Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20053
Tipo: Tese
Título: Profissão, currículo e projeto pedagógico de curso: perfil do bacharelado em radialismo no Brasil
Autor(es): Mafaldo, Norma Maria Meireles Macêdo
Primeiro Orientador: Andrade, Fernando Cézar Bezerra de
Primeiro Coorientador: Martins, Nair Prata Moreira
Resumo: A formação de radialista em cursos de bacharelados foi iniciada na década de 1960 e regulamentada em 1978, no quarto currículo mínimo de Comunicação Social. Em sua trajetória, os cursos de Radialismo passaram por períodos de expansão e retração. O momento atual, iniciado em 2010, é de transformação pela mudança de nomenclatura para Rádio, TV e Internet (RTVI). No cenário em que a profissão passa por transformações, tanto a formação quanto o exercício profissional do radialista são campos de disputas: neste cenário, a falta de novas Diretrizes Curriculares Nacionais é determinante. Afirma-se, como tese, que o perfil dos cursos de Radialismo no Brasil é diverso, heterogêneo e em transformação, evidenciando uma crise de identidade do Radialismo, diretamente relacionada à crise de identidade do radialista, em contexto de rápidas mudanças tecnológicas e econômicas, cujos reflexos aparecem nos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Estes documentos idealizam a formação de seus egressos, cujo exercício profissional vive tensões entre demandas do mercado de trabalho, de um lado, e os ideais profissionais agregados ao perfil desse especialista pelas Instituições de Ensino Superior, de outro. Essas tensões transparecem nos contrapontos entre as normatizações preestabelecidas nacionalmente e as possibilidades de construção de conhecimento a partir da realidade local. Problematiza-se o perfil do bacharelado em Radialismo no Brasil atualmente, num contexto de contradições e mediações entre o mercado e os desenvolvimentos tecnológico-culturais, de um lado, e o ritmo das políticas educacionais, de outro. A abordagem é interpretativa, utilizando-se análise de conteúdo de 18 Projetos Pedagógicos de Curso de quatro regiões do país. Os dados foram coletados com múltiplas estratégias em etapas sucessivas, experimentadas conforme a disponibilidade e a resistência apresentadas pelas Instituições de Ensino Superior. Os documentos foram examinados a partir de um modelo analítico próprio, recorrendo-se ao aplicativo Maxqda, para análise transversal dos documentos, gerando nuvens, tabelas e planilhas (que originaram gráficos), cuja leitura permitiu a descrição e a análise do perfil atual. Esse perfil caracteriza-se por uma oferta com distribuição polarizada geográfica, política e economicamente, de modo a concentrar poder nas regiões Sudeste e Sul do país. Ele evidencia uma formação do radialista que o prepara para uma posição subalterna na hierarquia das profissões voltadas para o campo da Comunicação Social, destacando-se também uma condição de outsider das identidades do radialista e do curso de Radialismo. Os Projetos Pedagógicos de Curso também revelam processos de transformação identitária que apresentam contradições, avanços e permanências no tocante àquela subalternidade e à organização do próprio campo acadêmico e profissional da Comunicação Social. As reflexões acerca da proposta de estudo dialogam com autores da área dos Estudos Culturais da Educação e da Comunicação que analisam conceito identidade, currículo, projeto pedagógico, história e legislação da profissão e do curso, pretendendo pensar o ensino superior da profissão de radialismo no Brasil. Conclui se que a tese se confirmou a partir do delineamento do perfil do bacharelado em Radialismo na sua atual configuração, contribuindo para aperfeiçoarem-se as políticas educacionais que formam o radialista no Ensino Superior brasileiro, a exemplo das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso, que aguardam elaboração.
Abstract: The Bachelor's degree in Broadcasting began at the Brazilian universities in the 1960s, and was regulated in 1978, in the fourth curriculum minimum of Social Communication. In its trajectory, the Broadcasting courses underwent periods of expansion and retraction. Initiated in 2010, the current moment is of transformation by the change of nomenclature for Radio, TV and Internet (RTVI). In a scenario where the profession undergoes transformations, both the training and the professional exercise of the broadcaster are areas of contention: in this scenario, the lack of new National Curricular Guidelines is decisive. This dissertation claims that the profile of the Broadcasting courses in Brazil is diverse, heterogeneous and in transformation, evidencing an identity crisis of Broadcasting, directly related to the identity crisis of the broadcasters themselves, in the context of rapid technological and economic changes, whose reflexes appear in the Pedagogical Projects of the Courses. These documents idealize the training of their graduates, whose professional practice is subject to tensions between the demands of the labor market and the professional ideals added to the profile of this specialist by Higher Education Institutions. These tensions appear in the counterpoints between nationally established norms and the possibilities of building knowledge from the local reality. This dissertation problematizes the profile of the current Broadcasting courses in Brazil, in a context of contradictions and mediations between the market and the technological-cultural developments, on the one hand, and the rhythm of educational policies, on the other. The approach is interpretative, using content analysis of 18 Pedagogical Projects from four regions of the country. Data were collected with multiple strategies in successive stages, tested according to availability and resistance presented by Higher Education Institutions. The documents were examined from an own analytical model, using the Maxqda app for transversal analysis of the documents, generating clouds, tables and spreadsheets (which resulted in graphs), thus allowing the description and analysis of the current profile. This profile indicates an offer with geographically, politically and economically polarized distribution, in order to concentrate power in the Southeast and South regions of the country. It shows an academic education that prepares the broadcaster to a subaltern position in the hierarchy of Social Communication professions, creating a condition of outsider for the identities of the broadcaster and of the Broadcasting Course. The Pedagogical Projects also reveal processes of identity transformation that present contradictions, advances and permanence in relation to the subalternity and the organization of the academic and professional field of Social Communication. The reflections about the study proposal dialogue with authors from the area of Cultural Studies of Education and Communication who analyze concepts of identity, curriculum, pedagogical project, history and legislation of the profession and of the course, thinking about the higher education of broadcasting profession in Brazil. The theory is confirmed from the outline of the Broadcasting course profile in its current configuration, contributing to improve the educational policies that form the broadcaster at the Brazilian Higher Education, such as the National Curricular Guidelines for the course, which are awaiting elaboration.
RESUMEN La formación del locutor de radio en cursos de bachilleratos se inició en la década de 1960 y fue reglamentada en 1978, en el cuarto currículo mínimo de Comunicación Social. En su trayectoria, los cursos de Radiodifusión pasaron por periodos de expansión y retracción. El momento actual, iniciado en 2010, es de transformación por la mudanza de nomenclatura para Radio, TV e Internet (RTVI). En el escenario en que la profesión pasa por transformaciones, tanto la formación como el ejercicio profesional del locutor de radio son campos de disputa: em este escenario, la falta de nuevas Directrices Curriculares Nacionales es determinante. Se afirma, como tesis, que el perfil de los cursos de Radiodifusión en Brasil es diverso, heterogéneo y en transformación, evidenciando una crisis de identidad de la Radiodifusión, diretamente relacionada a la crisis de identidad del locutor de radio, en un contexto de rápidas mudanzas tecnológicas y económicas, cuyos reflejos aparecen en los Proyectos Pedagógicos de los Cursos. Estos documentos idealizan la formación de sus egresados, cuyo ejercicio professional vive tensiones entre demandas del mercado de trabajo, de un lado, y los ideales profesionales agregados al perfil de ese especialista por las Instituciones de Educación Superior, de otro. Esas tensiones trasparecen en los contrapuntos entre las normalizaciones preestabelecidas nacionalmente y las posibilidades de construcción de conocimiento a partir de la realidad local. Se problematiza el perfil del bachillerato en Radiodifusión en Brasil actualmente, en um contexto de contradicciones y mediaciones entre el mercado y los desenvolvimentos tecnológico-culturales, por un lado, y el ritmo de las políticas educacionales, por otro. El abordaje es interpretativo, se emplea el análisis de contenido de 18 Proyectos Pedagógicos del Curso de cuatro regiones del país. Los datos fueron colectados con múltiples estrategias em etapas sucesivas, experimentadas conforme la disponibilidad y la resistencia presentadas por las Instituciones de Educación Superior. Los documentos fueron examinados a partir de um modelo analítico propio, recurriéndose al aplicativo Maxqda, para el análisis transversal de los documentos, generando nubes, tablas y planillas (que originaron gráficos), cuya lectura permitió la descripción y el análisis del perfil actual. Ese perfil se caracteriza por una oferta com distribución polarizada geográfica, política y económica, de modo que concentre poder en las regiones Sudeste e Sul del país. Dicho perfil evidencia una formación del locutor de radio que le prepara para una posición subalterna en la jerarquía de las profesiones dirigidas para el campo de la Comunicación Social, se destaca también una condición de outsider de las identidades del locutor de radio y del curso de Radiodifusión. Los Proyectos Pedagógicos del Curso también revelan procesos de transformación de identidad que presentan contradicciones, avances y permanencias en lo tocante a aquella subalternidad y a la organización del propio campo académico y profesional de la Comunicación Social. Las reflexiones acerca de la propuesta del estudio dialogan con autores del área de los Estudios Culturales de la Educación y de la Comunicación que analizan aspectos como el concepto identidad, currículo, proyecto pedagógico, historia y legislación de la profesión y del curso, pretendiendo pensar en la enseñanza superior de la profesión de locutor de radio en Brasil. Se concluye que la tesis se confirmó a partir del delineamiento del perfil del Bachillerato en Radiodifusión en su actual configuración, contribuyendo para perfeccionar las políticas educacionales que forman al locutor de radio en la Educación Superior brasileña, a ejemplo de las Directrices Curriculares Nacionales para el curso, que esperan su elaboración.
Palavras-chave: Bacharelado
Radialismo
Perfil
Projeto pedagógico de curso
Identidade profissional
Bachelor's degree
Broadcasting
Profile
Pedagogical project
Professional identity
Bachillerato
Radiodifusión
Proyecto pedagógico del curso
Identidad profesional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso embargado
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20053
Data do documento: 10-Jul-2018
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NormaMariaMeirelesMacêdoMafaldo_Tese.pdf10,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons