Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14023
Tipo: Dissertação
Título: O discurso sobre o uso pedagógico do desenho na Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA)
Autor(es): Alcantara, Raquel Rocha Villar de
Primeiro Orientador: Carlos, Erenildo João
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar o discurso sobre o uso pedagógico do desenho na Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA). Em termos metodológicos, o trabalho movimenta-se por meio da Análise Arqueológica do Discurso, na perspectiva foucaultiana (FOUCAULT, 2008). Especificamente, objetivamos identificar os documentos que evidenciam esse discurso; mapear, nos documentos escavados, as séries de signos que constituem o enunciado do uso pedagógico do desenho na AJA; descrever as séries enunciativas que implicam esse discurso; e refletir sobre suas implicações na política e na prática educativa da Alfabetização de Jovens e Adultos. Nossa hipótese é de que, nesse discurso, existem séries de enunciados que correlacionam o uso pedagógico do desenho na Alfabetização de Jovens e Adultos a uma educação problematizadora, fundamentada nos pilares ético, político e epistemológico da Educação Popular. O corpus primário consistiu no Parecer CNE/CEB nº 11/2000, que versa sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos; o Parecer CNE/CEB nº 23/2008, que institui as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos; e, fechando o primeiro grupo de documentos, o Guia dos Livros Didáticos para o Programa Nacional de Livro Didático voltado para a Educação de Jovens e Adultos. O mapeamento dos documentos primários nos direcionou para uma rede documental que nos proporcionou identificar e analisar o discurso do uso pedagógico do desenho na AJA. Depois de escavar, analisar e descrever os enunciados, identificamos, no enunciado da Alfabetização de Jovens e Adultos, dois domínios enunciativos: o político, que mobiliza o correlato da institucionalidade, conferindo visibilidade às políticas públicas e ao direito a educação para esse público, aciona a função da militância e evidencia a luta pela cidadania e pela autonomia do povo, em que os movimentos sociais se fazem presentes na busca pela libertação dos sujeitos alfabetizandos; e o pedagógico, que aciona o correlato enunciativo do analfabeto e iletrado como uma posição de sujeito educando. Sobre o campo enunciativo do uso pedagógico do desenho, três domínios foram identificados: o da tecnologia, que toma o correlato arquitetônico acionando campos associados, como a Geometria e a Matemática; o icônico-simbólico, que aciona o correlato da comunicação e a função sígnica do desenho; e o pedagógico, com os correlatos éticos, epistemológicos e metodológicos do uso do desenho. Considerando os achados enunciativos, concluímos com uma incursão sobre o enunciado do uso pedagógico do desenho na Alfabetização de Jovens e Adultos e como esse discurso pode colaborar para uma educação problematizadora fundamentada nos pilares ético, político e epistemológico da Educação Popular.
Abstract: The objective of this research is to analyze the discourse about the pedagogical use of drawing in the Literacy of Youth and Adults (LYA). In methodological terms, the work moves through the Archaeological Discourse Analysis, in the Foucaultian perspective (FOUCAULT, 2008). Specifically, we aim to identify the documents that evidence this discourse; to map in the excavated documents the series of signs that constitute the statement of the pedagogical use of drawing in the LYA; describe the enunciative series that imply this discourse; and finally, to reflect on the implications of this discourse for politics and the educational practice of Literacy of Youth and Adults. Our hypothesis was the affirmation that in this discourse there are series of statements that correlate the pedagogical use of drawing in the Literacy of Youth and Adults to a problematizing education, based on the ethical, political and epistemological pillars of Popular Education. The primary corpus consisted of the CNE / CEB Opinion No. 11/2000, which deals with the National Curricular Guidelines for Youth and Adult Education; o Opinion CNE / CEB nº 23/2008 that establishes the Operational Guidelines for the Education of Youth and Adults; and finally, closing the first group of documents, the Guide of Didactic Books for the National Program of Didactic Book directed to Education of Youth and Adults. The mapping of primary documents directed us to a documentary network that allowed us to identify and analyze the discourse of "pedagogical use of drawing in LYA". After excavation, analysis and description of the statements, it was possible to identify in the enunciation of Youth and Adult Literacy two enunciative domains: the political, who mobilizes the correlate of the institutionality, giving visibility to public policies and the right to education for this public. Activating the function of militancy, evidencing the struggle for citizenship and autonomy of the people, where social movements are present in the search for the liberation of the literate subjects; the second enunciative domain is the pedagogical one, which triggers the enunciative correlate of the illiterate as a position of educating subject. On the enunciative field of pedagogical use of drawing, three domains have been identified: that of technology, which takes the architectural correlate by triggering associated fields such as geometry and mathematics; the iconic-symbolic domain, which triggers the correlate of communication and the symbolic function of drawing; finally, the pedagogical domain, with the ethical, epistemological and methodological correlates of the use of the drawing. In view of the enunciative findings, we conclude with an incursion into the pedagogical use of drawing in the Literacy of Youth and Adults and how this discourse can contribute to a problematizing education based on the ethical, political and epistemological pillars of Popular Education
Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos
Discourse
Drawing
Literacy for Youth and Adults
Educação de adulto-Desenho
Alfabetização adulto
Desenho - Discurso
Desenho na alfabetização
Alfabetização de Jovens e Adultos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14023
Data do documento: 20-Set-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons