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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15311
Tipo: Dissertação
Título: Educação do campo na Educação Superior: as repercussões do PRONERA na atuação social, profissional e política de egressos dos cursos ofertados na UFPB (CAMPUS I)
Autor(es): Ferreira, Suellen Cristina Rodrigues
Primeiro Orientador: Batista, Maria do Socorro Xavier
Resumo: A presente pesquisa aborda a temática da Educação do Campo no âmbito da Educação Superior direcionada para os sujeitos que vivem no/do campo através das experiências do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, o qual é o objeto de análise desta dissertação. Diante disso, o objetivo geral de nosso estudo é analisar as repercussões do PRONERA na atuação social, profissional e política de egressos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Licenciatura em História, ambos ofertados na Universidade Federal da Paraíba – UFPB (campus I). Esse trabalho busca atender aos seguintes objetivos específicos: analisar os dados estatísticos publicados no relatório da II PNERA, no que se refere à oferta de Educação Superior aos assentados da Reforma Agrária na Paraíba; e identificar as repercussões do PRONERA na atuação social, profissional e política de egressos dos cursos de Educação Superior ofertados na UFPB. O estudo desenvolvido se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa e as repercussões que foram analisadas ao longo do texto estão fundamentadas na perspectiva do Materialismo Histórico Dialético. Para tanto, esse trabalho também teve, como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, e a entrevista dos sujeitos que participaram desse programa. O nosso objeto de pesquisa, nas repercussões dos referidos cursos, permitiu-nos discutir a história, o conceito e as práticas da Educação do Campo, e nos possibilitou ainda descobrir o alcance do PRONERA na vida dos sujeitos do campo. Portanto, entendemos o PRONERA como uma proposta educativa baseada numa perspectiva camponesa, e que esse programa repercutiu positivamente na vida desses egressos, ampliando o nível de escolaridade; impulsionando a continuidade dos estudos; possibilitando a inserção profissional, a permanência no campo e a valorização da agricultura familiar; fomentando discussões e práticas de Educação do Campo nas escolas dos assentamentos; fortalecendo a identidade camponesa e proporcionando o engajamento político e o fortalecimento da atuação política em movimentos sociais.
Abstract: This research deals with Education in countryside in the area of Higher Education directed to the subjects who live/work in the countryside through the experiences of Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA (the National Program of Education in Agrarian Reform) which is the analysis object of this work. Therefore, the main object of this research is to analyze the repercussions of PRONERA on the social, professional and political performance of those who graduated (got degree) both offered at the courses of Pedagogy and History at the Federal University of Paraíba – UFPB (campus I). The research seeks to meet the following specific objectives as: analyzing the statistical data published in the II PNERA report, regarding the provision of higher education to the settlers of the Agrarian Reform in Paraíba; and identifying the repercussions of PRONERA on the social, professional and political performance of people who got graduated in the Higher Education courses offered at UFPB. This study is characterized as a qualitative research and the repercussions which were analyzed along the text are based on the Dialectical Historic Materialism perspective. Therefore, this work was also based in complementary methodological procedures such as bibliographical and documentary research and interview of those who graduated at the Program. Our focus on this research of these courses allowed us to discuss the history, concept and practices of Education in the countryside area, and allowed us to discover the reach of PRONERA in the life of countryside people. Therefore, we understand PRONERA Program as an educational proposal based on a peasant perspective, and this program had positive repercussions on the countryside people lives, increasing the level of schooling, promoting the continuity of studies, making possible the professional insertion, permanence in the countryside area and the valorization of family agriculture, fomenting discussions and practices of Education in the countryside area in the schools of the settlements, strengthening the peasant identity and providing the political engagement and the strengthening of the political action in social movements.
Palavras-chave: Educação popular
Educação do campo
Educação superior
PRONERA
Popular education
Education in the countryside area
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15311
Data do documento: 2-Jul-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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