Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14185
Tipo: | Dissertação |
Título: | Da prática à práxis: uma análise do curso de extensão em Tecnologia em Gestão de Organizações e Movimentos Populares de Base do Instituto de Fé e Política de Cáritas da Diocese de Amargosa-BA |
Autor(es): | Aleluia, Paulo Ricardo Conceição |
Primeiro Orientador: | Machado, Aline Maria Batista |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo central analisar o Curso de Extensão em Tecnologia em Gestão de Organizações e Movimentos Populares de Bases do Instituto de Fé e Política de Amargosa-BA. Assim sendo, buscamos analisar o contexto histórico do Instituto de Fé e Política de Amargosa, analisar a Matriz Curricular do curso, como também relacionar a atuação do egresso com a formação recebida no curso de Fé e Política, identificando as contribuições do curso para a ação dos egressos em suas áreas de atuação. Para as discussões teóricas das questões abordadas nesta pesquisa, utilizamos Guerrieri (1994), Freire (2016), Hurtado (1992), Gutiérrez (1988), Gohn (2012), Preiswerk (1997), Kosik (1976), Konder (1992), dentre outros. A abordagem utilizada na pesquisa fundamenta-se no Estudo de Caso com enfoque qualitativo, tendo como referência o materialismo histórico dialético. Para as análises, as entrevistas foram transcritas, categorizadas com o texto fiel à linguagem dos egressos na qual posteriormente foi feita a análise de conteúdo. A pesquisa de campo revelou que os saberes adquiridos no curso de Fé e Política dão suporte teórico-prático para uma atuação crítica dos sujeitos em suas comunidades. Os sujeitos entrevistados afirmam que depois que fizeram o curso, suas práticas sociais foram mais fundamentadas e refletidas, diferentemente da prática que tinham antes. No entanto, os sujeitos afirmam que a experiência prática nos movimentos sociais ainda é o alicerce de suas orientações. Além disso, percebemos que a formação do curso contribuiu para que alguns egressos ingressassem no ensino superior, concretizando suas expectativas profissionais. |
Abstract: | El presente estudio tiene como objetivo central analizar el Curso de Extensión en Tecnología en Gestión de Organizaciones y Movimientos Populares de Base del Instituto de Fe y Política de Amargosa– BA. Asimismo, busca analizar el contexto histórico de dicho Instituto, estudiar la Matriz Curricular del curso y también relacionar la actuación del egresado con la formación recibida en el curso de Fe y Política, identificando las contribuciones de este en la acción de los egresados en sus áreas de actuación. Para las discusiones teóricas de las cuestiones abordadas en este estudio, se ha recurrido a autores como Guerrieri (1994), Freire (2016), Hurtado (1992), Gutiérrez (1988), Gohn (2012), Preiswerk (1997), Kosik (1976), Konder (1992), entre otros. El abordaje utilizado en este estudio se fundamenta en el Estudio de Caso con enfoque cualitativo, teniendo como referencia el materialismo histórico-dialéctico. Para los análisis, las entrevistas fueron transcritas, categorizadas con el texto fiel al lenguaje de los egresados, sobres las cuales, posteriormente, se hizo el análisis de contenido. El estudio de campo reveló que los saberes adquiridos en el curso de Fe y Política dan soporte teórico-práctico para una actuación crítica de los sujetos en sus comunidades. Los sujetos entrevistados afirman que tras participar en el curso, sus prácticas sociales fueron más fundamentadas y reflexionadas, a diferencia de la práctica que tenían antes. Sin embargo, los sujetos afirman que la experiencia práctica en los movimientos sociales aún es la base de sus orientaciones. Además, el estudio percibe que la formación del curso ha contribuido para que algunos egresados profundicen en la enseñanza superior, concretizando sus expectativas profesionales. |
Palavras-chave: | Instituto de Fé e Política Teoria e Prática Educação Popular Instituto de Fe y Política Teoría y Práctica Educación Popular Educação popular - Instituto de Fé e Política Práticas educativas Movimentos sociais Pedagogia da Libertação - Práxis |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14185 |
Data do documento: | 29-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | Arquivototal | 1,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons