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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4730
Tipo: | Dissertação |
Título: | A dimensão educativa do processo de participação popular na gestão pública local |
Autor(es): | Lima, Gisania Carla de |
Primeiro Orientador: | Moreira, Orlandil de Lima |
Resumo: | O presente estudo volta-se para a análise da dimensão educativa do processo de participação popular na gestão pública local, buscando compreender as formas de organização dos sujeitos sociais, os espaços coletivos de atuação e as ações educativas desenvolvidas nessa conjuntura. Nesse sentido foi tomado como referencial teórico metodológico a literatura sobre a participação como prática para emancipação dos sujeitos; educação popular, como metodologia que favorece esta prática e, por fim, a relação desses dois conceitos na Pedagogia da Participação Popular. Como procedimento realizou-se a aplicação de questionário e entrevistas com roteiro semiestruturado, que nos permitiu uma maior aproximação dessa realidade, além de um levantamento documental. Percebemos que a dimensão educativa da participação popular constitui-se a partir de um tema articulador, que é o orçamento público, responsável pela mobilização da sociedade civil organizada, resultando na instituição de espaços de aprendizagem; assim como a mobilização da esfera pública local para o diálogo sobre políticas públicas. Portanto, nesse contexto são gerados aprendizados coletivos importantes no processo de participação, de exercício do poder popular e da consolidação de uma cultura de participação no município. |
Abstract: | This study refers an analysis of educative dimension of common participation s process in local public administration, trying to comprehend the organization of the manners of social individual, the acting collective spaces and the educative actions developed in this conjecture. In this sense it was theoretical methodological reference that constitutes from literature about participation like a practice for individual s emancipation, common education like the methodology that supports this practice and to this end the relation of these two concepts in Common Participation of Pedagogy. Like procedure it was applied questionary and interviews with a semi ready outline that allowed us to approximate this real situation also a documental data. We perceive that educative dimension of common participation constitutes from articulator theme, that is the public estimate responsible for mobilization of civilization it results in creation of spaces of learning and consequently the mobilization of local public environment to dialogue about public politics. For this context are created collective learning very important in the process of participation of the exercise of popular power and consolidation of cultura participation in the city. |
Palavras-chave: | Participação Popular Gestão Pública Educação Cidadania Democracia Common Participation Public Administration Education Citizenship Democracy |
CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | LIMA, Gisania Carla de. A dimensão educativa do processo de participação popular na gestão pública local. 2009. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4730 |
Data do documento: | 1-Dez-2009 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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