Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29764
Tipo: | Dissertação |
Título: | Memórias e identidades de professores alfabetizadores da comunidade de baixa verde, município de Poço Dantas – PB (1969-1989) |
Autor(es): | Bezerra, Ana Luíza Nunes |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Maria Elizete Guimarães |
Resumo: | Esta pesquisa buscou analisar as memórias e identidades de professores alfabetizadores da comunidade de Baixa Verde, município de Poço Dantas – PB (1969-1989), sendo delineada a partir de lembranças, em um processo de construção da identidade profissional. A pesquisa qualitativa utilizou-se da metodologia da história oral de vida e da técnica de entrevista semiestruturada para a coleta de dados. O referencial teórico recorreu a autores que discutem sobre as temáticas da memória, identidade e profissão docente, como Bosi (1994; 2003), Carvalho (2002); Halbwachs (2003), Le Goff (2013); Nóvoa (1999; 2000), Freire (2005; 2014), dentre outros. As análises mostraram a vida, formação escolar e trabalho dos professores, dialogando com a história de uma comunidade da zona rural do sertão paraibano, concretizando memórias construídas no passado pelos relatos dos colaboradores. Assim, as narrativas coletadas fazem uma transmissão das vivências, tradições da comunidade e das experiências dos alfabetizadores, a partir da memória que conta as dificuldades, os sofrimentos e a vida em família de cada professor(a). Por fim, revelam a luta pela sobrevivência através dos trabalhos rural e profissional, que contribuíram para a construção identitária de cada um(a), construindo a si mesmo(a) por meio das trajetórias vividas, rememorando o meio social em que viveram no sertão da Paraíba e do Rio Grande do Norte. |
Abstract: | This research sought to analyze the memories and identities of literacy teachers from Baixa Verde community, in Poço Dantas city - PB (1969-1989), being outlined from memories, in a construction process of professional identity. The qualitative research used the oral history of life methodology and the semi-structured interview technique for data collection. The theoretical framework resorted to authors who discuss the themes of memory, identity and the teaching profession, such as Bosi (1994; 2003), Carvalho (2002); Halbwachs (2003), Le Goff (2013); Nóvoa (1999; 2000), Freire (2005; 2014) and others. The analyzes showed teachers' life, school degree and work, dialoguing with the community history in the rural area of Paraíba's hinterland, concretizing memories built in the past by the collaborators' reports. Thus, the collected narratives convey the experiences, community traditions and the literacy teachers' background, based on the memory that tells the difficulties, suffering and family life of each teacher. Finally, they reveal the struggle for survival by rural and professional work, which contributed to the identity construction of each one, building themselves by the trajectories lived, remembering the social environment in which they lived in Paraíba and Rio Grande do Norte's hinterland. |
Palavras-chave: | História da educação Professores alfabetizadores Profissão docente Memória Identidade History of education Literacy teachers Teaching profession Memory Identity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29764 |
Data do documento: | 30-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaLuízaNunesBezerra_Dissert.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons