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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13096
Tipo: Dissertação
Título: Uma análise da permanência acadêmica em cursos de predomínio feminino e masculino da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Carvalho, Rayana Andrade de
Primeiro Orientador: Araújo, Edineide Jezine Mesquita de
Resumo: A pesquisa em tela trata da análise de determinadas carreiras profissionais, caracterizadas pela divisão de sexo, ou seja, por um lado carreiras majoritariamente masculinas e por outro, carreiras majoritariamente femininas, e não coincidentemente, reconhecidas pelo maior prestígio social, no caso das áreas de predomínio masculino, e de menor prestígio social, o caso das áreas de predomínio feminino, em que apresentam forte interface com as desigualdades socioeconômicas. Tendo como ponto de partida esse fato, e considerando a importância da pesquisa sobre a permanência acadêmica como uma temática que emerge no contexto da expansão da educação superior no Brasil, à questão guia da pesquisa é: O cenário das desigualdades socioeconômicas e de sexo que estão presentes no âmbito dos cursos de predomínio masculino (e de maior prestígio social) e de predomínio feminino (e de menor prestígio social) pode interferir na permanência acadêmica? Nesse sentido, o objetivo da dissertação é analisar como as desigualdades no acesso ao ensino superior, de sexo e origem socioeconômica, podem refletir na permanência acadêmica do estudante, em especial daqueles de baixa renda que estão matriculados em cursos de predomínio feminino e masculino, e de maior e menor prestígio social. Ao par da problemática de pesquisa investigou-se a realidade de quatro cursos de graduação, na UFPB, são eles: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Enfermagem e Pedagogia, escolhidos a partir do ranking apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que classifica os 10 maiores cursos de graduação por sexo no Brasil (BRASIL, 2013;2015), e que, segundo literatura, são também classificados como sendo de maior e menor prestígio social. A metodologia foi de base qualitativa e foi constituída em três fases: 1. Caracterização dos sujeitos dos cursos investigados na UFPB, por meio de um levantamento geral conforme recorte de sexo, renda familiar e origem escolar, no período de 2010 a 2014, que buscou identificar se as desigualdades socioeconômicas e de sexo, apresentadas no censo e na literatura, são reafirmadas no âmbito da instituição; 2. Análise da permanência, em que se utilizou para a coleta de dados a “Escala de Avaliação da Permanência Discente”, elaborada por Nakamura, Castelo Branco e Jezine (2016), com a finalidade de analisar, geral e comparativamente, os fatores que determinam a permanência nos cursos investigados, de predomínio masculino (maior prestígio social) e de predomínio feminino (menor prestígio social); 3. As entrevistas semiestruturadas, que objetivaram confrontar e/ou confirmar indicadores de permanência apresentados a partir dos dados da aplicação da escala, quatro sujeitos foram entrevistados, sendo duas mulheres matriculadas na área de predomínio masculino – Engenharia Civil e de Produção, e dois homens matriculados na área de predomínio feminino - Enfermagem e Pedagogia -, selecionados dos 81 sujeitos que responderam ao instrumento Escala de Avaliação. Ao final do estudo, chegou-se à conclusão que o cenário das desigualdades socioeconômica e de sexo nas carreiras profissionais gera processos de permanência estudantil diferenciados, e que as condições de permanência possuem relação com o prestígio social do curso e o público que o frequenta.
Abstract: This dissertation analyzes factors of academic permanence in areas of female predominance and male predominance of the Universidade Federal da Paraíba. Through some research on higher education, like the census of higher education of Inep (2013, 2015) and the studies of Braga; Peixoto; Baguthi (2001), Almeida et. al. (2006) and Vargas (2010), it was found that the expansion process experienced by higher education, especially after the 2000s, has seen new processes of inequalities in this area. It is clear that some professional careers are still characterized by the emphatic division of sex, that is, on the one side mostly male careers, and on the other side, mostly careers female, and not coincidentally, are also recognized by the greater social prestige (in the case of areas of male predominance) and of lower social prestige (in the case of areas of female predominance). Based on this reality, and considering the importance of research about academic permanence in the various university daily life, the following question is: does the scenario of socioeconomic and gender inequalities, which pervade some professional careers, reflect in the academic permanence in a differentiated way? To answer this question, we investigated the reality of four UFPB graduate courses that appear in the Inep ranking of the 10 biggest undergraduate courses by sex in Brazil and that are of greater and lesser social prestige, being these: Civil Engineering, Engineering of Production, Nursing and Pedagogy. In the methodological process, some instruments were used, among which: A student permanence evaluation scale, elaborated by Nakamura, Castelo Branco and Jezine (2016), which identified the factors that determine permanence in the two areas investigated (male predominance and female predominance), and semi-structured interviews. 81 questionnaires were collected in the four courses and four interviews were conducted, two women enrolled in the area of male predominance (engineering) and two men enrolled in the female predominance area (Nursing and Pedagogy). At the end of the study it was concluded that the scenario of inequalities in professional careers (socioeconomic and sex) generate processes of student stay differentiated, and that is related to the social prestige of the course and the public that attends it.
Palavras-chave: Educação superior
Permanência acadêmica
Desigualdades sociais
Carreiras profissionais
Higher education
Academic permanence
Socioeconomic and gender inequalities
Professional careers
Educação Superior
Permanência acadêmica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13096
Data do documento: 28-Mar-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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