Notícias
Cinco aplicativos para ajudar deficientes visuais
Do site Canaltech, com adaptações
Por Ariane Velasco
A acessibilidade de pessoas com deficiência na Internet é um setor que vem progredindo. Atualmente existem aplicativos que oferecem suporte para deficientes visuais, por meio da audiodescrição dos elementos na tela, como os apresentados a seguir:
1. Be My Eyes (Android | iOS)
O Be My Eyes é um dos aplicativos para deficientes visuais mais famosos da Internet. Funciona como uma rede de apoio entre pessoas que enxergam e deficientes visuais, promovendo videochamadas para que um usuário com visão perfeita descreva a um cego um objeto apresentado.
2. Eye-D (Android | iOS)
Esse aplicativo não serve para ajudar deficientes visuais a acessar a Internet, mas sim para fazer com que eles possam identificar seus arredores ao sair na rua de um jeito simples e rápido, uma vez que os textos são convertidos em falas. O aplicativo é gratuito.
3. Ubook (Android | iOS)
O Ubook disponibiliza mais de 1000 audiolivros em seu catálogo pelo valor de R$ 18,90/mês. As obras podem ser encontradas em diversos gêneros literários, o que facilita muito o acesso de deficientes visuais a livros na Internet.
4. CPqD Alcance (Android)
Outro aplicativo que facilita o acesso de deficientes visuais à Internet é o brasileiro CPqD Alcance. Ele conta com narração automática da tela e auxílio na maioria das funções do smartphone, como fazer ligações, checar a porcentagem da bateria, acessar contatos, SMS e arquivos. O interessante é que não há necessidade de cadastro para usar o aplicativo, uma vez que ele mesmo se transforma na interface do celular.
É possível baixar o CPqD Alcance em smartphones com Android 4.0 ou superior.
5. Google BrailleBack (Android)
Esse aplicativo para deficientes visuais foi desenvolvido pelo próprio Google e permite que eles contem com uma mistura de braille com falas para entender os elementos da tela do Android. As falas guiam o usuário até cada ícone da tela, enquanto o teclado em braille pode facilitar a navegação no aplicativo.