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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32086
Tipo: Dissertação
Título: Letramento digital de pessoas idosas sob a perspectiva da educação ao longo da vida: intersecções com a Educação Popular
Autor(es): Santos, André Luís Nunes dos
Primeiro Orientador: Machado, Aline Maria Batista
Resumo: Diante do avanço científico e tecnológico, tornou-se perceptível as recorrentes modificações sociais e culturais ocasionadas pela ascensão globalizante das tecnologias digitais, as quais vêm impondo novas formas de conviver e de se relacionar perante a sociedade, configurando-se, na atualidade, como uma possível extensão do corpo humano. Dessa forma, os sujeitos que não as possuem ou que apresentam dificuldades em seu manuseamento, acabam sofrendo com a exclusão digital, assim como são os casos das pessoas idosas, que, em sua grande maioria, são negligenciadas e excluídas em diversas esferas sociais. Logo, cada vez mais, tem-se feito necessário o desenvolvimento do Letramento Digital crítico e reflexivo dessa parcela populacional, para que, então, possa ser garantida uma plena vivência em suas interações pessoais e profissionais. Portanto, este trabalho investigativo buscou, enquanto objetivo geral, analisar os efeitos do Letramento Digital no cotidiano de idosos(as) integrantes do Grupo Viver Bem, no município de Pilõezinhos – PB, sob a perspectiva da Educação ao Longo da Vida, interseccionando com categorias da Educação Popular. Concernente aos aspectos teórico-metodológicos, esta pesquisa possui natureza pura, abordagem qualitativa, objetivos de cunho exploratório e fundamentada no método dialético marxista. Os sujeitos da pesquisa foram oito idosas do Grupo Viver Bem do Centro de Referência de Assistência Social de Pilõezinhos – PB. As referências basilares foram Freire (1996), Castells (1999), Machado (2012), Gadotti (2016) e Beauvoir (2018). Os principais resultados encontrados seguiram na compreensão de que as práticas de Letramento Digital estão presentes nas rotinas de grande parte das pessoas idosas e que, em suas próprias avaliações, as tecnologias digitais são ferramentas essenciais para o pleno convívio em sociedade, as quais podem ser apresentadas como promotoras de empoderamento, independência e autonomia, isto quando aliadas às perspectivas educacionais críticas e reflexivas.
Abstract: No abstract.
RESUMEN. Ante los avances científicos y tecnológicos, se han hecho evidentes los recurrentes câmbios sociales y culturales provocados por el auge globalizador de las tecnologías digitales, que han ido imponiendo nuevas formas de vivir y relacionarse con la sociedad, configurándose actualmente como una posible extensión del cuerpo humano. De esta forma, personas que no los tienen o que tienen dificultades para manejarlos acaban sufriendo exclusión digital, como es el caso de las personas mayores, que, en su mayoría, se encuentran desatendidas y excluidas en diversos ámbitos sociales. Por lo tanto, se hace cada vez más necesario desarrollar una Alfabetización Digital crítica y reflexiva para esta porción de la población, de modo que se pueda garantizar una experiencia plena en sus interacciones personales y profesionales. Por lo tanto, este trabajo de investigación buscó, como objetivo general, analizar los efectos de la Alfabetización Digital en el cotidiano de las personas mayores integrantes del Grupo Viver Bem, en el municipio de Pilõezinhos – PB, desde la perspectiva de la Educación Permanente, entrecruzándose con categorías de la Educación Popular. En lo que respecta a los aspectos teórico-metodológicos, esta investigación tiene un carácter puro, enfoque cualitativo, objetivos exploratorios y fundamentada en el método dialéctico marxista. Los sujetos de la investigación fueron 08 ancianas del Grupo Viver Bem del Centro de Referencia de Asistencia Social de Pilõezinhos – PB. Los referentes básicos fueron Freire (1996), Castells (1999), Machado (2012), Gadotti (2016) y Beauvoir (2018). Los principales resultados encontrados surgieron de la comprensión de que las prácticas de Alfabetización Digital están presentes en las rutinas de un gran número de personas mayores y que, en sus propias valoraciones, las tecnologías digitales son herramientas esenciales para la plena convivencia en sociedad, que pueden presentarse como promotoras de empoderamiento, independencia y autonomía, cuando se combinan con perspectivas educativas críticas y reflexivas.
Palavras-chave: Letramento digital
Pessoas idosas
Educação ao longo da vida
Educação popular
Alfabetización digital
Personas mayores
Educación permanente
Educación Popular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32086
Data do documento: 9-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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