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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15179
Tipo: Tese
Título: Educação do campo para convivência com o semiárido potiguar: semeando possibilidades através de práticas contra-hegemônicas da licenciatura interdisciplinar em educação do campo na UFERSA
Autor(es): Pereira, Linconly Jesus Alencar
Primeiro Orientador: Batista, Maria do Socorro Xavier
Resumo: A construção no imaginário social coletivo do semiárido como um espaço de seca, sofrimento, fome e miséria foi enraizado nas mentes e na cultura brasileira. Esse estereótipo do flagelo, atrelado aos homens e mulheres do semiárido, não configura a luta e a resistência das populações nordestinas, não traduz a sua cultura, os saberes, as tradições, os conhecimentos que fazem parte da realidade semiárida. Nesse contexto, nasce essa investigação que tem como ponto inicial nossa prática docente no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (Ledoc), no campus central da Ufersa, na cidade de Mossoró-RN. Traçamos, como objetivo geral desse trabalho, analisar as contribuições da Ledoc para a promoção de um projeto societário, popular e contra-hegemônico que fortalece a agricultura familiar a partir das práticas educativas para a convivência com o semiárido. Centramos como lócus de investigação o município de Apodi, por percebermos, a partir da fala dos sujeitos da pesquisa/estudantes da Ledoc, as estratégias de luta e resistência dos/as agricultores/as familiares frente às expansões intensivas do agronegócio da fruticultura irrigada nessa região e a luta dos movimentos sociais camponeses. Utilizamos como elemento estruturador a abordagem teórica do método do materialismo histórico-dialético, mas também fizemos uso das técnicas de investigação e coleta de dados, a partir do diário de campo e de entrevistas semiestruturadas e questionários on-line. Esse cenário nos permitiu desenvolver esta pesquisa de cunho qualitativo em dois momentos de investigação, sendo o primeiro no tempo-escola/universidade e o segundo em tempo-comunidade, possibilitando-nos compreender, refletir, vivenciar e investigar estratégias de convivência com o semiárido, desenvolvidas no território da Chapada do Apodi. Apontamos, na finalização deste trabalho, elementos que basilam nossa tese, nos fazendo afirmar que a educação do campo desenvolvida pela Ledoc possibilitou às/aos estudantes do município de Apodi a compreensão de um projeto societário contra-hegemônico de fortalecimento da agricultura familiar através das práticas educativas para a convivência com o semiárido embasadas na educação popular e na educação do campo.
Abstract: The collective social imaginary construction of the Semiarid as a space of drought, suffering, hunger and misery was rooted in Brazilian minds and culture. This stereotype of the scourge, linked to the men and women of the Semiarid, doesn´t shape the struggle and resistance of the Northeastern populations, does not figure out their culture, knowledge, traditions, knowledge. That is part of the Semiarid reality. In this context, this research begins with our teaching practice in the Education College of the Central Ufersa campus, located in Mossoró-RN. We draw as a general objective of this work, to analyze the contributions of Ledoc to the promotion of a social, popular counter-hegemonic project that strengthens Family Agriculture based on educational practices for coexistence with the the Semiarid. We take a look in Apodi Village as an investigation subject, as we understand from the speech of the research subjects/students of Ledoc, the strategies of struggle and resistance of the family farmers against the intensive expansion of agribusiness of the irrigated fruit region and the struggle of peasant social movements. We used as a structuring element the theoretical approach of the historical-dialectical materialism method, but also made use of field diaries and semistructured interviews as elements of data collection. This scenario allowed us to develop this qualitative research in two research moments, being the first in the school/university time and the second in community time, enabling us to understand, reflect, experience and investigate the strategies of coexistence with the semiarid developed in the territory of Chapada do Apodi. We propose, based in our thesis conclusion that the Field Education developed by Ledoc made it possible Apodi Village understood a hegemonic social project to strengthen Family Agriculture through educational practices for the coexistence with the Semiarid based on the Popular Education and the Education of the Country.
Palavras-chave: Práticas educativas
Convivência com o Semiárido
Educação do campo
Licenciatura interdisciplinar
Agricultura familiar
Educational practices for coexistence with the Semiarid
Interdisciplinary Degree in Field Education
Family farming
Ensino Superior - Prática docente
Movimentos sociais
Educação - Práticas educativas
Grupo familiar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15179
Data do documento: 2-Jul-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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