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Projetos concluídos

por marilene publicado 17/03/2019 17h53, última modificação 17/03/2019 18h04
2017- 2018 - EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO CHÃO DA ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DE QUEIMADAS-PB

Descrição: O objetivo é o de sistematizar o conjunto de experiências desenvolvidas pelos professores na rede municipal de ensino na cidade de Queimadas-PB nos anos de 2017 e 2018. Compreende-se por experiência a identificação das aprendizagens críticas realizadas e os processos vivenciados no cotidiano escolar. A partir dos objetivos estabelecidos neste projeto, coloca-se em evidência a seguinte indagação: quais são os impactos da formação continuada em Educação Emocional realizada no cotidiano da escola municipal na cidade de Queimadas-PB?  Este é o eixo norteador deste projeto: identificar a existência – ou não – de elementos inovadores e qualificadores das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas a partir dos conhecimentos obtidos e das vivências realizadas na formação.

Coordenadoras: Dra. Elisa Gonsalves Possebon, Dr. Fabrício Possebon  
NÍVEL: MESTRADO - Educação Emocional e o Processo de Humanização Docente

Descrição: A questão que orienta a pesquisa é a de identificar os impactos da formação continuada em Educação Emocional para o processo de humanização docente. Para tanto, tem-se a cidade de Queimadas-PB como território a ser investigado, a fim de buscar os possíveis impactos, para as/os professores/as, no seu cotidiano, das aprendizagens vitais realizadas durante o processo de formação.

Discente: Jefferson da Silva Pia
NÍVEL: MESTRADO - Espiritualidade e Saberes Populares                                      

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo central analisar contribuições dos conhecimentos populares no que tange a dimensão da espiritualidade, em um processo de formação de professores na perspectiva da Educação Popular. Tem-se como espaço da pesquisa o Programa de Extensão Tecelendo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Discente: Elisabeth Delfino  
Projeto PROLICEN  2018 -  Educação emocional, inclusão e empoderamento de estudantes com deficiência na escola pública

Descrição: Este projeto possui como foco as emoções e o empoderamento de estudantes com deficiência da escola pública através da educação emocional. Acreditamos que o autoconhecimento e a vivência saudável das emoções proporcionados pela educação emocional, pode contribuir para o empoderamento de estudantes com deficiência através da construção de uma identidade própria, a conquista da autonomia e a melhoria do bem-estar subjetivo. o objetivo deste projeto é analisar as emoções que preponderam nos estudantes com deficiência e desenvolver vivências pedagógicas em educação emocional nas turmas que esses estudantes estão inseridos. O projeto se desenvolverá em uma escola pública da cidade de João Pessoa, com o fim de colaborar com o empoderamento desse grupo social e proporcionar uma maior sensibilização dos demais estudantes em relação as suas especificidades e em relação a um contexto maior de diversidades. 

Coordenadora: Dra. Taísa Caldas

Discentes: Flavia Laryssa Rabelo, Fatima Marinho, Stephanny Angel Dantas

Tenho Raiva da Escola: o olhar dos adolescentes sobre as relações escolares

Descrição: O presente estudo está inserido no debate sobre os eventos que despertam a raiva nos adolescentes na escola. Neste sentido, a pesquisa objetiva analisar os estímulos que despertam a raiva, na visão dos adolescentes, e seus impactos na escola, realizada com alunos da Escola Municipal David Trindade do Município de João Pessoa-PB. Neste estudo a raiva (ou a ira) é entendida como uma emoção de caráter protetivo e um ato de autodefesa da dignidade, direitos e integridade, que se desencadeia mediante uma ameaça, podendo se expressar como irritação, fúria ou cólera. Associada à emoção da hostilidade, a raiva produz atitudes agressivas. 

Discente: 

Anniely Lais Lima Melo 

Quando a vida ensina a ser resiliente: um estudo sobre mulheres vítimas de violência no município de João Pessoa-PB

Descrição:  O presente estudo esta inserido no debate sobre a violência contra a mulher e o desenvolvimento da sua capacidade de libertação dessa situação de opressão. A pesquisa buscou compreender a capacidade de resiliência de mulheres vitimas de violência domestica e que foram atendidas pelo Centro de Referencia da Mulher (CRM) no Municipio de Joao Pessoa-PB;

Discente: Andressa Raquel de Oliveira Souza 

2017 - 2018 -  FORMAÇÃO CONTINUADA E EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Descrição: O objetivo do projeto é o de capacitar 150 profissionais do magistério que integram a rede pública de ensino da cidade de Queimadas-PB no campo da Educação Emocional. O projeto prevê uma efetiva contribuição para o sistema de ensino na implementação da política de formação de educadores enquanto Ser integral, pautada em uma concepção de conhecimento que integre razão/emoção na tematização de saberes e práticas pedagógicas. O Projeto prevê uma efetiva contribuição para a construção de uma política educacional que inclua a Educação Emocional como componente fundamental no currículo da Educação Básica.

Coordenadores: Dra. Elisa Gonsalves Possebon e Dr. Fabrício Possebon