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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30199
Tipo: | Dissertação |
Título: | Abayomi em nós por linhas simbólicas eliasianas: outras compreensões sobre a presença negra no Brasil |
Autor(es): | Teofanes, Maria da Conceição Pereira Alvares |
Primeiro Orientador: | Lucena, Ricardo de Figueiredo |
Resumo: | A contribuição de Abayomí para a Educação das novas gerações de crianças negras está em gradativa ascensão, uma vez que a mesma gera uma rede de interdependência ao compartilhar categorias em suas versões narrativas, que a faz ser utilizada como instrumento de afirmação identitária para mulheres e crianças, sendo reconhecida no campo simbólico das relações de poder como resistência. Qual/quais são as compreensões da Abayomi como símbolo de identidade e resistência ? Como objetivo geral analisamos a força simbólica das narrativas Abayomí em uma perspectiva Eliasiana de identidade e relações de poder, que foram difundidas oralmente e sistematizadas. Especificamente objetivamos compreender como as narrativas simbólicas auxiliaram na presença identitária de negros e negras no Brasil; Compreender suas contribuições para a educação de novas gerações de crianças negras ao sintetizar das narrativas o que há de pensamento, linguagem e conhecimento com base na teoria simbólica. Metodologia de pesquisa de caráter documental, foram utilizados documentos que requerem uma organização na análise uma vez incluídas fotografias do arquivo pessoal. Refletindo ou representando por linhas da teoria simbólica de Norbert Elias e da identidade em Nilma Lino Gomes (2005 e 2018) e utilizando-se da descrição das narrativas assim como da síntese das mesmas buscamos tecer entre as tramas das principais narrativas sobre Abayomí e de sua idealizadora Lena Martins. |
Abstract: | The contribution of Abayomí to the education of the new generations of black children is on the rise, since it generates a network of interdependence by sharing categories in their narrative versions, which makes it be used as an instrument of identity affirmation for women and children, being recognized in the symbolic field of power relations as resistance. What/what are the understandings of Abayomi as a symbol of identity and resistance? As a general objective we analyze the symbolic force of the Abayomí narratives in an Eliasian perspective of identity and power relations, which were disseminated orally and systematized.Specifically, we aimed to understand how symbolic narratives helped in the identity presence of black men and women in Brazil; Understand their contributions to the education of new generations of black children by synthesizing from the narratives what there is of thought, language and knowledge based on symbolic theory. Documentary research methodology, documents that require an organization were used in the analysis once photographs from the personal archive were included. Reflecting or representing by lines of the symbolic theory of Norbert Elias and identity in Nilma Lino Gomes (2005 and 2018) and using the description of the narratives as well as the synthesis of them, we seek to weave between the plots of the main narratives about Abayomí and its creator, Lena Martins |
Palavras-chave: | Educação - Crianças Abayomí - Narrativas Identidade negra Education Black Identity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30199 |
Data do documento: | 29-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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