Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21387
Tipo: | Tese |
Título: | A escola entre-vista: uma análise das interdependências entre a Escola Estadual Professor João José da Costa e o bairro da Torre (1984-2019) |
Autor(es): | Oliveira, Juliana Barros de |
Primeiro Orientador: | Lucena, Ricardo de Figueiredo |
Resumo: | Ao se estudar o espaço urbano, o bairro surge como uma espécie de microespaço que se integra à cidade, sendo entendido como um lugar em que a vida social acontece. Esse lugar faz parte do traçado urbano de uma dada localidade onde, frequentemente, localiza-se uma escola, instituição que, por sua vez, apresenta um papel fundamental, no que diz respeito à educação formal. Além de ser percebida na condição de equipamento urbano inserido em uma determinada comunidade, a escola é capaz de produzir uma cultura que lhe é própria, conforme enfatiza Julia (2001), além de estabelecer, junto ao bairro, interdependências, na perspectiva preconizada por Elias (2008), caracterizando uma figuração, tal como ocorre entre a Escola Estadual de Ensino Fudamental e Médio Professor João José da Costa e o bairro da Torre. Nas relações entre bairro e escola e escola e bairro, expressam-se figurações nas quais os indivíduos ocupam funções que se alternam, em que esses lugares formando um de lócus de aprendizagem, além de se apresentarem como verdadeiros ancoradouros da memória dos indivíduos que estabelecem relações em ambos os espaços. O objetivo geral desta tese é o de analisar as interdependências existentes entre a Escola Professor João José da Costa e o bairro da Torre, tendo em vista a necessidade de se descortinar elementos que compõem essas relações e que formam uma figuração que inclui a escola e o bairro. Para tanto, foram utilizadas, na condição de fontes para compor a análise, os relatos orais de memória de entrevistados (as) que vivenciaram experiências nos espaços da escola e do bairro, bem como excertos de jornais, iconografia (plantas, mapas e fotografias) além de fontes produzidas pela escola e sobre a escola e o bairro. A análise e interpretação de tais fontes uniu-se ao arcabouço teórico-metodológico eliasiano utilizado para compor a tese, que se desenvolveu ao perpassar categorias que emergiram das próprias fontes, a exemplo de lugar, tempo e espaço arquitetônico abarcando-as, sucessivamente, no decorrer da constituição das seções que compõem o estudo. As relações de interdependência observadas entre escola e bairro determinam as figurações existentes nesses lugares, observando-as à luz da teoria eliasiana, bem como nos alicerçando, nesse entendimento, junto às contribuições de Portelli (1997) (2000), ao observar a entre-vista na condição de experimento entre entrevistador (a) e entrevistado (a). Diante das análises realizadas, encontra-se uma escola e um bairro percebidos como lugares de aprendizagem, estabelecidos para além dos limites de sua materialidade e reconstituídos através da memória dos (as) entrevistados (as). |
Abstract: | When we studying the urban space, the neighborhood appears as a kind of microspace that
integrates with the city, being understood as a place where social life takes place. This place is
part of the urban layout of a location where a school is often inlaid, an institution that, in turn,
plays a fundamental role, with regard to formal education. In addition to being perceived in
the condition of urban equipment inserted in a community, the school is capable of producing
a culture that is its own, as emphasized by Julia (2001), in addition to establishing, in the
neighborhood, interdependencies, in the perspective advocated by Elias (2008), featuring a
figuration, as occurs between the State School of Fudamental and High School Professor João
José da Costa and the neighborhood of Torre. In this relationship between neighborhood and
school and school and neighborhood, figures are expressed in which individuals occupy
alternating functions, in which these places form a locus of learning, in addition to presenting
themselves as true anchors of the memory of individuals who establish relationships in both
spaces. The general objective of this thesis is to analyze the existing interdependencies
between the Professor João José da Costa School and the Torre neighborhood, in view of the
need to unveil elements that compose these relationships and form a figuration that includes
the school and the neighborhood. For this purpose, as oral sources to compose the analysis,
oral reports from the interviewees who had experiences in school and neighborhood spaces, as
well as newspapers, iconography (plants, maps and photographs) in addition to sources
produced by the school and about the school and the neighborhood. The analysis and
interpretation of such sources joined the Eliasian theoretical-methodological framework used
to compose the thesis, which developed when crossing categories that emerged from the
sources themselves, such as place, time and architectural space, successively encompassing
them in the constitution of the sections that make up the study. The interdependence relations
observed between school and neighborhood determine the figurations existing in these places,
observing them in the light of the Eliasian theory, as well as basing ourselves, in this
understanding, on the contributions of Portelli (1997) (2000), when observing the interview in
the condition of experiment between interviewer and interviewee. In view of the analyzes
carried out, there is a school and a neighborhood perceived as places of learning, established
beyond the limits of its materiality and reconstituted through the memory of the interviewees. RESUMEN Al estudiar el espacio urbano, el barrio aparece como una especie de microespacio que se integra con la ciudad, entendiéndose como un lugar donde se desarrolla la vida social. Este lugar forma parte del trazado urbano de un lugar determinado donde suele estar ubicada una escuela, institución que, a su vez, juega un papel fundamental, en lo que respecta a la educación formal. Además de percibirse en la condición de equipamiento urbano insertado en una comunidad determinada, la escuela es capaz de producir una cultura propia, como lo enfatiza Julia (2001), además de establecer, en el barrio, interdependencias, en la perspectiva que propugna Elías (2008), con una figuración, como ocurre entre la Escuela Estatal de Fudamental y de Bachillerato Professor João José da Costa y el barrio de Torre. En la relación entre barrio y escuela y escuela y barrio, se expresan figuras en que los individuos ocupan funciones alternas, en las que estos lugares forman un locus de aprendizaje, además de presentarse como verdaderos anclas de la memoria de los individuos que establecen relaciones en ambos espacios. El objetivo general de esta tesis es analizar las interdependencias existentes entre la escuela Profesor João José da Costa y el barrio Torre, ante la necesidad de desvelar elementos que componen estas relaciones y que forman una figuración que incluye la escuela y el barrio. Para ello, fuentes que componen el análisis son los relatos orales de los entrevistados que tuvieron experiencias en espacios escolares y vecinales, así como extractos de periódicos, iconografía (plantas, mapas y fotografías) además de fuentes producidas por la escuela y sobre la escuela y el barrio. El análisis e interpretación de tales fuentes se unió al marco teórico-metodológico eliasiano utilizado para redactar la tesis, que se desarrolló al atravesar categorías que emergieron de las propias fuentes, como lugar, tiempo y espacio arquitectónico, englobando sucesivamente en el la constitución de las secciones que componen el estudio. Las relaciones de interdependencia observadas entre escuela y barrio determinan las figuraciones existentes en estos lugares, observándolas a luz de la teoría eliasiana, así como construyendo sobre esta comprensión, junto con los aportes de Portelli (1997) (2000), al observar la entrevista como un experimento entre entrevistador y entrevistado. A la vista de los análisis realizados, existe una escuela y un barrio percibidos como lugares de aprendizaje, establecidos más allá de los límites de su materialidad y reconstituidos a través de la memoria de los entrevistados. |
Palavras-chave: | Interdependências Escola Bairro Memória Educação Interdependence relations School Neighborhood Memory Education Relaciones de interdependencia Escuela Barrio Educación |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21387 |
Data do documento: | 4-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JulianaBarrosDeOliveira_Tese.pdf | 41,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons