca por novas abordagens e perspectivas.