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Promovido no próximo dia 10 de Outubro círculo de diálogo em comemoração aos 50 anos do livro Pedagogia do Oprimido
Em 2018 o livro Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire, completa 50 anos. Traduzido e publicado em todo o mundo, tem sucessivas edições na América Latina, América do Norte, Europa, Ásia e África. Terceira obra mais citada, segundo levantamento do Google Scholar, em trabalhos acadêmicos das ciências humanas, soma mais de 70.000 referências em trabalhos rastreados. Além disso, encontra-se entre os 100 livros mais solicitados em Universidades de língua inglesa e em um milhão de ementas de estudos universitários americanos, ingleses, australianos e neozelandeses, entre outros. No campo das Ciências da Educação é o segundo autor mais citado em todo o mundo e tem 20 das suas principais obras na relação das mais estudadas. Certamente, as estatísticas do uso das suas obras em português e espanhol serão outros recordes importantes. E embora as referências tomem a amplitude da sua trajetória intelectual como relevante totalidade, sem dúvida o livro Pedagogia do oprimido encontra-se no topo em termos de utilização. A UNESCO incluiu sua obra teórica e prática como “Patrimônio da Humanidade” e, também, no Programa “Memórias do Mundo”. A reunião anual da AERA (American Educational Reserch Association, fundada em 1916), maior congresso de pesquisadores da educação de todo o mundo, homenageou os 50 anos de Pedagogia do oprimido em abril de 2018, com 24 trabalhos apresentados durante o evento. Em suma, depois de 50 anos da escrita da sua obra mais famosa, Paulo Freire continua sendo referência mundial na área pedagógica e nas Ciências da Educação.
No dia 10 de outubro próximo (nos três turnos) um conjunto de especialistas no campo da Educação Popular e na obra de Paulo Freire, tendo Pedagogia do oprimido como âncora principal, reunir-se-á no Auditório do Centro de Educação da UFPB para expor e debater o legado de um dos principais educadores do século XX e suas prospectivas atuais. Confira a programação e venha compreender e debater o legado de Paulo Freire para a educação brasileira e mundial.