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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26920
Tipo: | Tese |
Título: | Memórias da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (EPB) no currículo das universidades paraibanas: lembrando para não esquecer (1969-1993) |
Autor(es): | Pessoa, Ana Danielly Leite Batista |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Maria Elizete Guimarães |
Resumo: | A ditadura civil- militar, que teve início em março de 1964, com o golpe civil-militar, e finalizou em janeiro de 1985, estabeleceu violações aos Direitos Humanos e contribuiu para o esquecimento de memórias. Deveras, o campo educacional foi amplamente atingindo nesse período, especialmente as universidades, considerando o cerceamento da liberdade de expressão, as perseguições aos docentes e aos movimentos estudantis, a promulgação da reforma universitária e a implantação da disciplina Estudo dos Problemas Brasileiros (EPB), criada em 1969, e constituída como componente curricular obrigatório por meio do decreto 869/69. Embora existam importantes pesquisas sobre as universidades brasileiras nesse período, há uma lacuna sobre a micro-história da EPB nas universidades paraibanas. É nesse sentido que o presente estudo se alberga, cujo propósito é analisar o desenvolvimento e a organização da disciplina EPB nas universidades paraibanas durante a ditadura civil-militar e os primeiros anos de redemocratização (1964-1993), considerando aspectos históricos e mnemônicos, a fim de contribuir para a fomentação de uma “pedagogia para o nunca mais”. Trata-se de um trabalho qualitativo, conduzido por fontes escritas (legais, documentais e bibliográficas), orais (impressões e subjetividades de participantes) e iconográficas (imagens encontradas nos manuais de EPB). A proposta está pautada no paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), no conceito de representação (CHARTIER, 1991; 2016; 1990), de memória (POLLAK, 1989; HALBWACHS, 2002; THOMPSON, 1992) e amparada na metodologia da história oral (ALBERTI, 2003; MEIHY; HOLANDA, 2014). A elaboração da escrita orienta-se pelos estudos de autores, como: Motta (2014) e Germano (2011), a fim de compreender a realidade do cenário em que foi criada a EPB; Bittencourt (1993) e Fonseca (1999), concernente aos estudos sobre livros didáticos; Certeau (2015), Freire (2011, 2014) e Zenaide (2010), auxiliando nos estudos sobre as táticas, o fortalecimento da resistência e a “pedagogia para o nunca mais”. Além disso, as fontes documentais foram matéria de reflexões no tocante às normas que fundamentam esse objeto de estudo, que tem em sua base a Educação Moral e Cívica (EMC). Ao propor a superação do silenciamento que condicionou a história da disciplina EPB, o presente estudo buscou rememorar essa história por meio das vozes dos sujeitos que vivenciaram essa experiência, dos documentos, programas de ensino e manuais escolares que foram encontrados. Deveras, em tempos de instabilidade política, este trabalho é um convite para refletirmos sobre como a disciplina EPB serviu de instrumento para reforçar os valores da ditadura civil-militar e dessa forma, estarmos alertas diante de questões que interferem na organização do currículo educacional brasileiro, na atualidade. Urge a necessidade de lembrar. Não um lembrar esvaziado de luta, mas um lembrar esperançoso, de quem deseja lutar para não esquecer. Lutar para que nunca mais aconteça. |
Abstract: | The civil-military dictatorship, that began in March 1964, with civil-military coup, and ended in January 1985, had established Human Rights violation and had contributed to memories forgetting. So, the educational field had been widely affected in this period, especially universities, considering freedom expression restriction, persecution of teachers and student movements, university reform promulgation and implementation of Estudo dos Problemas Brasileiros (EPB) discipline, created in 1969, and constituted as a mandatory curricular component through 869/69decree. Although there are important researches about Brazilian universities in this period, there is a gap about the microhistory of EPB in universities of Paraíba. It is in this sense that the present study is based, whose purpose is to analyze EPB disciplines development and organization in universities of Paraíba during the civil-military dictatorship and the first years of redemocratization (1964-1993), considering historical and mnemonic aspects, contributing to a “pedagogy for never more” fomentation. It is a qualitative project, conducted by written (legal, documental and bibliographical), oral (participants impressions and subjectivities) and iconographic (EPB´s manuals pictures) sources. The proposal is based on evidence paradigm (GINZBURG, 1989), on representation concept (CHARTIER, 1991; 2016; 1990), on memory (POLLAK, 1989; HALBWACHS, 2002; THOMPSON, 1992) and supported by oral history methodology (ALBERTI, 2003; MEIHY; HOLANDA, 2014). Writing elaboration is guided by the studies of authors, as: Motta (2014) and Germano (2011), to understand the scenario reality of EPB´s creation; Bittencourt (1993) and Fonseca (1999), about didactic books studies; Certeau (2015), Freire (2011, 2014) and Zenaide (2010), helping with tactics, resistance fortification and “pedagogy for nevermore” studies. In addition, the documental sources were reflections subject in relation to norms that underlie this study object, which is based on Educação Moral e Cívica (EMC). Proposing to overcome the silencing that had conditioned EPB´s discipline history, the present study tried to remember this history by subject voices that had lived this experience, the documents, teaching programs and school manuals that were found. So, in political instability time, this project is an invitation to reflect how EPB discipline had served as an instrument to reinforce civil-military dictatorship values and, in this way, being alerts to issues that interfere in Brazilian educational curriculum organization, nowadays. Is urgent to remember. Not a memory emptied of fight, but a hopeful memory, of someone who wants to fight for don´t forget. Fight for it never happens again. |
Palavras-chave: | (Observação: Ficha catalográfica sem assinatura do bibliotecário) História da educação Problemas brasileiros Ditadura civil-militar Representações História e memória Doutrinação e domesticação Estudo dos Problemas Brasileiros Civil-military dictatorship Representation History and memory Indoctrination and domestication |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso embargado Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26920 |
Data do documento: | 29-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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