Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32385
Tipo: Dissertação
Título: Vivências das infâncias camponesas e educação do campo: perspectivas na EMEIEF Senhor do Bonfim
Autor(es): Cabral, Edmilson da Silva
Primeiro Orientador: Batista, Maria do Socorro Xavier
Resumo: Esta dissertação de mestrado, vinculada à linha de pesquisa em Educação Popular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, objetivou analisar as especificidades das vivências das infâncias camponesas através das práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças na escola do campo, teve como objeto de estudo as vivências das infâncias camponesas. Defende-se a concepção de criança como sujeito social de pleno direito e de infância enquanto categoria social, que na especificidade do campo caracteriza-se pela multiplicidade e heterogeneidade desse território - infâncias. A metodologia utilizada classificase como pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. O campo empírico é a EMEIEF Senhor do Bonfim no município de Sapé/PB, localizada na área de assentamento da Reforma Agrária ocupada pelo MST - o Assentamento Rainha dos Anjos, a instituição educacional oferta as etapas de ensino com atendimento à infância, a saber, Educação Infantil (02 a 05 anos - Creche à Pré-Escola) e Ensino Fundamental (06 a 10 anos - 1º ao 5º ano), os sujeitos colaboradores da pesquisa são as crianças matriculadas na turma multisseriada do 1º e 2º anos e a professora que nela atua, em um total de 12 (doze) crianças e 01 (uma) profissional. Quanto às técnicas utilizou-se, observação, entrevista semiestruturada com a docente e oficinas temáticas - desenho e pintura e diário de bordo escolar, com as crianças. A análise e interpretação dos dados respaldaram-se, essencialmente, na perspectiva teórica da Sociologia da Infância, considerando os estudos de Corsaro (2011), Sarmento (2020), Arenhart (2007), Antônio e Tavares (2013, 2019). Diante do exposto, esse estudo permitiu caracterizar as práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças em escola no campo, assim como possibilitou identificar as percepções das crianças camponesas acerca das vivências das infâncias na escola e no território do campo, por fim, acredita-se que tais concepções contribuem para que a escola do campo seja efetivamente compreendida como espaço de oportunização da vivência plena das infâncias, através de um processo educativo constituído, em sua essência, a partir de brincadeiras, interações e contextos lúdicos, e que contemple a realidade dos povos camponeses.
Abstract: The following dissertation, linked to the Popular Education line of research of the Federal University of Paraíba’s Postgraduate Program in Education, analyzed the specificities of childhood experiences through the lenses of the pedagogical practices developed with and for children on rural schools. Conceptually, we consider the child as a social subject with full rights and childhood as a social category (which in the rural field is characterized by its heterogeneity and multiplicity of experiences). We employed the methodology of empirical field research with a qualitative approach, focusing on the EMEIEF Senhor do Bonfim school in the township of Sapé (located on the state of Paraíba in Brazil’s Northeastern region). This school is situated in the Rainha dos Anjos settlement, an area settled by the Landless Workers' Movement (MST) and offers classes for all educational stages connected to childhood, from kindergarten and preschool (2 to 5 years-old) up to elementary school (6 to 10 years-old, grades 1 through 5). Our collaborating subjects included the children enrolled in the grade 1 and 2 multigrade classes and their teacher, comprising a total of twelve (12) children and one (01) professional educator. We employed the methods of observation, semi structured interviews, and thematic workshops (including drawing, painting, and journaling with the children). Data interpretation and analysis were based on the theoretical perspective of Childhood Sociology as defined by Corsaro (2011), Sarmento (2020), Arenhart (2007), Antônio and Tavares (2013, 2019). From this foundation, this study allowed us to categorize the pedagogical practices developed with children in rural schools and identify the viewpoints of rural children on their childhood experiences regarding school and rural life. In conclusion, this research shows that these concepts contribute to make the rural school a space of opportunities for the full range of childhood experiences, through an educational process based on play-based games, interactions, and contexts suitable for the rural peoples’ realities.
Palavras-chave: Educação do campo
Infâncias camponesas - Vivências
Práticas pedagógicas - Crianças - Escola do campo
Rural childhoods
Children
Experiences
Rural education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32385
Data do documento: 26-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdmilsonDaSilvaCabral_Dissert.pdf6,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons