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Tipo: Dissertação
Título: Alfabetização de jovens e adultos no Estado da Paraíba: registros político-pedagógica de experiências da década de 1960.
Autor(es): Façanha, Sabrina Carla Mateus
Primeiro Orientador: Carlos, Erenildo João
Resumo: Esta dissertação objetivou compreender e registrar as práticas pedagógicas da Campanha de Educação Popular (CEPLAR), surgida no ano de 1961 na Paraíba e extinta com o golpe militar de 1964. A pesquisa está inserida no campo da história da Educação Popular e tem como seu principal referencial teórico pesquisadores dessa área como Fávero (1983), Beisegel (2008), Paiva (1973) e Scocuglia (2001). Para tanto, foi realizado um resgate da história das práticas pedagógicas de alfabetização de adultos no âmbito nacional, regional e estadual situando-se no contexto socioeconômico e político no período dos anos de 1960 - 64. Tivemos como fonte primária o Inquérito Policial Militar (IPM) da Paraíba e acervos e recortes de jornais da época. Realizamos uma análise das metodologias e materiais didáticos da CEPLAR e da Cruzada ABC, sendo essa última uma experiência em oposição político-pedagógica do Sistema Paulo Freire de Alfabetização, utilizado pela CEPLAR. Os resultados confirmam a importância dos estudos na área da história de Alfabetização de Jovens e Adultos tanto para a compreensão da relação da temporalidade diversa, quanto para a busca de perspectivas de ações contra aos índices de exclusão que, historicamente, gerando em nosso país a problemática do analfabetismo.
Abstract: This dissertation was intended to understand and record the pedagogical practices of the Campaign of Popular Education (CEPLAR), which emerged in 1961 in Paraíba and was extinguished with the military coup in 1964. The research belongs to the field of the Popular Education history and has as its main source of reference theoretical researchers such as Favero (1983), Beisegel (2008), Paiva (1973) and Scocuglia (2001). Thus, a rescue of the history of practices teaching adult literacy at national, regional and state level was performed placing the socio-economic and political context in the period of years 1960 - 64. The Military Police Inquiry (IPM) of Paraiba and its collections and newspaper clippings of the period were used as a primary source. We conducted an analysis of the methodologies and teaching materials of CEPLAR and ABC Crusade, the latter being an experiment in political and pedagogical opposition to Paulo Freire‟s System Literacy, used by CEPLAR. The results confirm the importance of education in the field of Youth and Adult Literacy history in order to understand the relationship of the diverse temporality and to promote the search for prospects of actions against the exclusion statistics that historically generated the problem of illiteracy in our country.
Palavras-chave: Alfabetização de adultos
Práticas pedagógicas
Materiais didáticos
Adult literacy
Pedagogical practices
Teaching materials
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FAÇANHA, Sabrina Carla Mateus. Alfabetização de jovens e adultos no Estado da Paraíba: registros político-pedagógica de experiências da década de 1960. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9864
Data do documento: 3-Jun-2013
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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