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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32165
Tipo: Dissertação
Título: Escola no meio popular e vulnerabilidade social : perspectivas de adolescentes no bairro de Cruz das Armas/João Pessoa - PB
Autor(es): Ferreira, Suênia de Lima
Primeiro Orientador: Leite, Ivonaldo Neres
Resumo: No contexto do debate latino-americano atual, tem sido verificado a necessidade da Educação Popular se munir de abordagens emergentes que estão atravessando o cenário educacional. Os novos fenômenos estão convocando o referido campo a superar os mesmos paradigmas que dominaram o século XX. A questão da violência, por exemplo, é um desses fenômenos. A desigualdade social vem impulsionando consequências para os jovens, como conjunturas de vulnerabilidade, extrema pobreza, o mundo da criminalidade e das drogas. Tendo isso em atenção, as escolas públicas situadas em contextos vulneráveis, sob a perspectiva da Educação Popular, constituem-se em uma alternativa pedagógica distinta dos aspectos hegemônicos que são norteados pelas condições do capitalismo nas dimensões política, econômica, social e cultural. A presente pesquisa situa-se nesse campo temático, sendo o seu objetivo geral analisar como os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Em Tempo Integral Almirante Barroso, em João Pessoa-PB, relacionam a educação escolar com as suas perspectivas de futuro. Na intenção de alcançar o seu propósito, a pesquisa parte dos seguintes objetivos específicos: a) identificar como os alunos da escola compreendem a educação escolar; b) investigar as práticas educativas desenvolvidas pela escola; c) refletir sobre a vulnerabilidade social do locus em que a Escola está situada. Do ponto de vista do seu referencial teórico, o estudo tem em atenção, fundamentalmente, as contribuições de duas esferas críticas: As bases analíticas sociológicas acerca da desigualdade e mobilidade social, e as perspectivas emergentes latino-americanas da Educação Popular. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa operacionalizada através da realização de observações assistemáticas na EMEIEF Em Tempo Integral Almirante Barroso e mediante entrevistas narrativas com os professores; com os adolescentes, foi realizado grupo focal e eles produziram redações a respeito da sua vivência. O material empírico resultante das entrevistas foi escrutinado conforme os procedimentos técnicos da Análise Temática. Como decorrência da Análise Temática realizada, o trabalho chegou a seis categorias, as quais nortearam a discussão dos resultados quanto aos professores, quais sejam: 1) Contexto Social da Escola Almirante Barroso; 2) Proposta educacional desenvolvida na escola Almirante Barroso; 3) Dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar; 4) Ações objetivando a superação das dificuldades; 5) Trajetória dos estudantes; 6) Perspectivas dos professores sobre os estudantes. Referente aos adolescentes, a análise do material empírico decorreu por meio de inferências diretas, a partir de leituras e releituras, tendo alguma influência do modus operandi da Análise Temática, resultando em quatro categorias temáticas: 1) Autodescrição: o que faz quando não está na escola; 2) Cotidiano na vizinhança; 3) Perspectiva de futuro; 4) A escola. Entre outros achados, identificou-se o seguinte: 1) os estudantes prezam pela busca de ascensão social e qualidade de vida, não desejando reproduzir a condição em que vivem; 2) alguns professores e suas práticas servem de estímulo para que os alunos frequentem a escola; 3) apesar de as práticas na Escola Almirante Barroso se aproximarem dos parâmetros da Educação Popular, constata-se a necessidade de haver um processo formativo envolvendo o conjunto dos professores, no sentido de possibilitar o conhecimento integral da realidade e o respeito à diversidade dos adolescentes.
Abstract: In the context of the current Latin American debate, there has been a need for Popular Education to equip itself with emerging approaches that are crossing the educational landscape. New phenomena are demanding such a field to overcome the prevalence of the same paradigms that dominated the 20th century. The issue of violence, for example, is one of these phenomena. Social inequality has led to consequences for young people, such as situations of vulnerability, extreme poverty, the world of crime and drugs. With this in mind, public schools located in vulnerable contexts, from the perspective of Popular Education, constitute a pedagogical alternative that is distinct from the hegemonic aspects that are guided by the conditions of capitalism in the political, economic, social and cultural dimensions. The present research is located in this thematic field, with its general objective being to analyze how students in the Final Years of Elementary School at Escola Municipal Em Tempo Integral Almirante Barroso, in João Pessoa-PB, relate school education with their future perspectives. In order to achieve its purpose, the research has the following specific objectives: a) to identify how the school's students understand school education; b) to investigate the educational practices developed by the school; c) to reflect on the social vulnerability of the school's locality. From the point of view of its theoretical framework, the study basically takes into account the contributions of two critical spheres: The sociological analytical bases about inequality and social mobility, and the emerging Latin American perspectives of Popular Education. Methodologically, this is a qualitative study that was carried out through non-systematic observations at the Almirante Barroso Full-Time EMEIEF and through narrative interviews with the teachers; with the adolescents, a focus group was held and they produced essays about their experience. The empirical material resulting from the interviews was scrutinized according to the technical procedures of Thematic Analysis. As a result of the Thematic Analysis carried out, the work came up with six categories, which guided the discussion of the results regarding the teachers: 1) Social context of the Almirante Barroso School; 2) Educational proposal developed at the Almirante Barroso School; 3) Difficulties faced in daily school life; 4) Actions aimed at overcoming the difficulties; 5) Students' trajectory; 6) Teachers' perspectives on the students. With regard to adolescents, the empirical material was analyzed through direct inferences, based on readings and re-readings, with some influence of Thematic Analysis, resulting in four thematic categories: Self-description: what he/she does outside of school; 2) Daily life in the neighborhood; 3) Future perspective; 4) The school. Among other findings, the following was identified: 1) students value the search for social mobility and quality of life, not wanting to reproduce the condition in which they live; 2) some teachers and their practices encourage students to attend school; 3) although the practices at Escola Almirante Barroso are close to the parameters of Popular Education, there is a need to have a training process involving all teachers, in order to enable comprehensive knowledge of reality and respect for the diversity of adolescents.
Palavras-chave: Educação popular
Vulnerabilidade social
Mobilidade social
Escola Municipal Almirante Barroso
Social vulnerability
Popular education
School
Social mobility
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32165
Data do documento: 29-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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