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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18349
Tipo: Tese
Título: “A Deus pela sciencia; à sciencia por Deus”: os discursos religiosos e científicos do Colégio Diocesano Pio X - Paraíba (1910 - 1954)
Autor(es): Santos, Alexandro dos
Primeiro Orientador: Cury, Cláudia Engler
Resumo: A presente tese insere-se no campo de pesquisa da História da Educação e analisa os discursos religiosos elaborados pelo Colégio Diocesano Pio X que se ampararam nos dizeres e fazeres da ciência para conduzir as culturas higiênicas, físicas e cívicas no intuito de promover uma cultura escolar no período de 1910 a 1954, gestando, por sua vez, uma sensibilidade escolar para um corpo discente dito forte, são e saudável. Para tanto, problematizo os discursos médicos, religiosos, cívicos, patrióticos, militaristas e pedagógicos que circularam nas páginas de jornais, revistas e anuários produzidos na Paraíba durante o recorte proposto pela pesquisa, a saber: A União, A Imprensa, a Revista do Ensino da Paraíba, Atualidades Pedagógicas e a Revista do Colégio Diocesano Pio X, além do Anuário Eclesiástico da Paraíba e das Cartas Pastorais de autoria de Dom Adauto. Como aporte teórico-metodológico, adotei as contribuições de Michel Foucault através dos conceitos de Poder Disciplinar, Biopoder e Discurso, afim de refletir sobre a construção do projeto religioso e científico do Colégio, buscando analisar as práticas de higiene, cultura física e cívica direcionadas aos escolares. Nesse percurso, dialogo com as formulações teóricas de Dominique Juliá e Antônio Vinão Frago, sobre o conceito de Cultura Escolar, e de Sandra Jatahy Pesavento, a respeito do tema da História das Sensibilidades. Também dialogo com o campo da História da Saúde, Educação e Corpo, para lançar luz sobre estas áreas de pesquisa. Os resultados alcançados mostraram que a criação do Colégio fez parte de um projeto mais amplo e audacioso do primeiro bispo do estado, Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, de “reconstrução social” de parte da população paraibana através da educação, alinhando-se aos discursos em voga na época em defesa da romanização da sociedade, evidenciando, dessa maneira, que o ensino de higiene, educação física e cívica foi responsável por colocar em prática um projeto de educação que atuava sobre o corpo dos jovens, modelando-o, disciplinando-o, adestrando-o, medicalizando-o e pedagoziando-o.
Abstract: This doctoral dissertation, located in the field of History of Education, analyzes the religious and scientific discourses elaborated by the board of the educational institution Colégio Diocesano Pio X, that supported the words and do science to lead as hygienic, practical and civic cultures in order to promote a school culture in the period from 1910 to 1954 generating, in turn, a school sensitivity towards a strong, healthy and healthy student body. To this end, I problematized the medical, religious, civic, patriotic, militaristic, and pedagogical discourses publicized on newspapers, journals, and yearbooks edited in Paraíba from 1910 to 1954, namely: A União, A Imprensa, Revista do Ensino da Paraíba, Atualidades Pedagógicas, Revista do Colégio Diocesano Pio X, Anuário Eclesiástico da Paraíba, and the pastoral letters written by Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques. As for the theoretical and methodological frameworks, I drew on Michel Foucault’s work on disciplinary power, biopower, and discourse to reflect upon the construction of the religious and scientific project of this educational institution with a view to investigating the practices of hygiene, physical and civic culture intended for pupils. Accordingly, I engaged in dialogue with Dominique Juliá and Antônio Vinão Frago on school culture, and with Sandra Jatahy Pesavento on the History of Sensitivities. In addition to these, I also drew on the field of History of Health, Education, and Body in order to shed light on the areas of research under study. Results demonstrated that the creation of the Colégio Diocesano Pio X was part of a broader and bolder project of “social reconstruction” of part of the state population through education, enacted by the first bishop of the state of Paraíba, Dom Adauto. Thus, it showed to be in line with contemporary discourses that, by that time, defended the Romanization of society, stressing that the teaching of hygiene, physical and civic education was responsible for materializing an educational project that acted upon the body of the youth to have this body modeled, disciplined, trained, medicalized, and taught.
Palavras-chave: Colégio Diocesano Pio X
Cultura escolar
Medicina
Religião
Cultura Física
School culture
Medicine
Religion
Physical Culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18349
Data do documento: 26-Mar-2020
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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