Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8860
Tipo: Dissertação
Título: Carl R. Rogers e Paulo Freire: aspectos semelhantes e complementares que favorecem a compreensão da educação de adultos
Autor(es): Rufino, Maria Irene Machado
Primeiro Orientador: Silva, Esperdito Pedro da
Resumo: Esta dissertação visa a demonstrar os pontos em que as propostas pedagógicas de Carl R. Rogers e Paulo Freire são semelhantes e, ao mesmo tempo, complementam-se, favorecendo a compreensão do que é a educação de adultos, ao abrir possibilidades reais para a sua realização. A fim.de alcançarmos nosso objetivo, dividimos o trabalho em três capítulos. No primeiro, apresentamos a vida e a obra de Rogers e de Freire, com o intuito de investigar como suas idéias surgiram, cresceram e transformaram-se a medida que se desenvolviam como pessoas. A análise das obras de ambos dá-nos um perfil claro da evolução de seus pensamentos. No segundo capítulo, apresentamos os princípios e conceitos que sustentam as propostas pedagógicas de Rogers e Freire. 0 terceira capítulo começa com uma breve exposição sobre a educação de adultos, onde tentamos compreender a importância da contribuição destes dois pedagogos neste domínio especifico. Em seguida, estudamos as semelhanças de ambas as proposições, bem como mostramos o aspecto de complementaridade que as une estreitamente.
Abstract: Ce mémoire a pour but de démontrer les points ou les propositions pédagogiques de Carl R. Rogers et de Paulo Freire presentent des traits de ressemblance et, à un seul temps, se completent, en facilitant la comprhension de ce que signifie l'ducation d'adultes, puisqu'elles donnent les possibilits relles de son effectivation. Pour aboutir a notre objetif, on a divisé le travail en trois chapitres. Dans le premier, on presente la vie et l'ouvre de Rogers et de Freire, avec l'intention d'étudier la facon par laquelle leurs idees ont surgi, ont grandi et se sont transformées, a mesure qu'ils se developpaient en tant que personnes. L'analyse oe uvres de ces auteurs nous donne une esquise fidele de l'êvolution de leurs pensées. Dans le deuxeme chapitre, on prsente les principes et les concepts qui soutinnent les propositions pdagogiques de Rogers et de Freire. Le troisième chapitre commence par un bref expose sur l' education d'adultes, oü l'on essaye de comprendre l'importance des contibuitions de ces deux pdagogues dans ce domaine specifique. La suite de ce chapitre est conscrëe a etudier lês ressemblances de deux propositions, ainsi qu'a montrer l' aspect de compimentarite qui les lie etroitement.
Palavras-chave: Educação
Conceitos Rogerianos
Conceitos Freireanos
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RUFINO, Maria Irene Machado. Carl R. Rogers e Paulo Freire: aspectos semelhantes e complementares que favorecem a compreensão da educação de adultos. 1985. 181f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 1985.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8860
Data do documento: 20-Dez-1985
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.