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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32813
Tipo: Dissertação
Título: Manual do Estudante de Latim (1855), de Joaquim da Silva : orientações e práticas pedagógicas para o ensino latinista na Paraíba
Autor(es): Lima, Karla D'angela de
Primeiro Orientador: Silva, Fabiana Sena da
Resumo: Este trabalho dissertativo, pertencente à Linha de História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem como objetivos específicos: i) Compreender o ensino de Latim na história do Brasil e na Paraíba; ii) Identificar o processo de produção e circulação do livro Manual do Estudante de Latim; iii) Identificar e analisar as orientações educacionais e práticas pedagógicas no livro Manual do Estudante de Latim de Joaquim da Silva. Para tanto, esta pesquisa adota uma abordagem baseada na História Cultural, recorrendo a referências como Chartier (1998a) e outros autores relevantes – Cardoso (2011), Saviani (2013), Amarante (2018), Franca (1952), Mello (1956), Sena (2017), Pinheiro (2002) – que auxiliaram na análise de várias fontes documentais, incluindo cartas, jornais, relatórios, biografias e leis, revelando o papel do ensino do Latim ao longo da História como uma ferramenta para a formação educacional. Ao analisar o Manual do Estudante de Latim, constatamos que a obra ofereceu muito mais do que lições de gramática latina, uma vez que desconstruiu os Clássicos Latinistas para apresentar o cenário e elementos que contribuíram na elaboração de seus textos, apresentando, também, a constituição histórico-social da Antiguidade que influenciou em sua produção e que ainda é usada em parte do ensino-aprendizado do Latim. Tendo em mãos o livro e apoiados pelas fontes já referidas, pudemos examinar a organização e as práticas pedagógicas que norteavam o ensino de Latim no século XIX, evidenciando a transição de uma das disciplinas mais importantes do período para uma das menos significativas. Esse processo também revelou mudanças expressivas no cenário educacional, pois o ensino das línguas clássicas passou a ser, gradualmente, substituído pelo ensino das línguas vivas, o que indica uma mudança de paradigma de uma abordagem mais humanista para uma mais moderna. Com base nestes argumentos, entendemos que este estudo contribui para a compreensão do conteúdo e da circulação do referido objeto cultural para a organização do ensino de Latim na História da Educação na Paraíba.
Abstract: This dissertation, part of the History of Education track within the Graduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of Paraíba (UFPB), has the following specific objectives: i) To understand the teaching of Latin in the history of Brazil and Paraíba; ii) To identify the production and circulation process of the book "Manual do Estudante de Latim"; iii) To identify and analyze the educational guidelines and pedagogical practices in Joaquim da Silva's "Manual do Estudante de Latim". To achieve these goals, this research adopts a Cultural History approach, drawing on references such as Chartier (1998a) and other relevant authors — Cardoso (2011), Saviani (2013), Amarante (2018), Franca (1952), Mello (1956), Sena (2017), and Pinheiro (2002) — who assisted in analyzing various documentary sources, including letters, newspapers, reports, biographies, and laws. These sources reveal the role of Latin teaching throughout history as a tool for educational formation. In analyzing the "Manual do Estudante de Latim," we found that the work offered much more than Latin grammar lessons. It deconstructed Latin Classics to present the context and elements that contributed to the creation of these texts, showcasing the historical and social constitution of Antiquity that influenced their production and is still used in part of Latin teaching and learning. With the book in hand and supported by the aforementioned sources, we examined the organization and pedagogical practices that guided Latin teaching in the 19th century. This highlighted the transition of Latin from one of the most important subjects of the period to one of the least significant. This process also revealed significant changes in the educational landscape, as the teaching of classical languages was gradually replaced by the teaching of modern languages, indicating a paradigm shift from a more humanistic to a more modern approach. Based on these arguments, we believe that this study contributes to the understanding of the content and circulation of this cultural object for the organization of Latin teaching in the History of Education in Paraíba.
Palavras-chave: História da educação
Livros de latim Circulação
Ensino de Latim - Brasil
Ensino de Latim - Paraíba - Século XIX
Manual do Estudante de Latim - Livro
Education
Schoolbook
Latin
19th century Paraíba
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32813
Data do documento: 17-Mai-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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