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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18688
Tipo: Tese
Título: “A graça de deus cumpre associar a elaboração do homem”: projeto de educação familiar na união dos moços católicos e no jornal a imprensa (1931-1942)
Autor(es): Gomes, Jorilene Barros da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Fabiana Sena da
Resumo: Esta tese objetiva discutir, refletir sobre como os discursos da União dos Moços Católicos, e do jornal católico A Imprensa, tinham a finalidade de formar um tipo ideal de família que atendesse aos pré-requisitos aceitáveis pelos dogmas católicos na Paraíba, entre os anos de 1931 a 1942. Constatou-se que a separação entre Estado e Igreja, gerou uma série de conflitos que enfatizavam o país como uma nação laica e com práticas laicizantes, gerando do ponto de vista da Igreja, os males da modernidade. Neste sentido analisaremos o jornal A Imprensa para entendermos como ocorreu a propagação da fé e da instrução católica na capital paraibana. A documentação utilizada para esta pesquisa são as encíclicas papais dos Papas Pio IX, Leão XIII, Pio X, Bento XV, Pio XI e Pio XII, escolhidas por seu caráter orientativo e educacional, que guiavam o clero e a população em geral, de acordo com os preceitos da Igreja, como também os documentos episcopais, com apreciação das cartas pastorais de Dom Leme e Dom Moisés. Também faremos uso da documentação do jornal A Imprensa, produzida entre os anos de 1931 a 1942, por ser o objeto central da nossa pesquisa, pois divulgava as ideias que a Diocese e os Moços Católicos defendiam, praticava e vivenciava com a sociedade. A análise destes documentos corrobora com a ideia de que os Moços Católicos e A Imprensa tencionavam por um modelo educacional religioso de família e masculinidade na Paraíba. Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dentro da Linha de História da Educação.
Abstract: This thesis aims to discuss some publications of the Catholic newspaper A Imprensa, which made clear the intention to induce a religious educational model of the family; it is also intended to highlight the way in which the speeches of the União dos Moços Católicos reproduced this model, in order to meet the prerequisites determined by Catholic dogmas, in Paraíba, between the years 1931 to 1942. Such intention is understood, from the observation that the separation of State and Church generated a series of conflicts that emphasized the country as a secular nation, generating, from the Church's point of view, the evils of modernity. In this sense, we will analyze the newspaper A Imprensa and the speeches mentioned above, to understand how the spread of Catholic faith and instruction occurred, aiming to cure these ills in the capital of Paraíba. To this end, we used the papal encyclicals of Popes Pius IX, Leo XIII, Pius X, Benedict XV, Pius XI and Pius XII, chosen for their orientative and educational character, which guided the clergy and the population in general, according to precepts of the Church, as well as the episcopal documents, with appreciation of the pastoral letters of Dom Leme and Dom Moisés. We will also make use of the documentation from the newspaper A Imprensa, produced between the years 1931 to 1942, as it is the central object of our research, as it disseminated the ideas that the Diocese and the Moços Católicos defended, practiced and lived with society. The analysis of these documents corroborates the idea that Moços Católicos and A Imprensa intended for a religious educational model of family and masculinity in Paraíba.
Palavras-chave: Igreja Católica
Moços católicos
Educação
Família
Catholic Church
Education
Family
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso embargado
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18688
Data do documento: 30-Mar-2020
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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