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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13673
Tipo: | Dissertação |
Título: | A interferência da educação básica pública na formação científico-pedagógica no curso de bacharelado em enfermagem |
Autor(es): | Viana, Suely Aragão Azevêdo |
Primeiro Orientador: | Aragão, Wilson Honorato |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar quais os fatores presentes na Educação Básica pública que interferem na formação acadêmica dos discentes do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto de Educação Superior da Paraíba – IESP. Com o intuito de alcançarmos as metas propostas pelo estudo, com relação aos objetivos realizamos uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa. No que tange aos procedimentos técnicos utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A coleta de dados se deu com o auxílio de um questionário sendo o mesmo aplicado entre abril e maio de 2018. Os dados quantitativos foram apresentados em gráficos, enquanto que os qualitativos foram agrupados por categorias, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo proposta do Bardin. Nesta pesquisa inicialmente foi realizado uma reflexão acerca da Educação Básica e Educação Superior, em seguida realizamos um breve histórico da Educação Superior no Brasil, no qual também discorremos sobre a relação do ensino público com o ensino privado, dando continuidade apresentamos as vivências da Educação Básica pública que podem interferir na Educação Superior privada. Por último apresentamos as considerações finais e os elementos pós-textuais. Durante a análise dos dados observamos que no primeiro período tanto diurno quanto noturno prevalece os discentes com idades entre 18 e 25 anos, e sobre a renda familiar do turno da manhã, impera os que recebem entre um e dois salários mínimos, já os da noite, as estatísticas são iguais para os que têm renda de até um salário mínimo e os que estão entre um e dois salários mínimos. No décimo período a faixa etária predominante no turno da manhã encontra-se entre 36 e 40 anos, já entre o noturno entre 31 e 35 anos. Ao falarmos de renda familiar, os participantes da pesquisa diurnos tiveram resultados iguais para os que recebem entre um e dois salários mínimos e acima de três salários mínimos, no turno da noite prevaleceu os que recebem entre um e dois salários mínimos. Ao analisarmos os dados referentes aos fatores que podem refletir na Educação Superior privada observamos que algumas informações independem do turno e do período, pois a maioria citou que as principais dificuldades são provenientes de questões financeiras, falta de tempo para se dedicar aos estudos, e relacionadas com a deficiência de conhecimentos básicos acerca das disciplinas de base, como Português, Matemática, Química e Física. |
Abstract: | This research had as general objective the analysis of which factors present in Public Basic Education interfere in student academic formation in the Higher Education Paraíba Institute - IESP Nursing Bachelor Course. In order to reach the goals proposed by this study, with regard to the objectives, exploratory and descriptive researches were carried out, with a quantitative and qualitative approach. With regard to technical procedures, bibliographical and documentary researches were applied. The data collection was carried out with the aid of a questionnaire applied between April and May 2018. Quantitative data were presented as graphs, while qualitative data were grouped in categories, using Bardin’s proposed content analysis technique. Initially, a reflection on Basic Education and Higher Education was carried out, followed by a brief history of Higher Education in Brazil, in which the relationship between public and private education was also discussed. Subsequently, Basic Education experiences that may interfere with private higher education were presented. Finally, final considerations and post-textual elements are presented. The data analysis indicated that, during the first semester, among both day and night-time students, students aged 18 to 25 were the majority, as well as students receiving between one and two minimum wages, while for night-time students, statistics were the same for those with incomes of up to one minimum wage and between one and two minimum wages. In the tenth semester, the predominant age group among morning students was between 36 and 40 years old, and among night-time students, between 31 and 35 years old. Regarding family income, daytime research participants presented the same results as those receiving between one and two minimum wages and above three minimum wages, while among night-time students, those receiving between one and two minimum wages were the majority. When analyzing the data regarding factors that can reflect in Private Higher Education, some information was independent of study period and semester, since most participants cited that main difficulties arise from financial issues, lack of study dedication time and related to the lack of basic knowledge about basic subjects, such as Portuguese, mathematics, chemistry and physics. |
Palavras-chave: | Educação básica pública Educação Superior Privada Dificuldades Basic public education Private higher education Difficulties |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13673 |
Data do documento: | 25-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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