Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13052
Tipo: Tese
Título: Gestão democrática e projeto político-pedagógico: aproximações nas escolas públicas no município de João Pessoa – PB
Autor(es): Guedes, Marcia Lustosa Felix
Primeiro Orientador: Rodrigues , Janine Marta Coelho
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar o processo do gestor escolar escolhido de forma democrática e as relações com o projeto político-pedagógico contribui para a melhoria da Escola Pública do Município de João Pessoa–PB, e que são previstos por lei (Constituição Federal de 1988 e Lei de nº. 9.394/96). Essa pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, onde utilizamos entrevistas aplicadas a quatro gestores, quatro professores de quatro escolas municipais distintas, e com o Diretor da DGC, realizamos e anotamos sobre o processo de gestão democrática na visão desses profissionais. Para a abordagem teórica, nos fundamentamos com as ideias de Rousseau, Gramsci; Boaventura de Sousa Santos; Luiz Fernandes Dourado, Paulo Freie, Ilma Passos Veiga e outros. Os dados foram discutidos a luz da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que o processo de gestão democrática contribui substancialmente para a melhoria das dinâmicas das escolas publicas municipal, embora, no contexto atual o gestor seja indicação dos órgãos externos, ainda demande luta, experiência e vivência da comunidade escolar principalmente na participação do PPP, para construir uma prática permanente de reflexão sobre as ações educativas e a formação voltada para a participação, envolvimento e formação crítica dos atores escolares.
Abstract: The purpose of this study was to analyze the process of the democratically chosen school manager and the relationship with the political-pedagogical project contributes to the improvement of the Public School of the Municipality of João Pessoa-PB, and which are provided by law (Federal Constitution of 1988 and Law No. 9,394 / 96). This qualitative, descriptive and exploratory research, where we used interviews applied to four managers, four teachers from four distinct municipal schools, and the Director of the DGC, we carried out and recorded about the process of democratic management in the view of these professionals. For the theoretical approach, we base ourselves on the ideas of Rousseau, Gramsci; Boaventura de Sousa Santos; Luiz Fernandes Dourado, Paulo Freie, Ilma Passos Veiga and others. The data were discussed in light of Bardin's Content Analysis. The results showed that the process of democratic management contributes substantially to the improvement of the dynamics of the municipal public schools, although in the current context the manager is an indication of the external organs, still demands struggle, experience and experience of the school community mainly in the participation of the PPP, to construct a permanent practice of reflection on the educational actions and the formation directed to the participation, involvement and critical formation of the school actors.
El propósito de este estudio fue analizar el proceso de la escuela de idiomas elegido y la relación con el tema político-político sobre las mejoras de la escuela pública de la municipalidad de João Pessoa-PB, y que se proporcionan por ley Constitución de 1988 y Ley No. 9,394 / 96). En la mayoría de los casos, la mayoría de las personas que se dedican a la enseñanza de la enseñanza primaria y secundaria, a las personas con discapacidad, Para el enfoque del enfoque, se basan en las ideas de Rousseau, Gramsci; Boaventura de Sousa Santos; Luiz Fernandes Oro, Paulo Freie, Ilma Passos Veiga y otros. La fecha fue discutida en el contexto de Bardin's Content Analysis. Los resultados muestran que el proceso de gestión de la gestión de los recursos relacionados con las mejoras de la dinámica de las municipalidades públicas públicas, aunque en el contexto actual el administrador es una indicación de las externalidades, la situación, la experiencia y la experiencia de la comunidad de la comunidad en la participación del PPP, a construir una práctica permanente de reflexión sobre las iniciativas y la formación dirigidas a la participación, la participación y la crítica de la escuela.
Palavras-chave: Gestão democrática
Projeto político-pedagógico
Participação
Comunidade escolar
Democratic management
Political-pedagogical project
Participation
School community
La participación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13052
Data do documento: 18-Mai-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons