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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15219
Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental e ensino contextualizado de matemática no semiárido: um estudo de caso no Município de São João do Cariri - PB
Autor(es): Lacerda, Pryscilla Barbosa de
Primeiro Orientador: Abílio, Francisco José Pegado
Resumo: O presente estudo teve por finalidade investigar a prática pedagógica de professores no âmbito da proposta de Educação Ambiental (EA) contextualizada no Semiárido. A pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, envolveu como questões centrais as concepções de dois professores de Matemática acerca do ambiente em que vivem; do processo de contextualização e do modo como concretizam a abordagem contextualizada em sala de aula. O estudo foi realizado a partir de dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e da análise de documentos elaborados pelos professores, que lecionam em duas escolas públicas do município de São João do Cariri, PB. Através das entrevistas, identificamos que os professores têm um vasto conhecimento acerca do ambiente em que vivem e carregam consigo duas concepções sobre o significado de contextualizar, sendo elas: associar os conteúdos de Matemática com aspectos do cotidiano e relacionar a Matemática com outras áreas do conhecimento. Os professores também apontaram as finalidades e contribuições da contextualização na formação dos alunos e no desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem mais comprometidos com a realidade vivenciada no Semiárido paraibano. Por meio da análise de documentos, constatamos como a abordagem contextualizada se concretiza nas aulas dos professores, identificando o desenvolvimento de projetos como uma alternativa viável. Os resultados deste estudo revelam que os dois professores de Matemática reconhecem a importância da contextualização e, por isso, se ocupam com a efetivação de uma prática condizente com suas concepções. Assim, acreditamos que as reflexões desenvolvidas nesta pesquisa ajudam a evidenciar a importância da EA contextualizada na perspectiva do Semiárido, podendo direcionar novas práticas pedagógicas comprometidas com a formação crítica e reflexiva dos sujeitos que convivem com a região.
Abstract: The present study aimed to investigate the pedagogical practice of teachers within Environmental Education (EA) placed in context in the Semiarid. This qualitative case-study research involved, as central questions, two Mathematics teachers’ conceptions regarding the environment where they live; the contextualization process, and how they implement the contextualized learning in classroom. The study was conducted after data collected through semi-structured interviews and after analyzing documents prepared by the teachers, who teach in two public schools in the municipality of São João do Cariri, PB. Using the interviews, we identified that teachers have a vast knowledge on the environment where they live and that they carry with them two conceptions concerning the meaning of contextualizing, they are: to associate the contents of Mathematics with everyday aspects and to relate Mathematics with other areas of knowledge. The teachers also pointed out the purposes and contributions of contextualization in students’ education and in the development of teaching-learning processes more committed to the reality experienced in the semi-arid region of Paraiba. By analyzing the documents, we verified how the contextualized approach materializes in the teachers' classes, identifying the development of projects as a viable alternative. The results of this study reveal that the two Mathematics teachers recognize the importance of contextualization and therefore, they are engaged in the implementation of a practice consistent with their conceptions. Thus, we believe that the reflections developed in this research help to highlight the importance of EA contextualized in the semi-arid perspective, being able to direct new pedagogical practices committed to the critical and reflexive education of the subjects that coexist in the region.
Palavras-chave: Educação ambiental
Semiárido
Concepções docentes
Contextualização matemática
Environmental education
Semiarid
Teacher's conception
Mathematical contextualization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15219
Data do documento: 12-Jun-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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