Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14946
Tipo: | Dissertação |
Título: | Indícios da pedagogia Paulo Freire nas políticas de formação de professores (as): análise da formação a partir dos documentos oficiais |
Autor(es): | Silva, Daíze Franciele Nunes da |
Primeiro Orientador: | Porto, Rita de Cassia Cavalcanti |
Resumo: | Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da UFPB - PPGE/UFPB e ao Grupo de Estudos e Pesquisas da Pedagogia Paulo Freire (GEPPF). O estudo tem como objetivo identificar a presença/ausência de categorias da pedagogia Paulo Freire nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores nos Cursos de Licenciatura e nas Diretrizes que orientam os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Licenciatura na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mais especificamente, objetivamos verificar se nos documentos oficiais utilizados como referências para a construção do projeto pedagógico do curso de Pedagogia há indícios da Pedagogia Paulo Freire; descrever como as categorias teóricas da Pedagogia freireana aparecem nos documentos de formação de professores e analisar se há contribuição da Pedagogia Paulo Freire na construção do PPC do curso de Pedagogia do campus I. A abordagem metodológica é qualitativa e as fontes de pesquisa são de natureza documental (CHIZZOTTI, 2013). O tratamento e análise de dados foi a Análise de Conteúdo, por meio da análise temática (BARDIN, 2011). A perspectiva teórica que orientou a pesquisa é a Teoria Crítica fundamentada em Freire (1996, 1979, 1991, 1996, 2001, 2009), Apple (2002) e Giroux (1986), que nos orientaram a compreender as políticas educacionais por meio de reflexão crítica da realidade e possibilidades de transformação. Para Formação de Professores nos fundamentamos nos trabalhos dos autores Brzezinski (2011), Dourado (2001, 2011), Freitas (2002, 2014), que compreendem a política de formação de professores na perspectiva de princípios orientadores da formação inicial e continuada nos projetos político-pedagógicos. O resultado da pesquisa nos apontou que há indícios das categorias freireanas como formação inicial, formação continuada, formação permanente, unidade teoria-prática, práxis, diálogo e interdisciplinaridade nos documentos que orientam a política de formação de professores e na construção dos PPCs de pedagogia da UFPB; no entanto, essas categorias não aparecem, enquanto radicalidade da Pedagogia Paulo Freire. Será objeto de estudo para estudos posteriores. |
Abstract: | This research is linked to the Education Policy Research Line of the Postgraduate Program of the Education Center of the UFPB - PPGE / UFPB and to the Group of Studies and Research of Pedagogy Paulo Freire (GEPPF). The study aims to identify the presence / absence of categories of pedagogy Paulo Freire in the National Curriculum Guidelines for the training of teachers in the Licenciatura Courses and the Guidelines that guide the Pedagogical Projects of the Courses (PPCs) of Degree in the Federal University of Paraíba (UFPB). More specifically, we aim to verify if in the official documents used as references for the construction of the pedagogical project of the Pedagogy course there are indications of the Paulo Freire Pedagogy; to describe how the theoretical categories of Freirean Pedagogy appear in the teacher training documents and to analyze if there is contribution of the Paulo Freire Pedagogy in the construction of the PPC of the course of Pedagogy of the campus I. The methodological approach is qualitative and the sources of research are documentary in nature (CHIZZOTTI, 2013). The analysis and analysis of data was the Content Analysis, through the thematic analysis (BARDIN, 2011). The theoretical perspective that guided the research is the Critical Theory based on Freire (1996, 1979, 1991, 1996, 2001, 2009), Apple (2002) and Giroux (1986) that guided us to understand educational policies through critical reflection of reality and possibilities for transformation. For teacher training, we are based on the works of the authors Brzezinski (2011), Dourado (2001, 2011), Freitas (2002, 2014), who understand the teacher education policy from the perspective of guiding principles of initial formation and continued in pedagogical political projects. The results of the research showed us that there are indications of the Freirean categories such as initial formation, continuous formation, permanent formation, unit theory-practice, praxis and dialogue (interdisciplinarity) in the documents that guide the policy of teacher training and in the construction of pedagogical PPCs of the UFPB, however these categories do not appear, as a radical Paulo Freire pedagogy. This will be object of study for later studies. |
Palavras-chave: | Políticas de formação de professores Pedagogia Paulo Freire Projeto político-pedagógico Teacher training policies Pedagogy Paulo Freire Political pedagogical project |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14946 |
Data do documento: | 20-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons