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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33287
Tipo: | Dissertação |
Título: | Da luta pela terra à luta pela escola no e do campo: conquistas e desafios na escola Tiradentes |
Autor(es): | Carneiro, Maria Betania Neres |
Primeiro Orientador: | Batista, Maria do Socorro Xavier |
Resumo: | Este trabalho de dissertação, vinculado à Linha de Educação Popular, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba tem como objeto de estudo compreender como se deu a luta pela terra e pela escola no e do campo no Assentamento Tiradentes, no município de Mari-PB. No decorrer da investigação, mergulhamos na história de luta pela conquista da terra e da escola que se travou de forma indissociável, como duas dimensões da mesma luta. Uma luta para conquistar uma escola pedagogicamente identificada com a Educação do Campo. Diante dessa problemática surgiram algumas indagações: como se deu a luta pela terra e por uma escola no e do campo? Quais as conquistas e desafios enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadoras e educadoras/es para a conquista da terra e da escola? Destaca-se que, pesquisar sobre essa problemática e aprofundar o conhecimento dessa temática é relevante para contribuir para compreensão das lutas das trabalhadoras e trabalhadores para conquista da terra e da escola vinculada à Educação do Campo em escolas do campo. Frente a essa problemática foi definido como objetivo geral: analisar a luta pela terra e pela escola no e do campo no Assentamento Tiradentes. Os objetivos específicos foram: registrar a história de luta e conquista da terra e da escola no Assentamento Tiradentes; verificar as conquistas e os desafios de efetivação de uma política de Educação do e no campo no Assentamento Tiradentes. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e utilizou-se como técnicas de construção de dados a entrevista semiestruturada com três professoras e um professor e análise de documentos da política de Educação do Campo e o Projeto Político Pedagógico da Escola. Ressaltam-se como resultado desta pesquisa muitos desafios enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadoras e muitas conquistas como a obtenção da terra, de moradias, da construção da escola, posto de saúde como fruto da organização, resistência que nortearam os camponeses e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra na conquista da terra e da escola. Entretanto, percebeu-se que, não obstante os esforços para desenvolver uma proposta de Educação do Campo na escola, ela ainda tem muitos desafios para romper com as orientações oficiais do currículo. Assim ficou perceptível a divergência entre o que é imposto pelo sistema e a proposta da escola de adotar os princípios de educação do campo. |
Abstract: | The following work seeks to understand how the fight for land and schooling takes place in rural environments, focusing on the development of pedagogical proposals dedicated to the children of farmers granted land by the land reform. Our subjects were the preschool teachers of the Tiradentes Settlement School. During our investigation, we dove deeply into the history of the struggles for land and schooling in rural areas, recognizing those as two dimensions of a single fight: the one for a school pedagogically associated with Rural Education principles and practices. From this problem a few questions arise: how did the struggle for land and rural schooling take place? What are the pedagogical strategies employed by the educators to reconcile the official curriculum with the principles of Rural Education and Preschool Education directive? What are the difficulties and challenges faced by these educators? To research these problems and develop the knowledge about this theme contributes to the development of Rural Education proposals for Preschool. In order to face this problem we defined as our main goal to analyze the struggles for land and rural schools in the Tiradentes School. Our specific goals include: to examine if and how the design of the educational system’s curriculum relates to the students’ reality, to identify the feasibility of Rural Education practices on preschool education and the factors that interfere with the execution of pedagogical practices. Our qualitative methodology employed the data gathering techniques of semi structured interviews (with four teachers) and documental analyses of both Rural Education policies and the school’s Political Pedagogical Project. The results indicate that the struggle for land is inseparable from the fight for rural education. The local land disputes lasted one year, taking place in Gendiroba Farm (located in Mari county) and culminating in the foundation of the settlement. The fight for a local school, however, took another 12 years - even though the settlement was founded in 1999, construction of the school building was finished only in 2012. Meanwhile, a social movement emerged in the region, dedicated to composing an educational project aligned with Rural Education principles (thus establishing a truly rural school). |
Palavras-chave: | Educação do campo Educação popular Escola do campo Luta pela terra Rural Education Preschool Education Popular Education Generating |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33287 |
Data do documento: | 30-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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