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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15858
Tipo: | Tese |
Título: | Brincando na roda dos saberes: a capoeira angola e seu potencial educativo ecológico |
Autor(es): | Santos, Djavan Antério de Lucena |
Primeiro Orientador: | Dias, Adelaide Alves |
Resumo: | Este estudo representa o interesse nos enigmas do Brincar , compreendendo este um estado de graça e poesia. Traz proposições acerca do “ato de educar” sob uma perspectiva ecológica , erguendo a criatividade, a interação socioambiental, o engajamento solidário-afetivo e a referência aos saberes de tradições populares, eixos para uma prática Ecoeducativa . Amparando as reflexões sob um viés fenomenológico, emerge-se o lúdico a partir do conceito de viver criativo , mais pleno e integrado ao fluxo da vida. Considerando a experiência de campo e a fruição dialética dada na prática com teoria, as reflexões recaem no processo de aprendizagem. A Capoeira Angola , jogo de tradição popular, aparece como epicentro de estudo. Sua filosofia, abarcada num conjunto de saberes tradicionais, dão alicerces à autonomia própria e libertária, ao sentido de comunidade e ao autoaperfeiçoamento, aspectos trabalhados na pesquisa e desenvolvidos de forma participativa com crianças em idades variadas. Nesta ação, vislumbrou-se o fortalecimento da premissa de que a prática da capoeira na escola auxilia sobremaneira a implementação das Leis 10.639/2003 e a 11.645/2008, que tratam da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Além de atuar de maneira significativa na formação de uma postura mais sustentável e harmoniosa frente aos desafios de convivência com o mundo. Foi interesse de estudo experimentar coordenadas de ações pedagógicas adotadas em perspectivas alternativas ao modelo de ensino prevalecente nas escolas brasileiras, sejam elas públicas ou privadas. Aborda-se no estudo a problemática de um sistema educacional falido, precário, que ao invés de unir, fragmenta, “diaspora”. A pesquisa aconteceu em formato de extensão universitária e contou com a parceria de escolas na cidade de João Pessoa/Brasil. Atendendo cerca de 120 crianças em processo de formação institucional básica, o projeto, intitulado Bri ncando Capoeira , partiu com a premissa de que a capoeira angola guarda em si mesmo uma potência cultural educativa ecológica. Discute-se assim, um ideal de escola dedicada ao ensino com crianças e jovens, como um território potencialmente favorável à autoexpressão, ao convívio mais interativo e integrado com os outros e a natureza menos alterada. A partir de métodos fundamentados na pesquisa-ação e na etnografia, remonta-se narrativas correspondentes às situações que foram experienciadas na práxis cotidiana, sendo imprescindíveis durante todo processo, os relatórios de experiência, as anotações em diários de campo, bem como transcrições das falas dos mestres, educadoras e educadores com quem tivemos em situações de aprendizagem. Chegou-se a um conceito ecológico do Jogo da Capoeira Angola , apresentada como tese e proposição pedagógico-didática. Considerados como dados icônico-imagéticos, os registros fotográficos das situações de aula junto às crianças delinearam as impressões interpretativas das situações lúdicas, feitas a partir da memória afetiva resultante das experiências e experimentações vivenciadas. A esperança é que este trabalho possa, além de inspirar à crença no Ser Humano, na sua presença mais sensível ao mundo, sirva para o fortalecimento da capoeira – essa Roda dos S aberes – nas escolas e outros espaços similares, revolucionando pensamentos, recivilizando pessoas, transformando corporeidades. |
Abstract: | ABSTRACT
This study represents the interest in the play riddles, being this a state of grace and poetry. It brings propositions about the “act of educate” under a ecologic perspective, rising up creativity, the socioenviromental interaction, the emotional-solidary compromise and the reference of poplar tradition knowledge, the main strands for a Eco-educational practice. Sustaining the reflections under a phenomenological bias, the ludic appears from the concept of a creative living that is fuller and more integrated to the life flow. Considering the field experience and the dialectic fruition found in practice with the theory, the reflections land on the learning process. Capoeira Angola, a popular traditional game, appears as the study‟s epicenter. It‟s philosophy, covered by a set of traditional knowledge, basetheir own and free autonomy to the sense of community and the selfimprovement, aspects addressed in the research and developed in a participatory way with children of different ages. This action aimed the strengthening of the premise that the practice of capoeira at school greatly helps the implementation of Laws 10.639/2003 and 11.645/2008, which deal with the theme "Afro-Brazilian and Native History and Culture". Besides acting in a significant way in the generation of a more sustainable and harmonious posture, facing the challenges of coexistence with the world. It was in the interest of the study to try out coordinated pedagogical actions adopted in alternative perspectives to the prevalent teaching model in Brazilian private or public schools. We address in the study the problem of a failed, precarious educational system that, instead of uniting, fragments, "diaspora". The research took place in a university extension format and featured the partnership of schools in the city of João Pessoa / Brazil. Reaching about 120 children in the process of basic institutional education, the project, entitled Brincando Capoeira, started with the premise that capoeira angola keeps in itself an ecological educational cultural power. Thus, we discuss an ideal school dedicated to teaching children and young people as a territory that is potentially friendly to self-expression, to more interactive and integrated living with others, and to less altered nature. Starting from methods based on action-research and ethnography, it traces back to narratives corresponding to the situations experienced in daily praxis, being the experience reports, notes in field journals, as well as transcriptions of speeches from masters and educators we have been in learning situations essential during the process. We presented an ecological concept of the Capoeira Angola Game as a thesis and pedagogicaldidactic proposal. Considered as iconic-imagery data, the photographic records of the classroom situations with the children traced the interpretive impressions of the playful situations, made from the emotional memory resulting from the experiences lived. The expectancy is that this work may serve, in addition to inspiring the belief in the Human Being, in its most sensitive presence to the world, to strengthen capoeira - this Circle of Knowledge – at the schools and other similar spaces, revolutionizing thoughts, re-civilizing people, transforming corporeities. RÉSUMÉ Ce travail représente l'intérêt pour les énigmes de Play Capoeira, je comprends cet état de grâce et de poésie. Il apporte des propositions sur "l'acte d'éduquer" d'un point de vue écologique, en stimulant la créativité, les interactions socio-environnementales, l'engagement solidaire-affectif et la référence à la connaissance des traditions populaires, axes d'une pratique éco-éducative. Soutenant les réflexions sous un biais phénoménologique, le ludique émerge du concept de vie créatrice. Considérant l'expérience de terrain et les résultats dialectiques donnés dans la pratique avec la théorie, les réflexions retombent sur le processus d'apprentissage. La Capoeira Angola, jeu de tradition populaire, apparaît comme l'épicentre des études. Sa philosophie, englobée dans un ensemble de connaissances traditionnelles, jette les bases de l‟autonomie et de la liberté, du sens de la communauté et de l‟amélioration de soi. Dans cette action de recherche, nous avons assisté au renforcement du principe selon lequel la pratique de la capoeira à l'école facilite grandement la mise en œuvre des lois 10.639 / 2003 et 11.645 / 2008, qui traitent du thème "Histoire et culture afro-brésiliennes et autochtones". En outre, il contribue à la formation intégrale, agit dans sa posture devant le monde et fait une bonne différence. Il était intéressant d'étudier les coordonnées des actions pédagogiques adoptées dans des perspectives alternatives au modèle d'enseignement qui prévaut dans les écoles brésiliennes aujourd'hui. Le problème d'un système éducatif défaillant et précaire qui, au lieu d'unir des fragments, constitue une "diaspora" est abordé dans l'étude. La recherche a été réalisée dans un format d'extension universitaire et n'a été possible que grâce au partenariat établi avec les écoles partenaires de la ville de João Pessoa / Brésil. En prenant soin d‟environ 120 enfants en cours de formation institutionnelle de base, l‟action a été lancée sur la prémisse que la capoeira angola conserve en soi un pouvoir culturel éducatif et écologique. L‟école fait l‟objet d‟une discussion, en particulier celle consacrée à l‟enseignement aux enfants et aux jeunes, un territoire potentiellement favorable à l‟expression de soi, à une vie plus interactive et intégrée. Sur la base de méthodes basées sur la recherche-action et l'ethnographie, nous étudions les récits correspondant aux situations vécues dans la pratique quotidienne. Cela a été essentiel tout au long du processus: des rapports d‟expérience, des notes dans des journaux de terrain, ainsi que des transcriptions des discours des enseignants, des éducateurs et des éducateurs avec qui nous avions des connaissances en situation d‟apprentissage. Un concept écologique du jeu de Capoeira en Angola a été présenté, présenté sous forme de thèse et de proposition pédagogique et didactique. Considérées comme des données iconiques, les archives photographiques de situations en classe avec des enfants décrivent les impressions interprétatives de situations ludiques, créées à partir de la mémoire affective résultant d‟expériences vécues. L‟espoir est que ce travail, en plus d‟inspirer la croyance en l‟être humain, dans sa présence la plus sensible au monde, serve à renforcer la capoeira angola - cette roue de la connaissance - dans les écoles et autres espaces similaires, en révolutionnant , transformant les sociétés. |
Palavras-chave: | Brincar Aprendizagem Corporeidade Capoeira Angola Ecoeducação Play Learning Corporeity Ecoeducation Jouer L'apprentissage Interação socioambiental Educação não formal - Corporeidade Aprendizagem lúdica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15858 |
Data do documento: | 31-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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