Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18454
Tipo: | Tese |
Título: | Histórias da profissão docente no Brasil: “porque no ensino os professores são tudo!” Parahyba do norte. 1835-1885 |
Autor(es): | Santos, Lays Regina Batista de Macena Martins dos |
Primeiro Orientador: | Ananias, Mauricéia |
Resumo: | Esta tese analisou os/as professores/as da instrução primária, sujeitos imprescindíveis no processo de institucionalização do ensino primário, e como se constituíram como profissionais do magistério na própria produção da sua profissão antes mesmo de uma formação institucionalizada dada na Escola Normal. O aporte teórico e metodológico considerou as contribuições da história social, em especial, os escritos do historiador Edward P. Thompson por uma tentativa de apreender o processo social valendo-se do uso da categoria de experiência na vida coletiva e particular das pessoas para a análise do fazer-se docente na Paraíba oitocentista na e pela prática dos/as professores/as primários em um ambiente de luta pela subsistência condicionado aos salários recebidos. O recorte temporal considerou a promulgação da primeira lei, da instrução pública na Província da Parahyba do Norte de número 116, de 19 de maio de 1835, que criava cadeiras de primeiras letras e trazia informações sobre a atuação do magistério no ensino público primário. O marco final em 1885 com a criação oficial da Escola Normal. Além de entender o universo social em que os sujeitos da instrução primária estavam inseridos, buscou-se analisar como as leis e os regulamentos se apresentaram como mediadores da produção da profissão docente concomitante ao processo de institucionalização da escola primária. As chamadas de editais, concursos e nomeações, os relatórios dos presidentes de Província e dos diretores gerais da instrução, os ofícios e requerimentos destinados à assembleia provincial e os jornais da época compuseram o corpo documental do trabalho considerando a reconstrução histórica do processo geral da instrução envolvendo toda a sociedade. Em cada seção priorizou-se contar as histórias a partir dos/as professores/as apreciando as informações trazidas e/ou vividas por eles/as concluindo assim a narrativa com a voz dos sujeitos educativos deixando registrado na história da educação os nomes dos/das trabalhadores/as e intelectuais da educação brasileira. |
Abstract: | This thesis had analyzed teachers of primary instruction, vital subjects at the
institutionalization process of elementary school, and how they had degreed as
professorship professions at their profession production, before an institutional
degree offered by the Escola Normal. The theorical and methodological support
had considered the social history contributions, in special the writing of Edward
P. Thompson historian, in a tentative to learn the social process using the
experience category in the person collective and particular life, objecting to
comprehend the teacher self-made at Paraíba of 1800 had developed by the
basic teachers practices at a fight ambient for the subsistence conditioned by the
collected salary. The time snip had considered the promulgation of the first law
of public instruction in the Parahyba do Norte Province: Lei nº 116 of May 19th,
1835, that had created basic subjects and had conveyed information about the
teaching acting at the public elementary school. The final point was at 1885 with
the official institutionalization of the Escola Normal at Paraíba, destined to the
teacher degree. Beyond understanding the social universe that the primary
teaching teachers were inserted, we had searched to analyze how the laws and
rules had presented as legal order of teaching profession production concomitant
to the institutionalization process of elementary school, by the school form
creation in the XIX Century, by the teacher action. The instructional law of calling
rescripts, contests and nominations, the reports of Province presidents and of
instruction general directors, the crafts and applications destined to the provincial
assembly and the epoch journals had composed the documental structure of the
project, considering the historical rebuilding of the instruction general process,
involving the society. At the sections, we had prioritized to tell the histories by the
teachers, considering their lived information about the broached theme at each
topic and contemplate the narrative objects in giving voice to the educative
subjects and let written in the history of education the workers and intellectual
names of the Brazilian education. RÉSUMÉ Cette thèse a analysé les enseignants, celles de l’instruction primaire, sujets indispensables au processus d’institutionnalisation de l’enseignement primaire et comment ils se sont constitués comme professionnels du magistère dans la production même de leur profession, avant même une formation institutionnalisée donnée à l’École Normale. L’apport théorique et méthodologique a tenu compte des contributions de l’histoire sociale, en particulier les écrits de l’historien Edward P. Thompson pour une tentative de saisir le processus social en utilisant la catégorie d’expérience dans la vie collective et particulière des personnes afin de comprendre comment le fait d’être enseignant à Paraíba du XIXe siècle s’est développé dans et par la pratique des enseignants du primaire dans un environnement de lutte pour la subsistance conditionnée aux salaires reçus. La coupure temporelle a considéré la promulgation de la première loi, de l’instruction publique dans la province de Parahyba du Nord : loi nº 116, du 19 mai 1835, qui créait des matières primaires et apportait des informations sur le rôle de l’enseignant dans l’enseignement public primaire. L’étape finale a été l’année 1885 avec l’institutionnalisation officielle de l’École Normale à Paraíba pour la formation des enseignants. En plus de comprendre l’univers social que les enseignants, celles de l’instruction primaire étaient insérés, on a cherché à analyser comment les lois et les règlements se sont présentés comme l’ordonnancement légal de production de la profession d’enseignant concomitant au processus d’institutionnalisation de l’école primaire par la création de la forme scolaire au XIXe siècle à partir de l’action des maîtres. La législation sur l’instruction des appels d’offres, concours et nominations, les rapports des présidents de Province et des directeurs généraux de l’instruction, les lettres et les demandes adressées à l’assemblée provinciale et les journaux de l’époque ont composé le corps documentaire du travail en considérant la reconstruction historique du processus général de l’instruction impliquant toute la société. Dans chaque section, on a priorisé raconter les histoires à partir des enseignants en considérant les informations vécues par eux sur la thématique abordée dans chaque sujet et, avec cela, répondre aux objectifs du récit en donnant la voix aux sujets éducatifs et laisser inscrit dans l’histoire de l’éducation les noms des travailleurs et intellectuels de l’éducation brésilienne. |
Palavras-chave: | Profissão docente Instrução primária Sujeitos educacionais Século XIX Teaching profession Primary instruction Educational subjects XIX Century Profession d’enseignant Éducation primaire Sujets éducatifs XIXe siècle |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18454 |
Data do documento: | 19-Jun-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LaysReginaBatistaDeMacenaMartinsDosSantos_Tese.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons