Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30467
Tipo: | Dissertação |
Título: | Parâmetros e indicadores de alfabetização científica: análise dos objetos de conhecimento relativos a transformações químicas em livros didáticos de ciências |
Autor(es): | Medeiros, Jefferson de Lemos |
Primeiro Orientador: | Pereira, Marsilvio Goncalves |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma análise dos parâmetros e indicadores de Alfabetização Científica (AC) na abordagem do objeto de conhecimento transformações químicas em livros didáticos de Ciências do 6º ano e 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral consiste em analisar a apresentação e o desenvolvimento do objeto de conhecimento transformações químicas em livros didáticos de Ciências a partir dos parâmetros e indicadores da AC, no âmbito do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) de 2020. O referencial teórico da pesquisa apresenta os fundamentos da AC a partir de autores como Shen (1975), Sasseron (2008) e Sasseron e Carvalho (2016), discute também o conhecimento das transformações químicas numa perspectiva da AC e o lugar desse conhecimento no Ensino de Ciências, a partir das contribuições de Chassot (1993) e de Santos e Schnetzler (1997), bem como discute como o livro didático de Ciências sofre influência da BNCC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise documental, cuja categorização fundamenta-se no método de análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016). Foram analisados os volumes de 6º e 9º Ano das coleções “Araribá Mais” e “Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano”, da Editora Moderna, aprovadas no PNLD 2020. Os resultados evidenciam que os livros apresentam potencialmente condições para que os Parâmetros e Indicadores de Alfabetização Científica possam ocorrer durante o uso do livro e quando estiver sendo ensinado conteúdos relacionados a “Transformações Químicas”, na promoção da alfabetização científica dos alunos. Contudo, os alunos precisam vivenciar a ocorrência dos indicadores de AC para se tornarem cientificamente alfabetizados no ambiente da sala de aula. Para isso, a mediação do professor é necessária e indispensável, a fim de facilitar a manifestação desses indicadores de AC durante as atividades pedagógicas. A presença destes parâmetros e indicadores de AC nos conteúdos referentes a transformações químicas, presentes nos livros analisados, por si só, não garante a consolidação do desenvolvimento do processo de alfabetização científica na escola. |
Abstract: | This research presents ananalys is of the parameters and indicators of Scientific Literacy (SC) in the approach of the object of knowledge chemical transformations in Science textbooks of the 6th and 9th grade of Elementary School. The general objective is to analyze the presentation and development of the object of knowledge chemical transformations in Science textbooks from the parameters and indicators of the SC, with in the scope of the 2020 National Book andTeaching Material Program (PNLD). The theoretical framework of the research presents the foundations of SL from authors such as Shen (1975), Sasseron (2008) and Sasseron and Carvalho (2016), it also discusses the knowledge of chemical transformations from a SL perspective and the place of this knowledge in Teaching of Sciences, based on the contributions of Chassot (1993) and Santos and Schnetzler (1997), as well as discussing how the Science textbook is influenced by the BNCC. This is a qualitative documentary analysis research, whose categorization is based on the content analysis method of Laurence Bardin (2016). The 6th and 9th year volumes of the “Araribá Mais” and “Natural Sciences: learning from everyday life” collections, from Editora Moderna, approved by PNLD 2020, were analyzed. The results show that the books potentially present conditions for the Scientific Literacy Parameters and Indicators to occur during the use of the book and when content related to “Chemical Transformations” is being taught, in promoting students' scientific literacy. However, students need to experience the occurrence of SL indicators to become scientifically literate in the classroom environment. For this, teacher mediation is necessary and indispensable, in order to facilitate the manifestation of these SL indicators during pedagogical activities. The presence of these SL parameters and indicators in the content relating to chemical transformations, present in the books analyzed, in itself, does not guarantee the consolidation of the development of the scientific literacy process in the school. |
Palavras-chave: | Livro didático - Ciências Transformações químicas Alfabetização científica Ensino fundamental - Anos finais Textbook Sciences Chemical transformations Scientific literacy Final years of elementary school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30467 |
Data do documento: | 25-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JeffersonDeLemosMedeiros_Dissert.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons