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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32796
Tipo: | Dissertação |
Título: | Atendimento educacional especializado na educação infantil para crianças com necessidades complexas de comunicação |
Autor(es): | Maciel, Diângela Cardoso |
Primeiro Orientador: | Massaro, Munique |
Resumo: | O presente trabalho traz como tema o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil, ressaltando as crianças com necessidades complexas de comunicação, as quais precisam ter um apoio específico a fim de exercerem o direito de se tornarem cidadãs plenas e de conquistarem suas habilidades linguísticas para obter autonomia e interagirem com a sociedade em geral. Algumas barreiras encontradas por essas crianças podem ser atenuadas por meio do uso da Tecnologia Assistiva, especificamente, da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA), a qual é utilizada em diferentes ambientes sociais. Neste estudo, enfatizou-se o uso da CSA no serviço do Atendimento Educacional Especializado disponibilizado para essas crianças nas escolas públicas de todo o Brasil. O problema de pesquisa diz respeito a: como ocorre a oferta do Atendimento Educacional Especializado nas instituições de Educação Infantil para crianças com necessidades complexas de comunicação e quais são as práticas docentes que fazem uso da CSA na Sala de Recursos Multifuncionais? O objetivo geral foi analisar o serviço do AEE oferecido para crianças com necessidades complexas de comunicação na Educação Infantil, tendo os seguintes objetivos específicos: investigar o serviço do AEE e as articulações com as Salas de Referência da Educação Infantil; e conhecer as ações docentes com o uso da CSA nas Salas de Recursos Multifuncionais. A metodologia deste trabalho teve como base a pesquisa de campo, realizada em três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e foi usada a observação como técnica de coleta de dados. Assim, durante seis meses, a pesquisadora deste estudo observou o trabalho das professoras especialistas do AEE de três CMEIs de João Pessoa-PB, analisando as suas práticas junto a dez crianças com necessidades complexas de comunicação. Após a coleta dos dados, estes foram lidos e analisados conforme os critérios da Análise de Conteúdo por meio de cinco categorias de análise: 1 - Planejamento das ações da Professora do AEE; 2 - Uso dos recursos e materiais pedagógicos para a mediação do trabalho pedagógico; 3 - Articulação da equipe escolar com as crianças com deficiência; 4 - Uso dos recursos de comunicação suplementar e alternativa; e 5 - Desenvolvimento das práticas pedagógicas das professoras no contexto escolar. Dentre os principais resultados, destacam-se: a) a respeito do planejamento das ações pedagógicas, verificou-se que as três professoras especialistas participaram do planejamento junto com a gestão escolar, os funcionários da instituição, bem como com as professoras da Sala de Referência e as cuidadoras; b) quanto à organização de recursos, observou-se que a professora B planejou de forma mais detalhada uma diversidade de recursos e materiais pedagógicos; c) no que se refere ao papel da equipe escolar e sua articulação com as crianças com necessidades complexas de comunicação, verificou-se que foi importante que a professora C tenha convidado as cuidadoras para ajudá-la nos atendimentos do AEE; e d) quanto ao uso dos recursos de comunicação suplementar e alternativa, apenas a professora A recorreu à prática de recursos provenientes da CSA. Concluiu-se, por fim, que esta pesquisa une Educação Infantil, Tecnologia Assistiva e Ensino-aprendizagem de crianças com necessidades complexas de comunicação, sendo este um longo caminho a ser percorrido para promover qualidade da Educação Especial nas escolas públicas do nosso país. |
Abstract: | This work focuses on Specialized Educational Assistance (SEA) in Early Childhood Education, highlighting children with complex communication needs who need specific support in order to exercise their right to become full citizens and to acquire their linguistic skills to achieve autonomy and interact with society in general. Some barriers encountered by these children can be mitigated through the use of Assistive Technology, specifically, Augmentative and Alternative Communication (AAC), which is used in different social environments. In this study, the use of AAC in the service of Specialized Educational Assistance available to these children in public schools throughout Brazil was emphasized. The research problem concerns: how does the offer of Specialized Educational Assistance occur in Early Childhood Education institutions for children with complex communication needs and what are the teaching practices that use AAC in the Multifunctional Resource Rooms? The general objective was to analyze the SEA service offered to children with complex communication needs in Early Childhood Education, having the following specific objectives: to investigate the SEA service and its articulations with the Reference Rooms of Early Childhood Education; and to know the teaching actions with the use of AAC in the Multifunctional Resource Rooms. The methodology of this work was based on field research, carried out in three Municipal Centers of Early Childhood Education (CMEIs), and observation was used as a data collection technique. Thus, for six months, the researcher of this study observed the work of the SEA specialist teachers from three CMEIs in João Pessoa-PB, analyzing their practices with ten children with complex communication needs. After the data collection, these were read and analyzed according to the criteria of Content Analysis through five categories of analysis: 1 - Planning of the actions of the SEA Teacher; 2 - Use of resources and pedagogical materials for the mediation of pedagogical work; 3 - Articulation of the school team with children with disabilities; 4 - Use of augmentative and alternative communication resources; and 5 - Development of the pedagogical practices of teachers in the school context. Among the main results, we highlight: a) regarding the planning of pedagogical actions, it was verified that the three specialist teachers participated in the planning together with the school management, the institution's employees, as well as with the teachers of the Reference Room and the caregivers; b) regarding the organization of resources, it was observed that teacher B planned in a more detailed way a diversity of resources and pedagogical materials; c) regarding the role of the school team and its articulation with children with complex communication needs, it was verified that it was important that teacher C invited the caregivers to help her in the SEA services; and d) regarding the use of augmentative and alternative communication resources, only teacher A resorted to the practice of resources from the AAC. It was concluded, finally, that this research unites Early Childhood Education, Assistive Technology and Teaching-learning of children with complex communication needs, this being a long way to go to promote quality of Special Education in public schools in our country. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Práticas docentes Atendimento Educacional Especializado Comunicação Suplementar e Alternativa Specialized Educational Service Augmentative and Alternative Communication Child education Teaching practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32796 |
Data do documento: | 28-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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