Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13126
Tipo: Dissertação
Título: Indícios do feminino nas cartas nos Jornais da Paraíba no século XIX (1850 a 1886)
Autor(es): Bringel, Renata Cristina da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Severino Bezerra da
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar os indícios de representações do feminino na instrução pública da Paraíba do Século XIX através das cartas publicadas nos jornais e folhetins da época. Para esse trabalho abordamos brevemente o suporte “jornal” e sua relação com as cartas assim como suas características e configurações. Analisamos seis cartas encontradas nos jornais O Governista Paraibano , O Publicador e O Tempo publicadas no período compreendido entre 1850 e 1886, assim como o contexto social da época através dos outros escritos do jornal buscando também compreender a mentalidade e as representações acerca do gênero feminino nesse período. Para a análise e representação do indício da presença feminina em tal contexto histórico, o conteúdo das epístolas conforme já relatado, utilizamos o suporte teórico oferecido por Roger Chartier através da Nova História Cultural, na perspectiva de novos objetos, fontes e abordagens e para quem “o objeto da história cultural é identificar o modo como em diferentes tempos e espaços uma determinada realidade social é construída, pensada e dada a ler” e também por Carlo Ginzburg e a sua proposta de investigação indiciária, para quem poderíamos comparar os fios que compõem esta pesquisa aos fios de um tapete. “A coerência do desenho é verificável percorrendo o tapete com os olhos em várias direções”. Pretendemos aqui, por meio da análise destes escritos e estratégias utilizadas para escrever cartas nos jornais, evidenciar os indícios das representações e práticas sociais femininas na instrução pública no Império na Paraíba.
Abstract: The present work intends to analyze the indications of representations of the feminine in the public instruction of Paraíba of Century XIX through the letters published in the newspapers and serials of the time. For this work we briefly discuss the "newspaper" support and its relationship with the cards as well as their characteristics and configurations. We analyzed six letters found in the periodicals published in the periodical period between 1850 and 1886, as well as the social context of the period through the newspaper's other writings, also seeking to understand the mentality and representations about the feminine gender in this period. period. For the analysis and representation of the clue of the feminine presence in such historical context, the contents of the epistles as already reported, we use the theoretical support offered by Roger Chartier through the New Cultural History, in the perspective of new objects, sources and approaches and for those who " the object of cultural history is to identify how a certain social reality is constructed, thought and given to read in different times and spaces "and also by Carlo Ginzburg and his proposal of investigation, for whom we could compare the wires that compose this search for the threads of a rug. "The coherence of the drawing is verifiable by running the carpet with its eyes in various directions." We intend here, through the analysis of these writings and strategies used to write letters in the newspapers, to evidence the signs of female social representations and practices in public education in the Empire in Paraíba.
Palavras-chave: Cartas nos jornais
Mulheres
Século XIX
Instrução pública
Letters in newspapers
Women
19th Century
Public instruction
História da educação
Representações femininas - instrução pública
Escrita epistolar
Jornais Paraibanos - século XIX
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13126
Data do documento: 30-Mar-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdf4,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons