A emoção do medo: olhares clássicos para compreender desafios no presente
GONSALVES, Elisa Pereira, POSSEBON, Fabricio. A emoção do medo: olhares clássicos para compreender desafios no presente. Revista Cocar. V. 13, n.26(2019) .
O presente artigo integra as reflexões teóricas da pesquisa “Emoções na Escola”, que teve como objetivo central identificar os elementos desencadeadores de diferentes emoções e seus impactos, em termos educativos, na percepção dos adolescentes. Este trabalho é um recorte daquela pesquisa e se propõe investigar o conceito de medo e sua importância social. Para esta reflexão, observamos inicialmente os autores clássicos, como Aristóteles e Cícero, confrontando-os com a moderna interpretação da matéria. Os resultados da pesquisa indicam que a experiência do medo vinculado à obediência (medo derivado) predomina sobre o medo inato.
Palavras-chave: educação emocional. Medo. Paixão.
Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2510?fbclid=IwAR2AmApALamUJsNUqTuw5RiWdPk0DhpERj0rkfnyckXxTSarkwCtU-2kKEE