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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32814
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estudo sobre políticas educacionais no cenário da educação remota, em caráter excepcional em tempos de pandemia em escolas públicas municipais de João Pessoa-PB |
Autor(es): | Silva, Maria Girleny Roberto da |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Janine Marta Coelho |
Resumo: | A presente pesquisa investigou as políticas educacionais que garantem o direito à educação, a qualidade e permanência no cenário da “Educação Remota”, no contexto pandêmico em escolas públicas municipais de João Pessoa-PB. A pandemia da Covid-19 trouxe desafios sem precedentes para a educação em todo o mundo. Devido ao crescimento acelerado dos números de infectados com a Covid-19 a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu medidas sanitárias para frear o seu impacto, que incluem o fechamento de escolas e a necessidade de distanciamento social, como medida para preservação da saúde dos alunos, professores e demais funcionários. Na ocasião, a educação remota emergiu como uma solução imediata para continuar proporcionando oportunidades de aprendizado aos alunos. Esta pesquisa em nível de mestrado em educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais, tem como objetivo geral analisar as políticas educacionais que garantem o direito à educação no que se refere a garantia de qualidade e permanência em tempos de pandemia no cenário de “Ensino Remoto”. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com enfoque epistemetodologia da pesquisa qualitativa, do tipo exploratório, contemplando como etapas a pesquisa bibliográfica, documental, campo – com a realização da entrevista semiestruturada. O método de análise utilizado pautou-se pela Análise de Conteúdo, fundamentado nos princípios teórico-prático de Laurence Bardin (2015). Em termos específicos, a pesquisa possui relevância social e científica, sobretudo no âmbito educacional, uma vez que propõe repensar as políticas educacionais em curso, através de discussões e resgates teórico-prático que versam sobre a atuação das políticas educacionais, movimento importante para aprofundamento desse debate. |
Abstract: | This research investigated the educational policies that guarantee the right to education, quality and permanence in the “Remote Education” scenario, in the pandemic context in municipal public schools in João Pessoa-PB. The COVID- 19 pandemic has brought unprecedented challenges to global education. Because of accelerated growth in the number of people infected with Covid-19, the World Health Organization (WHO) established health measures to curb its impact, which include the closure of schools and the need for social distancing, as a measure to preserve health of students, teachers and staff. At the time, remote education emerged as an immediate solution to continue providing learning opportunities to students. This research at master's level in education in the Postgraduate Program in Education (PPGE), promoted by the Federal University of Paraíba (UFPB), in the Educational Policies Research Line, has the general objective of analyzing educational policies that guarantee the right to education in terms of guaranteeing quality and permanence in times of pandemic in the “Remote Teaching” scenario. Methodologically, this is a research with an epistemethodological focus on qualitative research, of an exploratory type, including bibliographical, documentary and field research as stages – with semistructured interviews carried out. The analysis method used was based on Content Analysis, substantiated on the theoretical-practical principles of Laurence Bardin (2015). In specific terms, the research has social and scientific relevance, especially in the educational sphere, as it proposes to rethink ongoing educational policies, through discussions and theoretical-practical rescues that deal with the performance of educational policies, an important movement to deepen this debate. |
Palavras-chave: | Políticas educacionais Educação remota Direito à educação Contexto pandêmico Remote Education Educational Policies Right to Education Pandemic Context |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32814 |
Data do documento: | 29-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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