Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13087
Tipo: | Dissertação |
Título: | Alfabetização científica no ensino médio: concepções como indicadores de práticas docentes em Biologia. |
Autor(es): | Andrade, Maria José Dias de |
Primeiro Orientador: | Abílio, Francisco José Pegado |
Resumo: | A Alfabetização Científica (AC) pressupõe o desenvolvimento de uma racionalidade crítica e o ponto de partida para sua introdução nas escolas é a ação docente, nessa perspectiva, objetivamos com o presente estudo investigar as concepções de professores de Biologia acerca dos objetivos desse componente curricular, como também, as definições, relatos de práticas, influências, importâncias e fatores limitantes da AC no espaço escolar. Buscamos com isso, compreender os elementos que compõem esse fenômeno dentro do ensino de Biologia, na etapa final da educação básica. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa e os pressupostos do método fenomenológico, recorrendo à saturação teórica para o fechamento amostral. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores de Biologia de escolas públicas estaduais de João Pessoa, PB. Os resultados indicaram que os objetivos do ensino de Biologia, apontados pelos professores, estão diretamente relacionados aos aspectos investigados sobre a AC. Alguns temas emergiram em mais de uma das categorias investigadas: aplicação e relação com o cotidiano; entendimento sobre o método científico e sobre a ciência; aproximação entre a ciência e os alunos. Outros temas surgiram em apenas uma categoria: entendimento do funcionamento da natureza e conhecimentos técnicos para passar no vestibular, dentro da categoria sobre os objetivos do ensino de Biologia; entendimento da linguagem científica, na categoria de conceituação da AC; estimular os alunos a fazerem ciência, e utilizar atividades de problematização e investigação, na categoria descritiva das práticas de AC; melhoria da aprendizagem, na categoria sobre os contextos que influenciam a prática de AC; e transformação social que emergiu na categoria sobre a importância da AC para a formação dos alunos. Os fatores limitantes identificados levam em conta os professores, os discentes e a escola, envolvendo falta de compromisso, deficiências formativas e estruturais. Concluímos que, mesmo havendo a abordagem da dimensão política nas falas sobre a importância da AC, a falta de aprofundamento teórico na conceituação do tema pode estar restringindo as perspectivas de ação dos professores. Suas concepções indicam práticas engessadas em uma visão empirista, linear e cumulativa com relação à ciência, fator que pode estar diretamente relacionado à formação inicial. Diante desses resultados é possível perceber que a concepção docente sobre a AC, e seus relatos de práticas, demonstram algumas fragilidades e se encontram relativamente distantes daquilo que a AC pressupõe, a respeito de uma formação devidamente crítica e emancipadora, condizente com a demanda contemporânea de atuação social dos estudantes. |
Abstract: | The Scientific Literacy (SL) presupposes the development of a critical rationality and the starting point for its introduction in schools is the teaching action, from this perspective, we aim, with the present study to investigate the conception of Biology teachers about the objectives of this curricular component , as well as, the definitions, reports of practices, influences and limiting factors of SL in the school space. We seek to understand the elements that make up this phenomenon within the teaching of Biology, in the final stage of basic education. For that, we use the qualitative approach and the assumptions of the phenomenological method, using theoretical saturation for the sample measure. Semi - structured interviews were carried out with eight Biology professors from state public schools in the city of João Pessoa, PB. The results indicated that the objectives of Biology teaching, as pointed out by teachers, are directly related to the aspects investigated about SL. Some themes emerged in more than one of the categories investigated: application and the contextualization with daily life; understanding about the scientific method and the science; approximation between science and students. Other themes have emerged in only one category: understanding of the functioning of nature and technical knowledge to pass the entrance exam, within the category on the objectives of teaching biology; understanding of scientific language, in the category about the concept of SL; to stimulate the students to make science, and to use activities of problematization and investigation, in the descriptive category of the SL practices; improvement of learning, in the category on the contexts that influence the practice of SL; and social transformation that emerged in the category on the importance of SL to the training of the students. The limiting factors identified take into account the teachers, the students and the school, involving lack of commitment, formative and structural deficiencies. We conclude that, even though the approach of the political dimension in the speeches on the importance of the SL, the lack of theoretical deepening in the conceptualization of the theme may be restricting the perspectives of action of the teachers. His conceptions indicate outdated practices, embedded in an empiricist, linear, and cumulative view of science, a factor that may be directly related to initial formation. Whith these results, it is possible to perceive that the teacher's conception about SL, and their reports of practices, demonstrate some weaknesses and are relatively distant from what the SL presupposes, regarding a properly critical and emancipatory formation, in keeping with the contemporary demand of social performance of students. |
Palavras-chave: | Alfabetização científica Concepção docente Ensino de biologia Ensino médio Ensino de ciências. Scientific literacy Teacher's conception Teaching of biology High school Science teaching Concepção docente - professores de biologia Ensino de Biologia - educação básica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13087 |
Data do documento: | 28-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons