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UFPB abre curso remoto sobre inclusão de alunos com deficiência
Por Dina Melo
#PraCegoVer: na foto, uma moça negra cadeirante, de aparentes 18 anos, é vista da altura dos joelhos para cima. Tem os olhos puxados, batom laranja, cachos longos e usa um vestido rosa de botão amarrado à cintura. Sorri de olhos fechados. Atrás dela, um rapaz negro, de tranças dread e pullôver azul está de pé e se inclina pela esquerda para ver o rosto dela. Fim.
Professores e técnicos da educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriram a edição 2021 do curso “Ensino superior em uma perspectiva educacional inclusiva: possibilidades ao aperfeiçoando da prática docente”, com 60 horas de duração.
Neste ano em versão remota, a formação é destinada a acolher as diversidades de perfil do estudante em suas necessidades específicas e desconstruir barreiras do ensino-aprendizagem. As inscrições são pelo site https://sigeventos.ufpb.br (depois vá à aba “Participantes”, procure o evento e clique em “Realizar nova inscrição”).
Dúvidas? Segue o tutorial.
Profissionais da educação especial que trabalham em outros níveis de ensino também podem se inscrever até o dia 8. As atividades começam na próxima segunda (4) e terminam em 15 de dezembro. Os seus eixos principais são Fundamentos Educacionais da Inclusão no Ensino Superior, Desenho Universal, Tecnologias Assistivas e Estudos de Caso.
“O curso, com duração de três meses, é autoinstrucional e o inscrito terá todo o tempo para fazer as atividades, leituras e trabalhar desafios”, explica a professora Lisiê Marlene da Silveira Melo Martins, do Departamento de Habilitação Pedagógica. Cada um dos quatro módulos será aberto por encontros virtuais e conduzido pelos professores (consulte a programação).
Programação:
Módulo 1:
Fundamentos Educacionais da Inclusão no Ensino Superior: aspectos legais, conceituais e a política de Inclusão da UFPB. (12 h)
Responsáveis: Prof.ª Izaura Maria de Andrade da Silva e Prof.ª Adenize Queiroz
Módulo 2:
Tecnologia Assistiva e seu uso em ações educativas no ensino superior (12 h)
Responsáveis: Prof.ª Munique Massaro e Profa. Cláudia Galvão
Módulo 3:
Desenho Universal para Aprendizagem (12 h)
Responsável: Prof. Magno Alexon
Módulo 4:
Estudos de casos: Trabalhando com as diferenças inerentes as condições de deficiência, em sala de aula (24 h)
Responsáveis: Prof.ª Lisiê Marlene da Silveira Melo Martins e Rafael Paulo de Ataíde Monteiro Melo
Informações: espiufpb@gmail.com
Instagram: @espiufpb