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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4652
Tipo: Tese
Título: Cultura acadêmica e tecnologias intelectuais digitais: ensinar e aprender com blogs educativos no ensino superior
Autor(es): Bezerra, Lebiam Tamar Silva
Primeiro Orientador: Aquino, Mirian de Albuquerque
Resumo: A cultura como principal articuladora das formas de ser, estar e viver das pessoas constitui-se como elemento fundamental principalmente após a segunda metade do século XX e no século XXI. Desde 1960, as pesquisas realizadas pelos Estudos Culturais, sobretudo, pelos Estudos da Mídia, iniciaram as problematizações sobre a relação entre cultura e mídia na constituição das relações sociais. O desafio epistemológico desta pesquisa consistiu-se em analisar a hibridação da cultura acadêmica com a cibercultura a partir das mediações entre os(as) aprendentes e as tecnologias intelectuais digitais em blogs educativos no Ensino Superior. Para tanto, propõe uma reflexão crítica sobre os significados produzidos para o ensinar e o aprender nas práticas acadêmicas de uso de blogs educativos, cartografando as paisagens da cultura acadêmica e delineando um mapa provisório e situado de sua hibridação com a cibercultura a partir dos pressupostos metodológicos da etnografia virtual. Desenvolvida sob a perspectiva teórica intercultural proposta por Canclini e Martín-Barbero, o estudo interconecta os conceitos de aprendência, aprendentes, tecnologias intelectuais digitais, cultura acadêmica, cibercultura e hibridação, ressaltando os aspectos políticos em questão na interculturalidade e a relevância que eles assumem sobre os aspectos pragmáticos que, de modo geral, tem predominado nas concepções e nas práticas culturais de apropriação e de uso das tecnologias nas instituições educativas. A blogosfera foi o campo empírico escolhido para esta etnografia virtual. Participaram da pesquisa cinco docentes de instituições federais de Ensino Superior no Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e da análise documental da interface e dos registros contidos nos posts e comentários dos cinco blogs educativos que compuseram a amostra deste estudo. Os dados foram tratados seguindo a abordagem analítica para registros etnográficos, proposta por Atkinson, que gera uma série de títulos temáticos e esquemas de codificação para delinear uma rede conceitual para a organização e apresentação dos resultados. As análises permitiram concluir que as mediações entre os(as) aprendentes e as tecnologias intelectuais digitais podem favorecer e/ou restringir a hibridação da cultura acadêmica com a cibercultura. Nesse sentido, tanto em uma situação quanto em outra, foi possível confirmar a tese de que o ensinar e o aprender são continuamente (re)definidos nas práticas acadêmicas de uso dos blogs educativos. Essas redefinições referem-se principalmente à redistribuição do poder na relação entre os(as) aprendentes docentes e discentes e ao questionamento da episteme do ensino na universidade. Constatou-se que as hibridações culturais possuem virtualidade para transformar as práticas acadêmicas. Entretanto, as práticas híbridas resultantes são constituídas sempre por permanências e rupturas, oriundas das práticas da cultura acadêmica e das práticas da cibercultura que se hibridaram.
Abstract: Culture as the main organizer of ways of being and living of people has become fundamental, especially after the second half of the twentieth century and the twenty-first century. Since 1960, studies conducted by Cultural Studies, especially by Media Studies, have initiated the problematization of the relationship between culture and media in the constitution of social relations. The epistemological challenge of this research consists of analyzing the hybridization of the academic culture with a cyberculture from mediations between learners and digital intellectual technologies in educational blogs in higher education. Therefore, proposes a critical reflection on the meanings produced for teaching and learning practices in the use of academic education blogs, mapping the views of academic culture and outlining a provisional and transitory map of its hybridization with a cyberculture, based on the methodological assumptions of virtual ethnography. Originated from the theoretical intercultural perspective proposed by Canclini and Martín-Barbero, this study interconnects concepts of learning, learners, digital intellectual technology, academic culture, cyberculture and hybridization, emphasizing the political aspects involved in interculturality and the relevance taken on pragmatic aspects that, in general, have predominated in the conceptions and practices of cultural appropriation and the use of technologies in educational institutions. The blogosphere is the empirical field chosen for this virtual ethnography. Five teachers of federal institutions of higher education in Brazil participated in this research. Data were collected through semi-structured interviews and documentary analysis of the interface and records contained in the posts and comments from five educational blogs that comprised the study sample. The data were treated following the analytical approach to the ethnographic record, proposed by Atkinson, which generates a series of thematic headings and coding schemes to outline a conceptual network for the organization and presentation of the results. The analysis allows concluding that the mediations between learners and digital intellectual technologies can promote and / or restrict the hybridization of the academic culture with the a cyberculture. Accordingly, it was possible to confirm the thesis that teaching and learning are continually (re) defined in the practical use of academic educational blogs, in both situations. These redefinitions refer, above all, to the redistribution of power in the relationship between learners and teachers and to the discussion of the episteme of teaching at university. As verified, cultural hybridization hold a virtuality to transform academic practices. However, the resulting hybrid practices are always consolidated by continuities and ruptures, coming from the practices of the academic culture and practices of the cyberculture that hybridized.
Palavras-chave: Blogs educativos
Cultura acadêmica
Estudos Culturais da Educação
Hibridação
Tecnologias intelectuais digitais
Educational blogs
Academic culture
Cultural Studies of Education
Hybridization
Digital intellectual technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: BEZERRA, Lebiam Tamar Silva. Cultura acadêmica e tecnologias intelectuais digitais: ensinar e aprender com blogs educativos no ensino superior. 2011. 257 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4652
Data do documento: 2-Dez-2011
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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