Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13086
Tipo: | Dissertação |
Título: | Teoria construtivista Piagetiana: concepção de professoras de alfabetização em escolas municipais de João Pessoa/PB |
Autor(es): | Alixandre, Maria Aparecida Rosa de Andrade |
Primeiro Orientador: | Baptista, Maria das Graças de Almeida |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar elementos da teoria construtivista piagetiana no processo de alfabetização e na concepção de professoras, na rede pública no município de João Pessoa - PB. Desenvolvido em uma perspectiva qualitativa, o estudo tem como método científico o materialismo histórico, que propõe compreender o fenômeno em seu trajeto, inter-relacionado com outros fenômenos, por meio de uma historização da problemática estudada, de forma a explorar o processo de construção histórica do construtivismo piagetiano, sua inserção na educação brasileira e na concepção e prática de professores. Participaram da pesquisa 10 professoras de alfabetização. A concepção dos sujeitos acerca da teoria construtivista piagetiana foi analisada à luz do materialismo histórico-dialético, que auxiliou na compreensão do fenômeno em sua totalidade. A opção por tal metodologia fundamenta-se na perspectiva de que tudo o que está em nosso meio, natural ou social, deve ser questionado, compreendendo o conhecimento como resultado de um processo histórico. Essa dialética perpassa todo o trabalho, no momento em que a problemática da pesquisa parte do real, o discurso dos professores que se autodenominam construtivistas, e do estudo da teoria construtivista piagetiana com ênfase no processo de alfabetização, e ainda a analise da concepção docente. Contudo, sabendo que a teoria construtivista piagetiana tem princípios epistemológicos distintos do materialismo histórico, essa pesquisa não busca equiparar uma teoria à outra, mas compreender o movimento, a contradição, na concepção de professoras de alfabetização da rede pública no município de João Pessoa, em relação à contribuição da teoria construtivista piagetiana no processo de alfabetização. A pesquisa nos permite destacar as contradições na concepção das professoras, assim como a necessidade de uma maior compreensão sobre as teorias da educação, especialmente nesse estudo sobre a teoria de Piaget, uma vez que o pouco que se sabe acerca dessa teoria se confunde com outros pressupostos teóricos. |
Abstract: | The present research aims to analyze elements of the Piagetian constructivist theory in the literacy process and in the conception of teachers, In public schools in João Pessoa city. Developed in a qualitative perspective, the study has as scientific method historical materialism, which proposes to understand the phenomenon in its path, interrelated with other phenomena, by means of a historization of the problematic studied, in order to explore the process of historical construction of Piagetian constructivism, its insertion in Brazilian education and in the conception and practice of teachers. Participated in the research 10 literacy teachers, the subjects' conception of the Piagetian constructivist theory was analyzed in the light of dialectical historical materialism, which aided in understanding the phenomenon in its totality. The option for such methodology is based on the perspective that everything that is in our environment, natural or social, must be questioned, understanding knowledge as the result of a historical process. This dialectic runs through the work, at the moment that the research problem starts with the real, the discourse of the teachers who call themselves constructivists, and the study of the Piagetian constructivist theory with emphasis on the literacy process, as well as the analysis of the teaching conception. However, knowing that Piagetian constructivist theory has epistemological principles distinct from historical materialism, this research does not seek to equate one theory with another, but to understand the movement, the contradiction, in the conception of public literacy teachers in the municipality of João Pessoa, in relation to the contribution of the Piagetian constructivist theory in the literacy process. The research allows us to highlight the contradictions in the conception of the teachers, as well as the need for a greater understanding on theories of education, especially in this study on Piaget's theory, since the little that is known about this theory is confused with other theoretical assumptions. |
Palavras-chave: | Teoria construtivista piagetiana Alfabetização Concepção docente Piagetian constructivist theory Literacy Teaching conception |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13086 |
Data do documento: | 28-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons