Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12998
Tipo: | Tese |
Título: | Colégio Lourdinas da capital Paraibana: um modelo educacional para um público feminino Pessoense (1939-1999) |
Autor(es): | Pinheiro, Danielle Ventura de Lima |
Primeiro Orientador: | Silva, Fabiana Sena da |
Resumo: | O Colégio Lourdinas de João Pessoa - PB surgiu no ano de 1939. Até 1999 a instituição atendia prioritariamente ao público feminino. De viés católico, a instituição teve, durante todos esses anos, freiras em sua direção. Passando por mudanças em sua estrutura física e pedagógica ao longo dos anos, o Colégio Lourdinas buscou se adequar às necessidades do seu tempo sem deixar de trazer consigo algumas permanências que lhe são peculiares, como a ênfase na educação mariana e a rigidez comportamental. Para compreender este cotidiano escolar que envolve um ensino católico feminino, foram realizadas análises documental e dos discursos presentes em agendas escolares, cadernos, Relato de Fundação, depoimento de ex-alunas e de professoras, que permitiram não apenas observar as práticas escolares mas como o Colégio é visto pelas ex-alunas, que ora resistem às regras de comportamento ora trazem saudosas recordações. Os estudos de conceitos como educação tradicional, cotidiano escolar, instituição escolar e memória, à luz de teóricos que se voltam para o espaço escolar em si e autores como Halbwach (2006), Hobsbawn (1997) e Foucault, foram fundamentais para garantir a compreensão desta instituição escolar nunca antes estudada em outro trabalho acadêmico. Como resultados, pode-se considerar que a instituição tem esse perfil para satisfazer ao seu público, sendo capaz de fazer algumas modificações para que seja adequada à realidade, bem como é possível se perceber a resistência de alguns e a rigorosidade institucional nas entrelinhas dos discursos de suas ex-alunas. |
Abstract: | The Lourdinas school of João Pessoa-PB appeared in the year of 1939. In 1999 the institution exclusively attended the female public. Of Catholic kind, the institution had during all those years the nuns in is direction. Going through changes in its physical and pedagogical structure over the years, the Lourdinas school has sought to adapt to the needs of its time without ceasing to bring with it some permanences that are peculiar to it, such as the emphasis on Marian education and behavioral rigidity. To understand this school daily that involves a feminine Catholic teaching were carried out documentary analyzes and of the speeches present in school diaries, notebooks, foundation report, testimony of former students and teachers, which allowed not only observe the school practices, but as the school is seen by the former students, who now resist the rules of behavior and now bring back memories. The studies of concepts such as traditional education, school daily life, school institution and memory, in the light of theorists who turn to the school space itself and authors like Halbwach (2006), Hobsbawn (2006) and Foucault, were fundamental to guarantee the understanding of this school institution never studied before in other academic work. As results, one can consider that the institution has this profile to satisfy to its public, being able to make some modifications so that it is appropriate to the reality, as well as it is possible to perceive the resistance of some and the institutional rigor between the lines of the speeches of her former students. O Colegio Lourdinas de João Pessoa - PB surgió en el año 1939. Hasta 1999 la institución atendía con exclusividad al público femenino. De sesgo católico, la institución tuvo, durante todos estos años, monjas en su dirección. Pasando por cambios en su estructura física y pedagógica a lo largo de los años, el Colegio Lourdinas buscó adaptarse a las necesidades de su tiempo sin dejar de traer consigo algunas permanencias que le son peculiares, como el énfasis en la educación mariana y la rigidez conductual. Para comprender este cotidiano escolar que envuelve una enseñanza católica femenina, se realizaron análisis documental y de los discursos presentes en agendas escolares, cuadernos, Relato de Fundación, testimonio de ex alumnas y de profesoras, que permitieron no sólo observar las prácticas escolares sino como el " El Colegio es visto por las exalumnas, que ora resisten a las reglas de comportamiento y traen saludos recuerdos. Los estudios de conceptos como educación tradicional, cotidiana escolar, institución escolar y memoria, a la luz de teóricos que se vuelven al espacio escolar en sí y autores como Halbwach (2006), Hobsbawn (1997) y Foucault, fueron fundamentales para garantizar la comprensión de esta institución escolar nunca antes estudiada en otro trabajo académico. Como resultados, se puede considerar que la institución tiene ese perfil para satisfacer a su público, siendo capaz de hacer algunas modificaciones para que sea adecuada a la realidad, así como es posible percibir la resistencia de algunos y la rigurosidad institucional en las entrelíneas de los discursos de sus exalumnas. |
Palavras-chave: | Colégio Lourdinas História da educação Educação católica Lourdinas school History of education Catholic education Historia de la educación Educación católica História da educação - colégio Lourdinas Modelo educacional - público feminino pessoense. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12998 |
Data do documento: | 26-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | 10,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons