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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16805
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação da aprendizagem no ensino de Biologia: concepções e indicativos da prática Docente |
Autor(es): | Lacerda, Divaniella de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Abílio, Francisco José Pegado |
Resumo: | A avaliação da aprendizagem é um processo pertencente, historicamente, ao dia a dia do ser humano. Institucionalmente falando, ela está diretamente relacionada à concepção dos professores acerca da mesma. Nesse contexto, o ensino de Biologia se configura como uma área que vincula teoria e prática, logo, propicia um ensino e avaliação mais dinâmico e menos tradicional. O objetivo dessa pesquisa foi compreender o processo avaliativo escolar exercido pelos professores de Biologia no ensino médio através das suas concepções e indicações da prática. Para alcançar os objetivos pretendidos utilizou-se a abordagem qualitativa e os pressupostos do método fenomenológico, empregando a saturação teórica para alcançar o fechamento amostral. Foram realizadas 7 entrevistas semiestruturadas com professores egressos do curso de Ciências Biológicas – UFPB e que atuam no ensino médio público de João Pessoa - PB. Os resultados demonstraram que a categoria “ensino de Biologia atual na perspectiva docente” envolve aspectos positivos e negativos, sendo o tema “relação carga horaria reduzida para o conteúdo extenso” a característica mais citada nas entrevistas, em contrapartida, o tema “relação com o cotidiano do aluno” foi destacado como o ponto positivo mais importante da Biologia. As concepções indicam que as professoras investigadas possuem elementos que se enquadram em diversos tipos avaliativos não tendo seu conhecimento e prática limitada apenas a um tipo específico. Outra característica elencada a partir das entrevistas é o entendimento do processo avaliativo como algo contínuo e não pontual, tendo como principais entraves a: grande quantidade de alunos por turma; infraestrutura; tempo em sala de aula; cobrança da instituição; Falta de recursos. Diante dos resultados obtidos, é possível perceber a existência de fragilidades quanto às concepções sobre avaliação da aprendizagem no ensino de Biologia, fragilidades essas, não superadas durante a formação inicial docente, no entanto, podem ser contornadas durante um processo de formação continuada. Contudo, é notória a inquietação e o desejo das professoras em sanar suas falhas. De fato, esse é um processo que não depende apenas do docente, pois, são inúmeros os fatores encontrados no sistema educacional que limitam a realização de uma avaliação que promova a aprendizagem. |
Abstract: | The evaluation of learning is a process that belongs, historically, to the human being's daily life. Institutionally speaking, the assessment of learning is directly related to the teachers' conception of it. n this context, Biology teaching is configured as an area that links theory and practice, and thus provides a more dynamic and less traditional teaching and assessment. The objective of this research was to understand the school evaluation process practiced by Biology teachers in high school through their conceptions and indications of practice. In order to reach the desired objectives, the qualitative approach and the assumptions of the phenomenological method were used, using the theoretical saturation to reach the sample closure. Seven semistructured interviews were carried out with professors who had graduated from the Biological Sciences course - UFPB and who work in the public high schools of the city of João Pessoa - PB. The results showed that the category "teaching of current biology in the teaching perspective" involves positive and negative aspects, with the theme "relation time schedule reduced to the extensive content", the characteristic most cited in the interviews, in contrast, the theme "relation with student's everyday life "was highlighted as the most important positive point in biology. The conceptions indicate that the investigated teachers have elements that fall into several types of evaluation, not having their knowledge and practice limited to only one specific type. Another characteristic highlighted from the interviews is the understanding of the evaluation process as something continuous and not punctual, having as main obstacles: a large number of students per class; infrastructure; time in the classroom; collection of the institution; Lack of resources. In view of the obtained results, it is possible to perceive the existence of weaknesses regarding the conceptions about evaluation of learning in the teaching of Biology, these weaknesses, not overcome during initial teacher training, however, can be overcome during a process of continuous formation. However, the restlessness and the desire of the teachers to heal their failures is notorious. In fact, this is a process that does not depend only on the teacher, because there are innumerable factors found in the educational system that limit the realization of an evaluation that promotes learning. |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem Concepções docentes Ensino de Biologia Ensino médio Learning assessment Teaching conceptions Biology teaching High school Ensino aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16805 |
Data do documento: | 28-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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