Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PcDs falam dos desafios do ensino na abertura do Setembro da Inclusão

Notícias

PcDs falam dos desafios do ensino na abertura do Setembro da Inclusão

publicado: 16/09/2021 11h25, última modificação: 16/09/2021 11h37

Dina Melo 

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) abre amanhã (17) a programação do Mês da Inclusão na UFPB com o Webinário “Caminhos para a Inclusão e a Acessibilidade Pedagógica no Ensino Superior”. O debate, previsto para começar às 17h pelo canal de YouTube do Centro de Educação, reúne quatro estudantes de cursos de graduação e pós com necessidades específicas e profissionais da educação especial. A participação dá direito a certificado.

“A partir das vozes desses estudantes, vamos descobrir quais barreiras enfrentam na universidade e as pistas tornam o seu cotidiano mais acessível”, declara a coordenadora do GT de Acessibilidade Pedagógica, a professora Adenize Queiroz, que mediará o encontro. Dele participarão Gabriel Santiago Gomes (que tem Síndrome de Down e cursa Educação Física), Gilvânia Targino da Silva (com deficiência auditiva, graduanda de Pedagogia), Alexandre Ribeiro da Silva (doutorando cego de Geografia), Marinésio Eduardo Vital (prestes a concluir Psicopedagogia, aprendeu a tocar violão num curso a distância, mesmo tendo perdido a visão) e André Henrique de Lima, especialista em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

#Pracegover: Card com fundo verde com os convidados para o Webinário "Caminhos para a Inclusão e Acessibilidade Pedagógica no Ensino Superior: vozes de profissionais e estudantes com deficiência". O nome vem ao lado da ilustração de um cadeirante que usa capelo e segura um diploma. A cadeira de rodas está sobre um grande livro, ladeado por folhagens. Atrás, os tomos de dois outros livros junto a uma grande engrenagem, além de um aviãozinho de papel.

Abaixo, aparece a sequência de participantes. Dentro de uma faixa verde-escura, a data e hora do evento: sexta-feira, 17 de setembro, às 17 horas. No rodapé, o símbolo do Setembro Inclusivo; o símbolo do Nedesp junto de um laço verde dobrado sobre si; o símbolo do Centro de Educação e do Comitê de Inclusão e Acessibilidade. Fim da descrição. 

A programação do Setembro da Inclusão se estende até o dia 30 com lives que serão anunciadas pelos perfis do Instagram do CIA (@ciaufpb), Núcleo de Educação Especial – Setor Braille (@nedesp.ce),  Laboratório de Vida Independente e Tecnologia Assistiva (@lavita.ufpb), Laboratório de Acessibilidade (@lacesse.ufpb) e Centro de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (@ext.cappe).