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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14688
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professores alfabetizadores: um estudo do PNAIC no município de Crato/CE
Autor(es): Silva, Vanusa Daniel da
Primeiro Orientador: Hermida, Jorge Fernando
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e as implicações para o trabalho pedagógico dos professores alfabetizadores. Inicialmente, o trabalho apresenta uma breve análise da história da formação de professores no Brasil, no intuito de compreender as razões que lavaram a precarização das políticas de formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica. Em seguida, abordamos sobre a relação entre o Estado e as políticas públicas na sociedade capitalista situando a educação como campo em disputa, para depois entrarmos nos estudos das políticas educacionais que subsidiaram a elaboração do pacto no contexto local. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa quanti/qualitativa, documental e exploratória na perspectiva dialética. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos questionários e entrevistas semiestruturadas com nove professores que atuam no ciclo de alfabetização em quatro escolas do município. Por meio deste estudo, foi nos possível afirmar que mesmo trazendo contribuições para prática pedagógica do professor, a formação continuada no PNAIC não tem se desenvolvido de modo satisfatório, devido as condições precárias em que se encontram as escolas municipais. Com isso, em vez de promover o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores, traz implicações para o trabalho pedagógico como esvaziamento da teoria e a negação do ensino. Nesse sentido, este estudo aponta para necessidade de rever o programa em sua estrutura considerando a realidade do campo empírico, na perspectiva de pensar em uma formação que possibilite o desenvolvimento profissional do professor e a superação da precarização do trabalho docente.
Abstract: This dissertation aims to analyze the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) and the implications for the pedagogical work of literacy teachers. Initially, the paper presents a brief analysis of the history of teacher education in Brazil, in order to understand the reasons that led to the precariousness of the initial and continuing education policies of Basic Education teachers. Next, we discuss the relationship between the state and public policies in capitalist society by placing education as a disputed field, and then enter into educational policy studies that have supported the elaboration of the pact in the local context. From the methodological point of view, it is a quantitative / qualitative, documentary and exploratory research in the dialectical perspective. The data collection instruments, we used questionnaires and semi-structured interviews with nine teachers who work in the literacy cycle in four schools in the city of Crato/CE. Through this study, it was possible to affirm that even bringing contributions to the pedagogical practice of the teacher, the continued formation in the PNAIC has not developed in a satisfactory way, due to the precarious conditions in which the municipal schools are. Thus, instead of promoting the professional development of literacy teachers, it has implications for pedagogical work such as emptying theory and denying teaching. In this sense, this study points to the need to review the program in its structure considering the reality of the empirical field, in the perspective of thinking about the formation that enables the professional development of the teacher and overcoming the precariousness of the teaching work.
Palavras-chave: Política Educacional
Formação de Professores
PNAIC
Teacher Training
Política educacional - Professores alfabetizadores
Education Policy
Formação de professores - Crato - Ceará - Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14688
Data do documento: 10-Jul-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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