Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4841
Tipo: | Tese |
Título: | Pobreza, deficiência visual e políticas sócioeducativas. |
Autor(es): | Richardson, Zilma Maria Ramos Jarry |
Primeiro Orientador: | Aragão, Wilson Honorato |
Resumo: | Pretende-se aqui analisar a relação circular estabelecida entre a condição de deficiência e a condição de pobreza que atinge bom número de brasileiros. Para melhor compreensão do problema, percorreu-se primeiro um caminho histórico, tentando demonstrar que esses indivíduos sofreram desde sempre discriminações e exclusões sociais as mais diversas. Refletiu-se a respeito do conceito de deficiência segundo os critérios adotados pelo IBGE no ano 2000. O objeto desse estudo concentrou-se nos deficientes visuais. Reteve-se, como espaço de pesquisa no estado da Paraíba, duas instituições: o Instituto dos Cegos e a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência - FUNAD, encarregados dos programas e das políticas de apoio aos deficientes visuais. Estudos desenvolvidos pela ONU, OMS, IBGE e CORDE, entre outros, bem como por pesquisadores acadêmicos, demonstram que essas pessoas e suas famílias tantas vezes submetidas a condições socioeconômicas abaixo da linha de pobreza, vêem reforçadas sua incapacidade e sua deficiência . Assim, pode-se supor que redefinir as políticas públicas de apoio ao deficiente visual supõe também erradicar a pobreza, o que permitiria melhor enfrentar as oportunidades e as possibilidades de inclusão dos deficientes visuais no Brasil. |
Abstract: | On entend ici analyser le rapport circulaire établi entre la condition de déficience et la condition de pauvreté dont est atteint bon nombre de brésiliens. Pour mieux comprendre le problème, on a d abord parcouru un chemin historique, en essayant de démontrer que depois toujours ces individus ont subi des discriminations et d exclusions sociales les plus diverses. On a réflechi sur le concept de déficience en suivant les critères adoptés par l Institut Brésilien de Géographie et Statistique (IBGE) dans l an 2000. L objet de cette étude s est concentré sur les malvoyants. Comme champ de recherche, on a retenu, dans l état de Paraíba, deux institutions: l Institut des Aveugles et la Fondation et Centre Intégré d Appui au Porteur de Déficiences (FUNAD), chargés des programmes et des politiques de soutien aux malvoyants. Les études développées par l ONU, l OMS, l IBGE et CORDE, entre autres, ainsi que par des chercheurs universitaires, démontrent que ces personnes et leurs familles, tant de fois soumis a des conditions socioéconomiques au-dessous de la ligne de pauvreté, se voient renforcés dans leur incapacité et dans leur déficience . Ainsi, on peut supposer que redéfinir les politiques publiques d appui au malvoyant suppose aussi l érradication de la pauvreté, ce qui permettrait de mieux affronter les chances et les possibilites d inclusion des déficients visuels au Brésil. |
Palavras-chave: | Deficiência Pobreza Exclusão Políticas Públicas Déficience Pauvreté Exclusion Politiques publiques |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós Graduação em Educação |
Citação: | RICHARDSON, Zilma Maria Ramos Jarry. Pobreza, deficiência visual e políticas sócioeducativas.. 2010. 168 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4841 |
Data do documento: | 1-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 729,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.