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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15207
Tipo: Dissertação
Título: Análise das práticas pedagógicas dos professores da EJA, à luz das políticas educacionais em um contexto sociocultural
Autor(es): Santos, Priscila Morgana Galdino dos
Primeiro Orientador: Rodrigues, Janine Marta Coelho
Resumo: Este trabalho analisa a profissão Docente na EJA. Tem como o objetivo geral analisar as práticas pedagógicas dos professores da modalidade da Educação de Jovens e adultos-EJA, à luz das políticas educacionais e dos contextos socioculturais. Os autores utilizados para referenciar este trabalho, que trata sobre temas dentro das Políticas Públicas, no tocante à Educação foram: Carneiro (2015), Toschi;Oliveira (2012), Fourez (2008), Frigotto (2017), Apple (2003), Santos (2016) Brzezinski (2014). Quanto à materialização das Políticas Públicas Educacionais, através da Modalidade EJA temos a referência de Haddad; Ximenes (2014), Constituição Federal (1988); LDB 9394/96, Parecer CNE/CEB 11/2000. A Docência foi analisada através de autores como Pimenta (1999), Farias (et al.,2009), Monteiro (2015), Machado (2016), Gatti; Barreto; André (2011), Gatti (2008). Quanto a Pesquisa, com enfoque qualitativo recorremos aos seguintes autores Demo (1985), Silva e Pinto (2005), Ramos (2009), Gil (2008), Boaventura (2003), Gatti (2007), Minayo; Deslandes; Gomes (2009), Lakatus (2011). Os dados foram obtidos através de análise de entrevistas com 5 professores que lecionam na EJA em uma Escola Municipal de João Pessoa, configurando-se como um Estudo de Caso. A análise de conteúdo será a forma pela qual os dados serão avaliados. A pretensão sobre os resultados é trazer para área educacional uma reflexão sobre a Docência na Modalidade EJA, de forma que possibilite um olhar crítico sobre o cotidiano educativo.
Abstract: This paper analyzes the teaching profession in the EJA. The objective of the general study in the education of educational and educational context in the education of Youth and adult-EJA. The authors used to refer to this work, which deal with themes within Public Policies, regarding Education were: Carneiro (2015), Toschi; Oliveira (2012), Fourez (2008), Frigotto (2017), Apple (2003), Santos (2016) Brzezinski (2014). On the Public Educational Policies, through the EJA Mode we have a reference from Haddad; Ximenes (2014), Federal Constitution (1988); LDB 9394/96, Opinion CNE / CEB 11/2000. The teaching was analyzed through authors such as Pimenta (1999), Farias (et al., 2009), Monteiro (2015), Machado (2016), Gatti; Barreto; André (2011), Gatti (2008). Demo (1985), Silva and Pinto (2005), Ramos (2009), Gil (2008), Boaventura (2003), Gatti (2007), Minayo; Deslandes; Gomes (2009), Lakatus (2011). The data were analyzed through the analysis of 5 teachers in the EJA in a municipal school in João Pessoa, being configured as a case study. A content analysis will be performed through data evaluation. The pretension on the results obtained for the educational area a criticism on the education in the EJA, in a way that allows a critical look on the daily education.
Palavras-chave: Profissão docente
Políticas educacionais
Educação de jovens e adultos
Teaching profession
Educational policies
Youth and adult education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15207
Data do documento: 24-Set-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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