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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16877
Tipo: | Dissertação |
Título: | Humanização e educação emocional: olhares de quem educa o outro e a si mesmo |
Autor(es): | Pia, Jefferson da Silva |
Primeiro Orientador: | Gonsalves, Elisa Pereira |
Resumo: | A presente pesquisa está inserida no debate sobre a humanização e a educação emocional como agir de maneira mais humana dentro da sala de aula e assim fomentar a criticidade. O estudo buscou compreender como os profissionais que participaram do curso de formação em educação emocional no município de Queimadas/PB desenvolveram a humanização na sua prática docente. O processo de humanização foi considerado, neste estudo, como um fenômeno que é desenvolvido ao longo do tempo, e que deve estar presente na sociedade, independente de classes sociais, assim constitui-se como um fator essencial na vida e para a vida. O conceito de humanização é entendido como processo contínuo de evolução, compreensão dos direitos e deveres do cidadão, do saber ouvir, do querer bem, da reflexão crítica, da disponibilidade para o diálogo, do respeito e da liberdade. Caracteriza-se, como uma competência que se desenvolve através da interação com pessoas, assim mobilizando para “ser mais”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a opção teórica metodológica da teoria fundamentada, realizada através de entrevistas estruturadas com os profissionais participantes do curso de formação em educação emocional no município de Queimadas/PB. A pesquisa destacou diálogos com Gonsalves (2015), Bisquerra (2000), Freire (1969; 1987; 2011), Gonsalves (2015), Possebon (2017), Damásio (2013). Ao final da pesquisa, pode-se afirmar que a educação emocional, como processo de transformação do ser, é essencial nesse processo, uma educação que leva a aprender a lidar com as suas emoções de maneira que possam ser benéficas para você e para quem convive ao seu redor, juntamente com o processo de humanização que é uma construção paulatina dentro da sala de aula. |
Abstract: | The present research is inserted in the debate about a humanization and an emotional education as to act of ampler form within the classroom and thus to foment a criticism. The study looked at how professionals participating in the training course in emotional education in the city of Queimadas / PB developed a humanization in their teaching practice. The process of humanization was considered in this study as a phenomenon that has developed over time, and which should be present in society, independent of social classes, as well as being an essential factor in life and for life. The concept of humanization is done as a process of continuation, vigilance of the rights and duties of the citizen, of knowing how to listen, of wanting to be good, of criticism of criticism, of readiness for dialogue, of respect and freedom. It is characterized as a competence that is modified through interaction with people, thus mobilizing to "be more." This is a qualitative research, with a theoretical methodological option on empirical training, accomplished through the training of people who are part of the training course in emotional education in the municipality of Queimadas / PB. A research highlighted dialogues with Gonsalves (2015), Bisquerra (2000), Freire (1969, 1987, and 2011), Gonsalves (2015), Possebon (2017) and Damásio (2013). At the end of the research, it can be said that it is an emotional education, like the process of transformation, it is essential in this process, an education that leads to learning to deal with your emotions so that it can be beneficial for you and for those who live together. Its process of humanization is a gradual construction within the classroom. |
Palavras-chave: | Educação popular Humanização Educação emocional Popular education Humanization Emotional education Prática docente - Humanização |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16877 |
Data do documento: | 19-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
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