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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15353
Tipo: Tese
Título: Crianças, infâncias e culturas infantis : epistemologias e subjetividades em narrativas fotoetnográficas
Autor(es): Coelho, Fernanda Mendes Cabral Albuquerque
Primeiro Orientador: Dias, Adelaide Alves
Resumo: Esta pesquisa investiga as imagens e fotografias que revelam concepções sobre crianças e infâncias construídas e propagadas pelas Ciências Sociais e Humanas pertencentes à estudos e pesquisas científicas relacionadas às culturas infantis contemporâneas e suas singularidades, bem como, discute as concepções de crianças e infâncias presentes na indústria cultural e midiática digital que repercutem diretamente na formação das culturas infantis. Assim, trava uma discussão no âmbito das abordagens clássicas da Sociologia, Antropologia Visual e Fotoetnografia em diálogo com as perspectivas epistemológicas atuais da Sociologia da Infância que desbrava um novo paradigma social na Ciência moderna para os estudos da criança. Metodologicamente se caracteriza como uma pesquisa transdisciplinar de abordagem interpretativa e método fotoetnográfico, que combinou diferentes estratégias de geração, tratamento e análise de dados. Em vista disso, inicialmente foi proposto o movimento de análise e interpretação memento, que foi confrontado e discutido à luz do rigor interpretativo, transdisciplinar multireferencial e crítico-cultural da Cultura Visual tendo suas implicações discorridas em três campos investigativos: a imagem; a fotografia e a Fotoetnografia; a História, a Sociologia da Infância e a Cultura Visual; a Fotoetnografia numa perspectiva autobiográfica e o protagonismo infantil. Cada campo exigiu estratégias metodológicas específicas, desde pesquisa documental, pesquisa fotoetnográfica e pesquisa fotoetnográfica autobiográfica que teve como sujeito 1 criança, com 6 anos de idade, residente em João Pessoa. A produção de narrativas fotoetnográficas em cada campo de análise permitiu o conhecimento, aprofundamento e desvelamento interpretativo da realidade da infância refletida na imagem da criança legitimando-se, assim, como uma estratégia metodológica potencial para estimular a interpretação e compreensão das identidades, subjetividades e alteridades da criança produzidas nos entre-lugares e entre-culturas da infância. Em vista disso, foi constatado que as narrativas fotoetnográficas de crianças, em cada tempo histórico e contexto cultural desvelam e legitimam um protagonismo criativo e subversivo nas relações de alteridade constituídas durante a infância, desse modo, as crianças têm desenvolvido formas de participação e enfrentamento das circunstâncias culturais e sociais das quais participa, o que consiste numa nova imagem sociológica - a da criança protagonista, um criança que subverte os limites e imposições das culturas visuais e de forma criativa reinventa modos de ser e de viver na contemporaneidade.
Abstract: This research promotes epistemological and empirical interlocutions on the conceptions of children, childhood and children's cultures through photoetnographic narratives. It holds discussions within the classical approaches of Sociology, Visual Anthropology and Photoetnography in dialogue with the current epistemological perspectives of the Sociology of Childhood that breaks a new social paradigm in modern Science for the studies of the child. Methodologically it is characterized as a transdisciplinary research of interpretative approach and photoetnographic method, that combined different strategies of generation, treatment and data analysis. In view of this, the memento analysis and interpretation movement was initially proposed, which was confronted and discussed in the light of the interpretive, transdisciplinary and critical-cultural rigor of Visual Culture, having its implications discussed in three complementary analytical fields: the first one comprises the image, photography and Photoetnography; the second relates to the Social History of Childhood, the Sociology of Childhood and Visual Culture; and the third presents Photoetnography in an autobiographical perspective as a research strategy with children. Each analytical field required specific methodological strategies, ranging from documentary research, photonnographic research and autobiographical photoetnographic research, the latter of which had as subject one 6-year-old children living in João Pessoa. Thus, the production of photoetnographic narratives in each field of analysis allowed the knowledge, deepening and interpretive disclosure of the reality of childhood reflected in the image of the child thus legitimizing itself as a potential methodological strategy to stimulate the interpretation and understanding of identities, subjectivities and alterities of the child produced in the inter-places and between-cultures of childhood. In view of this, it was found that the photoetnographic narratives of children, in each historical time and cultural context reveal and legitimize a creative and subversive protagonism in the relationships of otherness constituted during childhood, thus, children have developed forms of participation and coping with cultural and social circumstances in which he participates, which is the defense of a new sociological image - that of the child protagonist, a child who subverts the limits and impositions of visual cultures and creatively reinvents ways of being and living in the contemporary world.
Esta investigación investiga las imágenes y fotografías que revelan concepciones sobre niños e infancias construidas y propagadas por las Ciencias Sociales y Humanas pertenecientes a estudios e investigaciones científicas relacionadas a las culturas infantiles contemporáneas y sus singularidades, así como, discute las concepciones de niños e infancias presentes en la industria cultural y mediática digital que repercuten directamente en la formación de las culturas infantiles. En este sentido, se plantea una discusión en el ámbito de los enfoques clásicos de la Sociología, Antropología Visual y Fotoetnografía en diálogo con las perspectivas epistemológicas actuales de la Sociología de la Infancia que desbraba un nuevo paradigma social en la Ciencia moderna para los estudios del niño. Metodológicamente se caracteriza como una investigación transdisciplinaria de enfoque interpretativo y método fotoetnográfico, que combinó diferentes estrategias de generación, tratamiento y análisis de datos. En vista de ello, inicialmente se propuso el movimiento de análisis e interpretación recuerdo, que fue confrontado y discutido a la luz del rigor interpretativo, transdisciplinario multireferencial y crítico-cultural de la Cultura Visual teniendo sus implicaciones discursivas en tres campos investigativos: la imagen; la fotografía y la fotoetnografía; la historia, la sociología de la niñez y la cultura visual; la Fotoetnografía en una perspectiva autobiográfica y el protagonismo infantil. Cada campo exigió estrategias metodológicas específicas, desde investigación documental, investigación fotoetnográfica e investigación fotoetnográfica autobiográfica que tuvo como sujeto a 1 niños de 6 años de edad residente en João Pessoa. La producción de narrativas fotoetnográficas en cada campo de análisis permitió el conocimiento, profundización y desvelamiento interpretativo de la realidad de la infancia reflejada en la imagen del niño legitimándose, así como una estrategia metodológica potencial para estimular la interpretación y comprensión de las identidades, subjetividades y alteridades del niño producido en los entrelugares y entre-culturas de la infancia. En vista de ello, se constató que las narrativas fotoetnográficas de niños, en cada tiempo histórico y contexto cultural, desvelan y legitiman un protagonismo creativo y subversivo en las relaciones de alteridad constituidas durante la infancia, de modo que los niños han desarrollado formas de participación y enfrentamiento las circunstancias culturales y sociales de las que participa, lo que consiste en una nueva imagen sociológica - la del niño protagonista, un niño que subvierte los límites e imposiciones de las culturas visuales y de forma creativa reinventa modos de ser y de vivir en la contemporaneidad.
Palavras-chave: Imagem
Fotoetnografia
Crianças
Infâncias
Culturas infantis
Fotoetnografia autobiográfica
Child
Childhood
Child cultures
Image
Photoetnography
Autobiographical photoetnography
Sociology of childhood
Child protagonist
Imagen
Photoethnography
Los niños
Infancias
Culturas infantiles
Photoethnography autobiográfica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15353
Data do documento: 26-Fev-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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