Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19867
Tipo: | Dissertação |
Título: | A Educação de Jovens e Adultos e suas possibilidades no Plano Municipal de Educação do Conde/PB (2015-2025) |
Autor(es): | Sena, Flávia Sousa de |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Luiz Gonzaga |
Resumo: | A presente pesquisa investiga questões da Educação de Jovens e Adultos e suas possibilidades no Plano Municipal do Conde (PB), com recorte nos anos iniciais, referente aos ciclos de alfabetização. Traz como foco de atenção as características do compromisso do poder local com a Educação de Jovens e Adultos. Busca-se identificar a discussão da educação de Jovens e Adultos junto às ações desenvolvidas pela rede de educação municipal do Conde (PB), no âmbito do Plano Municipal de Educação (PME/2015-2025), de acordo com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2024). Para alcançar tal entendimento, foi necessário buscar compreender as características inerentes aos processos de enraizamento do compromisso do poder local em espaços de Educação de Jovens e Adultos,bem como conhecer as ações desenvolvidas pela rede de educação do Conde (PB) no âmbito do PME (2015-2025) com comprometimento com a educação de Jovens e Adultos.Adotou-se a pesquisa qualitativa como fio condutor do estudo, no âmbito de uma pesquisa exploratória, elegendo, no percurso, o método indiciário, para a elucidação dos problemas levantados. A fase de levantamento de dados transcorreu numa perspectiva dialogal freireana, percorrendo o território pesquisado, ouvindo os sujeitos da pesquisa, com temas iniciados a partir de questões abertas, no intuído de encontrar, ou não, indícios dos elementos buscados na pesquisa. Os dados foram adquiridos através de anotações em diário de campo, de entrevistas semiestruturadas, com técnicos da secretaria de educação municipal e educadores, bem como através de grupos focais com alunos que representam uma possível demanda para a EJA.Constatamos que os processos de aquisição da leitura e da escrita, que devem se associar aos ciclos de alfabetização da EJA,são aspectos importantes para a existência e materialização das metas do Plano Municipal de Educação para esta modalidade de educação, já que a alfabetização e o letramento de adultos são partes importantes nos processos de permanência e continuidade da demanda existente entre os interessados do município. |
Abstract: | The present research investigates issues of Youth and Adult Education and its possibilities in the Municipal Plan of Conde city (PB), with a clipping on the initial series, referring to the alphabetization cycles. It brings as focus of attention the characteristics of the local government commitment with the Youth and Adult Education. It seeks to identify the discussion of Youth and Adult education together with the actions developed by the municipal teaching network of Conde city (PB), in the scope of the Municipal Education Plan (2015-2025), according to the goals of PNE (2014-2024). To reach such understanding, it was necessary to seek the comprehention of the inherent characteristics to the rooting processes of local government commitment in Youth and Adult Education spaces, as well as to know the actions developed by the teaching network of Conde (PB) in the ambit of PME (2015-2025) with the commitment to the Youth and Adult Education. It was adopted the qualitative research as the guiding thread of the study, within the scope of an exploratory research, electing, in the course, the indicative method, for the elucidation of the problems raised. The data collection phase took place in a Freire’s dialogal perspective, covering the researched territory, listening to the research subjects, with themes that started from open questions, in order to find, or not, evidence of the elements sought in this research. The data were acquired through field journal notes, from semistructered interviews with technicians from the municipal education office and educators, as well as through focus groups with students that represent a possible demand on EJA. We verified that the reading and writing acquisition processes, which should be associated to EJA alphabetization cycles, are important aspects for the existence and materialization of the goals of the Municipal Education Plan for this type of teaching, since that the alphabetization and adult literacy are important part on the processes of permanence and continuity of the existing demand among the interested ones of the city. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Poder local Plano Nacional de Educação (PNE) Conde Youth and Adult Education Local government National Education Plan (PNE) Conde city |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19867 |
Data do documento: | 30-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FláviaSousaDeSena_Dissert.pdf | 5,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons