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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16043
Tipo: | Tese |
Título: | Educação ambiental crítica: círculos de cultura na formação continuada docente |
Autor(es): | Oliveira, Laryssa Abílio |
Primeiro Orientador: | Abílio, Francisco José Pegado |
Resumo: | A educação ambiental crítica na formação continuada de professores, atrelada à concepção dos círculos de cultura de Freire em, são importantes para promoção de locais de diálogo (reflexão) e ação (prática), para que estas ideias possam ser disseminadas para além dos muros destas instituições, contribuindo assim para uma escola sustentável. O objetivo principal da tese foi desenvolver, em uma escola pública, uma proposta de educação ambiental crítica, a partir da metodologia dos círculos de cultura de Freire, constituindo espaços de formação continuada docente que possibilitem engajamento e integração em toda comunidade escolar. O estudo foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Roberto Borges de Souza, com o corpo docente e os representantes da escola e da comunidade. O estudo procurou abranger todos os docentes da escola, sendo desenvolvido nos três turnos (manhã, tarde e noite), iniciou-se em fevereiro de 2015 e se estendeu até julho de 2017. A abordagem da pesquisa é qualitativa; o método escolhido foi o etnográfico que possibilitou o entendimento dos fatos, permitindo documentar o não documentado e, para a análise dos dados, utilizou-se a teoria fundamentada com a análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa contou com quatro etapas principais: 1° Levantamento das condições estruturais da escola, identificação do perfil dos professores e enumeração das dificuldades e potencialidades da escola para o andamento do projeto (Questionário); 2° Delimitação e desenvolvimento dos temas a serem trabalhados na formação continuada de docentes (Círculos de aprendizagem e cultura de Freire); 3° Formação da Com-Vida na escola (Grupo focal - Representantes dos atores da escola e da comunidade) e 4° Análise comparativa dos projetos dos docentes (desenvolvidos antes e durante o desenvolvimento da tese). Diante dos resultados obtidos, pode-se concluir que o Projeto Escolas Sustentáveis, no decorrer do ano de 2015, 2016 e 2017, proporcionou melhoria contínua da qualidade do ensino na escola alvo do projeto, contribuindo para a implantação de uma modalidade de aprendizagem crítica e transformadora, no entanto, muitos foram os percalços que impediram uma vivência contínua em EA, comprometendo o esperado andamento da pesquisa. Percebeu-se que alguns docentes já buscavam trabalhar a EA na escola, mas a faziam de forma isolada, disciplinar, entretanto, com a vivência das formações baseadas nos círculos de cultura e com a proposta das escolas sustentáveis, foi possível uma construção e vivência de projetos interdisciplinares, proporcionando uma experiência nova, pautada no que recomenda o tema. Acerca dos projetos desenvolvidos pelos docentes, observou-se que estes o realizaram sob diversos aspectos, principalmente depois das formações – ambientais, sociais, econômicos, culturais; abrindo assim espaço para a construção de um currículo que educa, que percebe seu meio e o aproxima da escola. Para o fortalecimento de uma educação ambiental crítica, pautada nas escolas sustentáveis e na cidade educadora, é necessário não apenas compreender os limites e as potencialidades da escola, mas construir pontes que levem ao fortalecimento das vertentes do currículo, gestão e edificações. Peregrina-se, assim, para a necessidade de repensar e traçar estratégias que permitam aos docentes repensarem suas práticas educativas e percebam a importância de se trabalhar uma educação crítica, contextualizada capaz de formar cidadãos corresponsáveis pelo que acontece com eles e com o mundo. |
Abstract: | The Critical environmental education in the continuing formation of teachers linked to the conception of Freire's culture circles in schools is important for the promotion of places of dialogue (reflection) and action (practice), so these ideas can be disseminated beyond the walls of these institutions , thus contributing to a sustainable school. The main objective of the thesis was to develop in a public school, a proposal of critical environmental education based on the methodology of Freire 's culture circles, constituting spaces of continuous teacher education that allows for engagement and integration in the whole school community. The study was developed in the public School of Primary and Secondary Education João Roberto Borges de Souza, with the faculty and representatives of the school and community. The study sought to reach all teachers of the school, being developed in the three shifts (morning, afternoon and night), started in February 2015 and extended until July 2017. The research approach is qualitative; the method chosen was the ethnographic one that enabled the understanding of the facts, allowing to document the undocumented and for the analysis of the data was used the theory grounded with the content analysis of Bardin. The research had four main stages: 1st Survey of the structural conditions of the school, identification of the profile of the teachers and enumeration of the difficulties and potentialities of the school for the progress of the project (Questionnaire); 2 ° Delimitation and development of the subjects to be worked in the continuing formation of teachers (Learning and culture circles of Freire); 3 ° Formation of Com-Vida in the school (Focus group - Representatives of the school and community actors) and 4th Comparative analysis of teachers' projects (developed before and during the development of the thesis). In view of the obtained results, it can be concluded that the Sustainable Schools Project, during the year 2015, 2016 and 2017, provided a continuous improvement of the quality of teaching in the target school, contributing to the implementation of a critical and transforming learning modality , however, many were the mishaps that prevented a continuous experience in EE (Environmental Education) compromising the expected progress of the research. It was noticed that some teachers already tried to work the EE in the school, but did it in an isolated, disciplinary way, however, with the experience of the formations based on the culture circles and with the proposal of the sustainable schools, it was already possible a construction and experience of interdisciplinary projects, providing a new experience, based on what recommends the theme. Regarding the projects developed by the teachers, it was observed that they do it in several aspects, mainly after the formations - environmental, social, economic, cultural; thus opening a space for the construction of a curriculum that educates, which perceives its environment and brings it closer to the school. In order to strengthen a critical environmental education based on sustainable schools and the educating city, it is necessary not only to understand the limits and potentialities of the school, but also to build bridges that will strengthen the curriculum, management and buildings. Thus, we are thinking about the need to rethink and devise strategies that allow teachers to rethink their educational practices and realize the importance of working in a critical, contextualized education capable of forming responsible citizens for what happens to them and to the world. |
Palavras-chave: | Educação Educação Ambiental Crítica Formação Continuada Docente Círculos de Cultura Escolas Sustentáveis Critical Environmental Education Continuing Formation of Teacher Circles of Culture Sustainable Schools Educação ambiental Formação continuada Formação docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16043 |
Data do documento: | 7-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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